Notícias
Funarte reverencia Ione Requião
Reprodução Instagram
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) reverencia a trajetória de Ione Requião, figura importante para o Grupo Picolino, referência nas artes circenses do país. Ione era irmã de Anselmo Serrat, fundador do Circo Picolino, e, como produtora, abriu caminhos para que Anselmo Serrat e sua companheira, Verônica Tamaoki, iniciassem as atividades do Grupo Tapete Mágico para a Bahia, dando assim origem ao Picolino.
Criado em 1985 por Anselmo Serrat e Verônica Tamaoki, o Circo Picolino formou a primeira escola de artes circenses do Nordeste e a terceira do gênero no Brasil - a Escola Picolino de Artes do Circo. É um ponto de referência para artistas, produtores, pesquisadores e interessados nas artes circenses em todo o mundo, especialmente no trabalho de formação com crianças e jovens.
Durante muitos anos, Ione Requião foi a responsável pela área comercial e financeira da Escola, que mantém viva a concepção do circo itinerante de tradição familiar, transmitindo a arte a cada geração.
A Funarte se solidariza com os familiares, amigos e toda a família da Escola Picolino. Seu legado segue inspirando o ensino e a difusão das artes circenses.