Notícias
Funarte reverencia a mestra Gisèle Santoro
Foto: Celso Junior
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) reverencia a mestra Gisèle Santoro (1939-2025), bailarina, coreógrafa e professora que marcou a dança brasileira com uma trajetória de talento, generosidade e visão pioneira.
Fundadora do Seminário Internacional de Dança de Brasília e criadora da Mostra de Dança de Brasília, Gisèle ajudou a projetar a capital federal no mapa da dança, promovendo intercâmbios, difusão e formação artística. À frente de iniciativas que reuniram nomes nacionais e internacionais, abriu caminhos para gerações de artistas e para espaços de pluralidade, acessibilidade e inclusão.
Nascida no Rio de Janeiro, Gisèle se formou, aos 19 anos de idade, na Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, hoje chamada Escola Maria Olenewa. Chegou à capital federal em 1962, à convite da russa Eugenia Feodorova, criadora da Fundação Brasileira de Ballet. Já no período do exílio, atuou no Teatro Heidelberg, na Alemanha, e criou escolas de balé em cidades alemãs. De volta ao Brasil, contribuiu para consolidar a cena artística e cultural. Nome fundamental para a vida cultural de Brasília, deixa sua marca em instituições, festivais e espaços formativos.
Gisèle apoiou trajetórias e fortaleceu o diálogo da dança brasileira com o mundo, com um olhar atento e sensível ao outro. Por sua trajetória, em 2023, foi contemplada na primeira edição do Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes. Um reconhecimento simbólico ao seu imenso legado e contribuição.
A Funarte se solidariza com familiares, amigos, colegas e admiradores.