Notícias
Presidenta da Funarte, Maria Marighella recebe família do quadrilheiro Herus Guimarães
Foto: CCOM Funarte
A presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella, recebeu em seu gabinete a família do quadrilheiro Herus Guimarães Mendes, junto a artistas, agentes culturais e moradores da comunidade do Santo Amaro, da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Neste gesto de solidariedade e de compromisso com a promoção de justiça, a Funarte afirma a proteção deste território de pulsão cultural e o repúdio à violenta morte de um agente da cultura em pleno exercício de sua prática artística.
No último dia 06 de junho, Herus – jovem de 23 anos que atuava junto ao agrupamento junino João Danado – foi assassinado durante ação policial no Morro do Santo Amaro. Na ocasião, a comunidade realizava um encontro entre quadrilhas juninas.
Na reunião na sede da Funarte, o grupo apresentou documento, a ser encaminhado ao Ministério da Cultura (MinC), que reivindica o direito à vida e à cultura no território, com a proteção e a valorização das manifestações artísticas e culturais pelas quais é reconhecido, com destaque para as quadrilhas e festejos juninos.
As quadrilhas juninas são uma das mais importantes expressões da cultura popular brasileira e representação simbólica da colheita, da partilha e da arte em comunhão, protegidas pela Lei Federal 14.900/2024, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra da Cultura, Margareth Menezes.