Notícias
Funarte repudia demolição da Casa Vento Forte
(Divulgação)
A Fundação Nacional de Artes – Funarte manifesta seu repúdio à destruição da Casa Vento Forte: Centro de Arte e Cultura Integrada, sede do histórico Grupo de Teatro VentoForte e da Escola de Capoeira Angola Cruzeiro do Sul, espaços de grande relevância para o patrimônio artístico e cultural brasileiro.
O VentoForte, fundado por Ilo Krugli, consolidou-se como referência no teatro de formas animadas e de teatro para crianças e jovens, formando artistas e promovendo a circulação do conhecimento teatral por meio de suas criações e oficinas. Já a Escola de Capoeira Angola Cruzeiro do Sul, sob a liderança do Mestre Meinha, representava um importante ponto de resistência e preservação da capoeira angola, expressão cultural de matriz africana reconhecida como patrimônio imaterial da humanidade.
A perda dos espaços, localizados em São Paulo (SP), expõe a vulnerabilidade de espaços e grupos frente a desafios estruturais, que ameaçam a memória e o patrimônio artístico de nosso país.
Reconhecendo a complexidade e a sensibilidade do momento, a Funarte reafirma seu compromisso com a luta pela preservação da memória das artes e com o fortalecimento de políticas públicas que garantam a permanência e a valorização de espaços, grupos e coletivos, fundamentais para a diversidade e a riqueza de nossas expressões artísticas.
Nos solidarizamos com todos os artistas, mestres, colaboradores e comunidades afetadas, reiterando que a arte, como legado e resistência, permanece viva e pulsante.