Notícias
Funarte MG recebe o espetáculo “Nada Vai Dar Certo”
Foto: Ítallo Vieira - Amanhã Filmes
O Complexo Cultural Funarte MG recebe entre os dias 15 a 26 de janeiro, o espetáculo “Nada vai dar certo”, da turma de formandos do Teatro Universitário, escola técnica de Teatro da UFMG. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos no local.
No Brasil de 1983, um regime militar caminha para o fim. Embrafilme ativa. Cinema nacional à todo vapor. Nesse mesmo ano, o longa-metragem “Bar Esperança: O Último que Fecha” era lançado, com uma escalação de elenco sublime. No filme, um grupo de artistas e intelectuais se reúne com frequência em um bar de Ipanema, que está prestes a ser demolido, onde compartilham as dores e as delícias do fazer artístico. Entre os personagens, o casal Ana, uma atriz de novela, e Zeca, um dramaturgo, que busca se redescobrir em suas profissões, enquanto atravessa uma crise conjugal.
Em 2024, 41 anos após o lançamento da obra, uma turma de formandos do Teatro Universitário, escola técnica de Teatro da UFMG, escolheu o roteiro do filme como texto para a montagem de conclusão de curso, que faz sua estreia no próximo dia 16 de janeiro, na Funarte MG.
“Nós procuramos uma história simples para poder investigar diferentes maneiras de contá-la, explorando as relações entre o Cinema e o Teatro, o palco e a tela, o público e a câmera”, diz Lucas Fabrício, que assina a direção e dramaturgia do espetáculo e que também é ex-aluno do T.U. “No dia a dia do ‘Bar Esperança’, conhecemos um grupo de artistas e seus dilemas profissionais. A escolha de uma narrativa ficcional já construída para o processo criativo, nos permitiu maior liberdade para experimentar a linguagem audiovisual e teatral, num exercício de criação de personagens e situações, além da experiência de filmar em diferentes espaços.”
A equipe audiovisual do espetáculo conta com Jeff Ahzul e Well Amorim, dividindo a Direção de Fotografia, além de Matheus Gepeto na Assistência de Direção, Produção e Montagem. Também foi firmada uma parceria com o curso de Cinema de Animação e Artes Digitais da UFMG para a captação de áudio e som direto das cenas, bem como para a dublagem “novelesca” de alguns dos fragmentos em vídeo.
As gravações se dividiram entre as dependências do T.U. e duas locações no hipercentro de Belo Horizonte — uma delas, o tradicional Tim Bilhares. O elenco, composto por 19 estudantes, contou com o olhar da diretora Rikelle Ribeiro, outra egressa da escola, que realizou uma oficina de curta duração no início do processo de montagem sobre personagens-tipo e a “poética do deboche”.
A equipe também conta com Ray Ariana, na Assistência de Direção e na Preparação Corporal, Helena Mauro, na Direção Vocal e Musical, e Tereza Bruzzi, na Direção de Arte. Juntas, foram elas as responsáveis por conduzir o desejo da turma de evocar os anos 80, levantando pesquisas que culminaram desde a paleta de cores extravagante dos personagens, até os Top Hits nacionais da época, que são tocados e performados ao vivo pelo elenco. A Iluminação é assinada por Eliezer Sampaio, integrante do Laboratório de Iluminação Cênica e Cenografia da UFMG (LIC).
Nada vai dar certo trata-se de uma adaptação do roteiro original de Armando Costa, Denise Bandeira, Euclydes Marinho, Hugo Carvana e Martha Alencar. Para a adaptação do roteiro, Lucas Fabrício orientou um núcleo de dramaturgia com os estudantes da turma para incluir textos dos próprios formandos, que realizaram, no 1º semestre de 2024, alguns experimentos com os personagens e fragmentos do roteiro: “Quando iniciamos as nossas aulas com o Lucas, levantamos alguns desejos individuais para a futura montagem e acabamos nos unindo em grupos. Um deles levou uma proposta de histórias entrecruzadas, que acontecessem em um mesmo ambiente, e logo indiquei o filme como referência. Ele não foi a escolha imediata da turma para a dramaturgia, já que muitos outros materiais foram sugeridos, mas assim que o roteiro completo foi encontrado pela direção e levado à sala, entendemos que era um caminho possível”, conta Analu Diniz, uma das alunas formandas.
Com 73 anos de história, o T.U. lança à cena nacional mais uma geração de atores, que se despede da escola em uma grande festa. O convite ao público está feito: traga no peito as telenovelas melodramáticas, a juventude de vanguarda e os famosos mullets (esses, só no peito mesmo), devidamente embalados ao som de Gretchen. Ombreiras também são muito bem-vindas.
SERVIÇO:
“Nada Vai Dar Certo”
Data: de 15 a 26 de janeiro
Horário: de quarta a domingo, 20h
Local: Funarte MG — Rua Januária, nº 68, Centro, Belo Horizonte
Entrada gratuita, com retirada de ingressos no local, 1h antes da apresentação - sujeito a lotação
Classificação: 12 anos
Duração: 90min