Notícias
Ocupação FANON 100 ANOS no Complexo Cultural Funarte SP
(Divulgação)
Em homenagem ao centenário de nascimento de Frantz Fanon (20/07/1925 – 06/12/1961), ícone da militância anticolonial, psiquiatra e autor de obras seminais como Pele Negra, Máscaras Brancas (1952) e Os Condenados da Terra (1961), a Taanteatro Companhia realizará, entre os dias 17 e 20 de julho, no Complexo Cultural Funarte São Paulo, a Ocupação FANON 100 ANOS. O evento conta com o apoio do Programa Funarte Aberta.
A programação, composta por performances e palestras, contará com a participação de renomados acadêmicos e artistas nacionais e internacionais, entre os quais o especialista em Fanon Deivison Faustino; as psicólogas Valéria Campinas Braunstein e Ivani Oliveira; o grafiteiro Thiago Consp; o filósofo e performer Médrick Varieux (Guadalupe); o compositor Anderson Kaltner; o coreógrafo Jorge Ndlozy (Moçambique); e integrantes do Núcleo Taanteatro (NUTAAN 2025).
Idealizada e com curadoria do alemão Wolfgang Pannek, diretor da Taanteatro Companhia ao lado de Maura Baiocchi, a Ocupação FANON 100 ANOS abordará as dimensões políticas, éticas, psicológicas e artísticas da obra fanoniana, em diálogo com a experiência colonial e racista contemporânea.
Programação:
17/07 - Quinta-feira
20h - Sala Renée Gumiel
Solos - Ensaio aberto
Núcleo Taanteatro: Formação, Pesquisa e Criação (NUTAAN 2025), com Ana Imani, Angela Mendes, Brunieli Ferreira, Elisa Canola, Gustavo Braunstein, Marcelo Pessoa, Triz Cristinni e Yukie
Coordenação: Jorge Ndlozy e Janina Arnaud
18/07 - Sexta-feira
19h - Sala Renée Gumiel
Solos - NUTAAN 2025
20h – Violência em 3 atos: a política, a ética e a estética na contra-violência de Frantz Fanon
Palestra de Deivison Nkosi Faustino (USP)
19/07 - Sábado
18h -Sala Waly Salomão
Sociogênese, Psicologia e Educação Antirracista: Práticas psicológicas comprometidas com a descolonização do humano
Palestra de Valéria Campinas Braunstein e Ivani Oliveira.
20h Sala Renée Gumiel
Solos - NUTAAN 2025
20/07 Domingo (Centenário de nascimento de Frantz Fanon)
17h - Sala Waly Salomão
Máscaras brancas e antimáscaras negras: estratégias de simulacro. Palestra performance de Médrick Varieux
19h - Sala Renée Gumiel
Solos - NUTAAN 2025
Código Negro
Performance com Jorge Ndlozy (dança), Thiago Consp (visual), Anderson Kaltner (música) e Wolfgang Pannek (ideia e direção)