Notícias
Grupo Trapo apresenta “O Auto de Aparecida - Onde as Águas Contam Histórias” no Complexo Cultural Funarte São Paulo
Espetáculo “O Auto de Aparecida - Onde as Águas Contam Histórias” / Divulgação
O Grupo Trapo chega ao seu jubileu de 25 anos com o espetáculo “O Auto de Aparecida - Onde as Águas Contam Histórias”, que mergulha no universo simbólico das águas e da cultura popular, revivendo memórias coletivas que atravessam gerações no Brasil. A estreia acontece no dia 12 de outubro, domingo, no Complexo Cultural Funarte São Paulo, às 18h, onde segue em temporada até o dia 19/10.
A montagem, que conta com apoio do Programa Funarte Aberta, é concebida e dirigida por Muriel Vittorea e traz à cena um encontro entre fé, mito e teatro, conduzido pela poética das águas do rio Paraíba do Sul - lugar de nascimento da devoção católica à Nossa Senhora Aparecida. “Mais que revisitar uma lenda, o espetáculo busca recriar um território cênico no qual religiosidade, festa, música e imaginação se entrelaçam", afirma o diretor.
A peça traz influência da tradição dos autos populares com inspiração em obras de mestres da dramaturgia brasileira, a exemplo do paraibano Ariano Suassuna (1927-2014), reverenciando o legado de “O Auto da Compadecida” por meio de um diálogo criativo. O Grupo Trapo reinventa, a partir da matriz popular, uma narrativa que une personagens cômicos, devocionais e humanos em histórias que refletem o Brasil profundo.
Serviço
“O Auto de Aparecida - Onde as Águas Contam Histórias”
De 12 a 19 de outubro de 2025
Quinta a sábado, às 20h e domingo, às 18h
Sala Carlos Miranda – Complexo Cultural Funarte SP
Ingressos: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia-entrada) - vendas pelo Sympla
Classificação: 14 anos