Notícias
Funarte reverencia legado de Thierry Trémouroux
Thierry Trémouroux / Foto: Marilha Galla
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) reverencia o legado do ator e produtor belga Thierry Trémouroux, que no Brasil construiu sólida trajetória nas artes. No país desde 1991, quando radicou-se, Thierry teve forte atuação junto ao grupo carioca Cia. dos Atores, onde fez parte de diversas montagens, incluindo o clássico espetáculo “Conselho de Classe".
Thierry formou-se em Paris, com mestres como Stefano Scribani, do Piccolo Teatro de Milano, e do renomado ator japonês Yoshi Oïda. Mas foi no teatro brasileiro que consolidou a sua carreira, marcada também por parcerias importantes com diretoras(es) como Bia Lessa, Monique Gardenberg, Bel Garcia e Enrique Diaz. No cinema e na televisão, Thierry integrou elencos de produções como “Amores Roubados”, “O Caçador", “Marighella”, “Santos Dumont”, e entre seus trabalhos mais recentes, está a série “Os Donos do Jogo”.
Em 2025, estreou no Rio de Janeiro o solo “O Bicho Geográfico”, um relato de autoficção em que compartilhou com o público seus enfrentamentos pessoais imbricados com o amor ao Brasil, a partir de um olhar sensível, amoroso e artístico sobre o país. A montagem contou com apoio do Programa Funarte Aberta.
A Funarte se solidariza com familiares, amigos e a comunidade artística, reconhecendo seu legado e forte contribuição às artes brasileiras.