Notícias
Funarte realiza o I Seminário do Centro de Pesquisa e Memória do Teatro de Arena e da Cena Ativista do Brasil
.
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) realiza entre os dias 11 e 13 de novembro, em São Paulo, o I Seminário do Centro de Pesquisa e Memória do Teatro de Arena e da Cena Ativista do Brasil. O evento tem como objetivo apresentar publicamente as diretrizes e metodologias de pesquisa e preservação do Teatro Brasileiro, fortalecendo redes entre artistas, pesquisadores e instituições que atuam na preservação da memória teatral e das cenas ativistas do Brasil. O encontro reunirá, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, os 16 integrantes do Conselho Consultivo do Teatro de Arena, representantes das cinco regiões do país, reafirmando o caráter nacional e democrático da iniciativa. O Conselho Consultivo funciona como uma instância de proposição e monitoramento das questões relacionadas ao Teatro de Arena e ao Centro de Pesquisa e Memória .
Criado no marco dos 50 anos da Funarte e dos 70 anos do Teatro de Arena, o Centro de Pesquisa e Memória do Teatro de Arena e da Cena Ativista do Brasil iniciou suas atividades em maio deste ano, como um espaço de investigação e compartilhamento coletivo de informações, arquivos e estudos sobre o Teatro de Arena – referência histórica do teatro moderno brasileiro.
“Desde 2023, temos sonhado e formulado coletivamente o papel nacional desse espaço, o Teatro de Arena. No marco dos 50 anos da Funarte, o Centro de Pesquisa e Memória do Teatro de Arena e da Cena Ativista do Brasil é uma ação que muito nos orgulha. Com a posse de um Conselho Consultivo tão representativo, o espaço tem vocação à pesquisa, formulação, partilha, mas também à mediação, conexão e interação com outras cenas, outras praças Brasil afora. Uma constelação de experiências que vai ter esse espaço como referência, mas, sobretudo, uma rede nacional. Um compromisso com a memória do teatro, das artes brasileiras”, destaca a presidenta da Funarte, Maria Marighella.
O projeto é uma realização da Funarte e conta com a parceria da organização da sociedade civil Corpo Rastreado. A pesquisa é coordenada pelo dramaturgo e professor Sérgio de Carvalho, com supervisão da pesquisadora Maria Livia Goes. No âmbito da Política Nacional das Artes – em ampla difusão e debate pelo país –, o Centro reafirma o presente compromisso da instituição com o resgate, a valorização e a difusão da memória das artes, estruturando-se como um espaço de articulação entre pesquisa, memória e criação contemporânea com potencial inspirador a outras iniciativas pelo país.
Além de apresentar publicamente as diretrizes e metodologias de pesquisa e preservação em torno do Teatro Brasileiro, a expectativa é a de que, no Seminário, a troca possa fortalecer redes entre artistas, pesquisadores e instituições que atuam na preservação da memória teatral e das cenas ativistas do Brasil.
O primeiro dia do evento terá programação aberta ao público, sujeito à lotação do espaço, e também será transmitido ao vivo pelo canal da Funarte no YouTube - www.youtube.com/funarte. Nos demais dias, com foco na reunião do Conselho, as leituras cênicas serão abertas ao público.
PROGRAMAÇÃO
Na terça-feira, 11 de novembro, às 10h30, a mesa de abertura, “Pesquisas sobre a história do Teatro de Arena”, reunirá a presidenta da Funarte, Maria Marighella, o coordenador da pesquisa, Sérgio de Carvalho, e dois membros do Conselho Consultivo do Teatro de Arena: a atriz, diretora, dramaturga e pesquisadora Isabel Teixeira e o encenador, dramaturgo, cenógrafo e figurinista e gestor cultural Marcio Meirelles, com mediação de Maria Lívia Nobre Goes.
Às 15h, a mesa “Pesquisas sobre o Teatro Experimental do Negro” terá outros três membros do Conselho: Leda Maria Martins, poeta, ensaísta, dramaturga e professora, mestra das artes do Brasil pela Funarte; Mario Augusto Medeiros, professor de Sociologia na UNICAMP e diretor do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL); e Eugênio Lima, ator-MC, diretor e pesquisador da cultura afro-diaspórica, sob mediação de Guilherme Diniz.
Depois, às 18h, será celebrada no local a abertura da exposição “Arena em Pesquisa”. Também será lançado o caderno “Coringa”, com edição de Paulo Bio e Patrícia Freita.
Nos dias 12 e 13, o expediente se concentra no encontro do Conselho Consultivo do Teatro de Arena e se encerra com leituras cênicas públicas, ambas com elenco formado por Mestre Nico, Loiá, Kleber Lourenço, Ana Flor de Carvalho, Breno Luan e artistas convidados, sob direção de Maria Thais: na quarta-feira, “Tem gente que luta e faz festa: cenas negras no Arena” e, na quinta-feira, “Tem gente que faz festa e luta: cenas negras no Arena”.
Serviço
I Seminário do Centro de Pesquisa e Memória do Teatro de Arena e da Cena Ativista no Brasil
11 a 13 de novembro de 2025 (terça a quinta-feira)
Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Rua Dr. Teodoro Baima, 94 – Vila Buarque, São Paulo – SP
11 de novembro
-
10h30: Mesa: “Pesquisas sobre a história do Teatro de Arena”
-
15h: Mesa: “Pesquisas sobre o Teatro Experimental do Negro”
-
18h: Abertura da exposição “Arena em Pesquisa” + Lançamento do caderno “Coringa”
Aberto ao público (sujeito à lotação)
Transmissão ao vivo pelo YouTube: www.youtube.com/funarte
12 de novembro
-
10h às 18h: Encontro do Conselho Consultivo do Teatro de Arena
Atividade interna
-
19h: Leitura cênica “Tem gente que luta e faz festa: cenas negras no Arena”
Com direção de Maria Thais e no elenco Dalma Régia, Mestre Nico, breno luan, Débora Marçal, Kleber Lourenço, Mafê, Ana Flor de Carvalho e Loiá Fernandes
Aberto ao público (sujeito à lotação)
13 de novembro
-
14h às 18h: Encontro do Conselho Consultivo do Teatro de Arena
Atividade interna
-
19h: Leitura cênica “Tem gente que faz festa e luta: cenas negras no Arena”
Com direção de Maria Thais e no elenco Dalma Régia, Mestre Nico, breno luan, Débora Marçal, Kleber Lourenço, Mafê, Ana Flor de Carvalho e Loiá Fernandes
Aberto ao público (sujeito à lotação)