Notícias
Funarte promove debates estratégicos sobre políticas para as artes no MICBR+Ibero-América
.
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) tem papel ativo na 4ª edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR+Ibero-América), realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), de 3 a 7 de dezembro, na cidade de Fortaleza (CE), promovendo uma programação que destaca temas estratégicos para as artes no país. Serão cinco painéis de mercado mobilizados pela Fundação, dedicados a temas centrais para o presente e o futuro das artes brasileiras, com foco na geração de riqueza no contexto do Brasil das Artes e da implementação da Política Nacional das Artes. Temas como fomento a mercados, fortalecimento das representações coletivas e associativas e presença em mercados internacionais estão na pauta. A presidenta da Funarte, Maria Marighella, e o diretor-executivo Leonardo Lessa, conduzem a delegação, que estará representada por todas as diretorias artísticas da instituição, que também participa de outros variados debates da agenda do evento.
“As artes e a cultura são uma riqueza do nosso Brasil. É papel do poder público de uma nação proteger, promover, garantir, mas sobretudo distribuir esse bem coletivo. As políticas públicas servem, portanto, para transformar uma força, uma riqueza, um potencial em algo que tenha a capacidade de ser distribuída como um motor de prosperidade do povo. Fortalecer uma lógica sistêmica na cultura, de construção de redes, é parte do que estamos construindo agora mesmo com a Política Nacional das Artes. Uma entrega pioneira do Brasil que tem a geração e distribuição de renda e riqueza no campo artístico como um de seus objetivos”, destaca Maria Marighella.
O evento tem correalização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza, por meio de suas secretarias de Cultura. O patrocínio é da Caixa Econômica Federal, com apoio do Sistema S e da Fecomércio.
Ao longo dos cinco dias, espaços culturais da capital cearense recebem mais de 100 atividades, entre painéis de mercado, palestras, oficinas, showcases, apresentações artísticas, cozinha-show, atividades formativas e mentorias para diversos segmentos criativos. A abertura, no dia 3, acontece no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura Horário, às 19h.
Painéis de Mercado da Funarte: Brasil das Artes como potência de riqueza
A Funarte organiza cinco painéis de mercado no MICBR. A presidenta da Fundação, Maria Marighella, estará presente em dois deles: “A riqueza do Brasil das Artes”, que pauta a dimensão socioeconômica e de mercado das artes, ao lado da secretária de Economia Criativa do MinC, Cláudia Leitão, com mediação de Daniele Canedo (Observatório da Economia Criativa - OBEC); e “Fundo Setorial da Música: objetivos e perspectivas”, junto com Felippe Llerena (Associação Brasileira da Música Independente - ABMI) e Paulo Alcoforado (Agência Nacional do Cinema - Ancine), com mediação de Eulícia Esteves, diretora do Centro de Música da Funarte.
A lista se completa com mais três painéis. Em “Programa de Internacionalização para as Artes Brasileiras”, a partir das experiências do Programa Funarte Brasil Conexões Internacionais, serão debatidas as linhas de ação realizadas e papéis dos agentes envolvidos, com participação novamente de Eulícia Esteves e também de Aline Vila Real, diretora do Centro de Teatro da Funarte. Complementando essa discussão, “Difusão internacional: um ecossistema de cooperação cultural”, com mediação de Rui Moreira, diretor do Centro de Dança, vai questionar de que forma as ações de implementação do programa potencializam a atuação do Brasil nos mercados internacionais de arte.
Já em “Agentes em rede e o fomento aos mercados das artes”, a conversa, mediada por Luisa Hardman, coordenadora-geral de Fomento da Funarte, tratará de que forma as redes e associações do setor artístico podem contribuir para consolidar uma política nacional – a partir das conexões e circulação das artes, articulando agentes, festivais e mercados culturais para a garantia do direito às artes.
Funarte na programação geral do MICBR
Dirigentes da Fundação também participam de outros painéis da programação do evento. O diretor-executivo da Funarte, Leonardo Lessa, media o debate “Força cênica: como o teatro impulsiona a economia do mercado cultural” e é convidado da discussão sobre “Além dos editais: novos caminhos para o fomento à cultura”. No painel “Culturas indígenas e o mercado criativo”, a diretora do Centro de Artes Visuais, Sandra Benites, fará a mediação. Já Luciana Belchior, coordenadora da Escola Nacional de Circo Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha da Funarte, conduzirá debate sobre “A importância das escolas na formação dos artistas circenses”. Por fim, Brisa Marques, analista cultural regional do Complexo Cultural Funarte MG, integra o debate “Acessibilidade como ponto de partida”.
