Notícias
música, ópera, concerto, Funarte, UFRJ,
Projeto SINOS, da Funarte/UFRJ, é finalista do Prêmio Concerto 2021
Academia de Ópera Sinos - espetáculo "O engenheiro", de Tim Rescala. Foto: ©Leandro Rodrigues
A Academia de Ópera do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), projeto da Fundação Nacional de Artes – Funarte , em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), chegou à condição de finalista do Prêmio Concerto de Música Clássica e Ópera 2021. A honraria é conferida anualmente “aos destaques da temporada, com o objetivo de valorizar e fomentar a atividade musical clássica no Brasil”, informa o site da Revista Concerto, realizadora da premiação.
Integrante do Programa Arte de Toda Gente, da Funarte/UFRJ, que reúne várias iniciativas, o Sinos é direcionado para a capacitação de regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais. Por meio do sistema, que conta com a curadoria da Escola de Música da UFRJ, são apoiados projetos sociais de música que contribuem para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país. O projeto é composto por cursos, oficinas, concertos e festivais. Inclui, ainda, a produção de material didático de apoio, partituras e publicações.
Concorrem ao Prêmio Concerto de Música Clássica e Ópera “os mais destacados concertos, óperas, recitais e discos, DVDs e livros, assim como os protagonistas da cena clássica e os grandes acontecimentos que impactaram a temporada”, detalha a revista.
A Academia de Ópera do Sinos, finalista do concurso, é uma ação pedagógica, que reúne, em oficinas, regentes, cantores, diretores e demais profissionais da ópera. Já foram disponibilizados vários vídeos do trabalho, cujo objetivo é colaborar para a implementação de núcleos de ópera nos projetos sociais que já tenham uma orquestra consolidada; e que apresentem potencial de ampliação de suas atividades musicais.
O Sinos concorre à premiação numa nova categoria, a “Especial”– acrescentada nesta décima edição do concurso. Nesse segmento será promovido o reconhecimento de quatro ações relevantes no ano, entre “eventos, projetos ou efemérides, instituições, projetos ou apresentações” em todo o país. Estão mantidas as categorias usualmente adotadas no prêmio: “Jovem talento” e “CD / DVD / Livro”. A Concerto explica que a nova subdivisão da honraria foi criada “Em razão da pandemia, que novamente impactou a atividade musical durante o ano”.
“Os finalistas foram escolhidos por um júri composto por oito atuantes jornalistas e críticos musicais do país”, informa a fonte. Esse grupo votará o “prêmio da crítica”, cujos vencedores serão conhecidos na edição de janeiro-fevereiro da publicação. Como sempre, o concurso também permite a votação do público. Na categoria especial, cada internauta poderá escolher até quatro concorrentes. Os quatro mais votados serão os vencedores – sem ordem classificatória. Vote no link abaixo.
Integraram o júri: Andrei Reina, Camila Fresca, Irineu Franco Perpetuo, Luciana Medeiros, João Luiz Sampaio, João Marcos Coelho, Nelson Rubens Kunze e Sidney Molina.
A coordenação do Programa Arte de Toda Gente é exercida pelo vice-diretor da Escola de Música da UFRJ, Prof. Maestro Marcelo Jardim. O Sinos é coordenado pelo também docente da instituição Maestro André Cardoso, diretor artístico da Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) e membro da Academia Brasileira de Música (ABM). O Maestro Silvio Viegas coordena a Academia de Ópera do Sinos.
Acesse aqui a página de votação do Prêmio Concerto de Música Clássica e Ópera 2021
Conheça as ações do Programa Arte de Toda Gente:
Projeto Sinos: sinos.art.br
Projeto Bossa Criativa: bossacriativa.art.br
Projeto Um Novo Olhar (UNO): umnovoolhar.art.br
Realização
Fundação Nacional de Artes (Funarte) | Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ
Para saber mais sobre o Prêmio Concerto de Música Clássica e Ópera 2021, acesse este link.
Com informações do Centro da Música da Funarte e do site www.concerto.com.br.