Notícias
Funarte reverencia Maurício Vogue, referência da cena artística paranaense
Maurício Vogue / Foto: Divulgação | Teatro Regina Vogue
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) reverencia Maurício Vogue, ator e diretor teatral de grande contribuição para a cena cultural paranaense. Natural de Paranaguá (PR), Vogue era radicado em Curitiba, cidade onde construiu sua trajetória nas artes, especialmente no teatro independente. Era gestor e diretor artístico do Teatro Regina Vogue, que leva o nome de sua mãe, atriz e produtora teatral, uma das grandes referências artísticas do estado.
Com atuação versátil e intensa, Maurício Vogue iniciou sua carreira na União de Artistas Independentes Contemporâneos (UAIC) e, ao longo de sua trajetória, participou de diversos espetáculos como “New York por Will Eisner” (1990), sob direção de Edson Bueno, “Pluft, o Fantasminha” (1991), no papel principal, e “O Menino Maluquinho”, a primeira adaptação do clássico de Ziraldo para o teatro, com direção de Fátima Ortiz. Por oito vezes, recebeu o troféu Gralha Azul, principal premiação das artes cênicas do Paraná, nas categorias infantil e adulto.
A Funarte se solidariza com familiares, amigos e a comunidade artística paranaense, reconhecendo sua inestimável contribuição às artes e à cena cultural.