Confira a programação completa da presença da Funarte no MICBR:
Programa de Internacionalização para as Artes Brasileiras
Com: Aline Vila Real (Funarte), Eulícia Esteves (Funarte) e Mariana Soares (OEI)
Mediação: Francis Wilker (UFC)
Quando: 4/dez, 11h15 às 12h30
Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste (Miniauditório)
Força cênica: como o teatro impulsiona a economia do mercado cultural
Com: Beto Sargentelli (ator), Dane de Jade (gestora de cultura), Ellen Soares (Petrobras) e Vanéssia Gomes (atriz e pesquisadora)
Mediação: Leonardo Lessa (Funarte)
Quando: 4/dez, 11h15 às 12h30
Onde: Teatro São José (Sala Multiuso 02)
A riqueza do Brasil das Artes
Com: Maria Marighella (Funarte) e Cláudia Leitão (SEC/MinC)
Mediação: Daniele Canedo (OBEC)
Quando: 4/dez, 14h às 15h15
Onde: Teatro São José (Sala Multiuso 02)
Fundo Setorial da Música: objetivos e perspectivas
Com: Maria Marighella (Funarte), Felippe Llerena (ABMI) e Paulo Alcoforado (Ancine)
Mediação: Eulícia Esteves (Funarte)
Quando: 4/dez, 15h30 às 16h45
Onde: Teatro São José (Sala Multiuso 02)
Culturas indígenas e o mercado criativo
Com: Brisa Flow (artista), Denízia Kawany Fulkaxó (professora e advogada), José Arturo Pérez Cifuentes (Departamento de Voluntariado Cultural do Ministério da Cultura e Esportes da Guatemala) e Rodrigo Tremembé (curador)
Mediação: Sandra Benites (Funarte)
Quando: 4/dez, 15h30 às 16h45
Onde: Teatro São José (Sala Multiuso 01)
Além dos editais: novos caminhos para o fomento à cultura
Com: Leonardo Lessa (Funarte), Leandro Maciel (Secult CE), Marcelo Bones (artista e gestor cultural) e Raúl Neftalí Castillo Rosales (ministro da Cultura de El Salvador),
Mediação: Lia Baron (UFF)
Quando: 4/dez, 15h30 às 16h45
Onde: Hub Dragão do Mar (Sala de Dança Flávio Sampaio)
A importância das escolas na formação dos artistas circenses
Com: Fátima Pontes (Escola Pernambucana de Circo), Sergio Oliveira (Escola de Circo de Londrina) e Simone Requião (Escola Picolino de Artes do Circo)
Mediação: Luciana Belchior (ENCLO/Funarte)
Quando: 4/dez, 15h30 às 16h45
Onde: Hub Dragão do Mar (Sala 12)
Acessibilidade como ponto de partida
Com: Brisa Marques (Funarte), Denise Peixoto (educadora) e Suuhgetsu (profissional de acessibilidade)
Mediação: Daina Layton (Arte de Toda Gente)
Quando: 5/dez, 11h15 às 12h30
Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste (Miniauditório)
Agentes em rede e o fomento aos mercados das artes
Com: Andréa Alves (Sarau Agência), Henilton Menezes (MinC), Lívia Condurú (Bienal das Amazônias), Márcia Dias (APTR e Rede de Festivais) e Melina Hickson (ABRAFIN)
Mediação: Luisa Hardman (Funarte)
Quando: 5/dez, 15h30 às 16h45
Onde: Escola Porto Iracema das Artes (Sala de Dança Willemara Barros)
Difusão internacional: um ecossistema de cooperação cultural
Com: Guilherme Cunha (curador), Quito Tembe (curador) e Zaida Rico (Ibercena)
Mediação: Rui Moreira (Funarte)
Quando: 6/dez, 15h30 às 16h45
Onde: Escola Porto Iracema das Artes (Sala de Dança Willemara Barros)