Notícias
Funarte reverencia Odette Ernest Dias, artista referência para a música brasileira
Odette Ernest Dias / Foto: divulgação | Agência Brasil
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) reverencia o legado de Marie Thérèse Odette Ernest Dias, flautista e concertista referência para a música no Brasil. Nascida na França em 1929, Odette chegou ao Brasil aos 23 anos para integrar a Orquestra Sinfônica Brasileira. Em 1974, mudou-se para Brasília para atuar como professora de flauta da Universidade de Brasília (UnB), e ali se tornou peça fundamental para a cena musical, com repercussão em todo o país.
Engajada na vida cultural da capital brasileira, Odette fez da sua residência ponto de encontro para músicos e instrumentistas, e, ao lado de artistas como Jacob do Bandolim, criou o Clube do Choro de Brasília. Em parceria com a Escola de Choro Raphael Rabello, o Clube do Choro funciona atualmente no Espaço Cultural do Choro, equipamento projetado por Oscar Niemeyer e uma das grandes referências na prática, ensino e pesquisa da música popular brasileira, patrimônio imaterial do Distrito Federal.
Como artista, professora e pesquisadora, Odette Ernest Dias contribuiu para a formação de gerações de músicos. Atuou até os 90 anos, junto ao Conservatório do Rio de Janeiro, demonstrando profundo compromisso com a excelência técnica e o ensino.
A Funarte se solidariza com familiares, amigos e artistas impactados pelo seu legado na música e na cultura brasileira, que permanece inspirando e influenciando a prática e a difusão das artes em todo o país.