Notícias
Margem - Coletivo de Investigação Teatral apresenta “SAL” na Funarte MG
Espetáculo “SAL” - Margem - Coletivo de Investigação Teatral / Igor Cerqueira
Entre os dias 06 e 09 de novembro, o Complexo Cultural Funarte MG recebe o espetáculo “SAL”, do Margem – Coletivo de Investigação Teatral. Com direção e dramaturgia de Rita Clemente, o espetáculo conta com atuações de Gabriela Fernandes e Sâmylla Aquino, integrantes do coletivo, que também executam ao vivo a trilha da montagem. O espetáculo conta com apoio do Programa Funarte Aberta e os ingressos custam R$20,00 (inteira), com meia-entrada e podem ser adquiridos pelo Sympla.
“SAL” apresenta uma trama que se desenvolve a partir do encontro improvável entre duas mulheres em situações extremas: Andressa, repleta de sacolas de compras, salta do 18º andar de um transatlântico; Isabel, navegando sozinha rumo ao desconhecido, a vê cair dentro do veleiro em que viaja, movida por um desejo silencioso de ruptura. “A partir desse acaso insólito, as personagens embarcam em uma travessia que desloca certezas, provoca confrontos e abre fendas por onde a liberdade, ainda que breve, se anuncia como possibilidade", explica o Coletivo.
Tensionando o real, o fantástico e o poético, a montagem propõe ao público a uma travessia entre naufrágios íntimos, deslocamentos e a urgente necessidade de reinvenção. “Com elementos do realismo fantástico, a dramaturgia acompanha as trajetórias dessas duas mulheres que ficam juntas no meio do oceano. Num cenário composto por um grande veleiro e um mar de sacolas plásticas, vemos duas personagens que atravessam uma jornada de auto-(re)conhecimento, partilhando seus íntimos, suas vivências e suas histórias.
Movidas pela urgência de reencontrar suas identidades, essas mulheres trilham juntas uma jornada que as leva a cruzar limites, na esperança de que algo mude e assim elas possam se sentir, por um momento, livres", complementa.
Música e visualidade tensionam universos reais e fantásticos - Guitarras, paisagens sonoras, pausas, ações, uso performativo de elementos cotidianos e a vela de um barco que se desdobra em tela, membrana e limite. Para o Coletivo, “SAL” marca um passo importante na trajetória do grupo em relação à investigação da música em cena. “A sonoridade desloca as relações de espaço e tempo, marcadas principalmente pela presença de uma guitarra elétrica que, tocada em cena, sugere o próprio ato de navegar”. O espetáculo conta com trilha sonora original de Patrícia Bizzotto, cenário e figurino de Halyson Félix e iluminação de Régelles Queiroz.
Serviço
Espetáculo “SAL”, com Margem - Coletivo de Investigação Teatral
De 06 a 09 de novembro
Quinta a sábado às 20h, domingo às 19h.
Local: Funarte MG - Rua Januária, 68 - Centro, Belo Horizonte
Ingressos: pelo Sympla ou na bilheteria local
*no dia 07/11 a apresentação será seguida de bate-papo mediado pelo projeto Mirante
Acessibilidade:
A apresentação do dia 06/11 contará com recursos de Audiodescrição.
As apresentações dos dias 08 e 09/11 contarão com interpretação em LIBRAS