Notícias
Funarte MG recebe a mostra “Poética da Atitude - o tempo no corpo, o corpo no tempo”
Mostra Poética da Atitude: o tempo no corpo, o corpo no tempo - Grupo Teatro Negro e Atitude / Pablo Bernardo
O Complexo Cultural Funarte MG recebe, do dia 28/10 até o dia 02/11, a Mostra Poética da Atitude: o tempo no corpo, o corpo no tempo, realizada pelo grupo Teatro Negro e Atitude, em celebração aos 30 anos de carreira de evandro nunes - diretor, ator, dramaturgo, arte-educador e um dos fundadores do grupo. A mostra, que conta com apoio do Programa Funarte Aberta, tem entrada franca e os ingressos podem ser adquiridos na bio do instagram do @teatronegroeatitude.
Mineiro de Belo Horizonte, criado entre a capital e Santa Luzia (região metropolitana), evandro nunes - que assina em minúsculas, seguindo a pensadora feminista bell hooks - é doutor em educação e uma das figuras mais importantes do teatro negro em Minas Gerais.
Co-fundador do grupo Teatro Negro e Atitude, participou da construção da segunda Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de BH e é um dos idealizadores da primeira Parada Gay Negra da cidade. Sua trajetória articula arte, militância e pedagogia, transformando o palco em território de invenção e afirmação das existências negras.
De acordo com a produção, a mostra propõe um espaço de celebração e reflexão sobre as teatralidades negras, em diálogo direto com as ideias de “Poética da Negrura” e “Estética da Atitude”, conceitos desenvolvidos por nunes ao longo de sua carreira. O projeto curatorial estabelece pontes entre obras que elaboram poeticamente questões como ancestralidade, memória, corpo e reposicionamento da negrura na cena contemporânea, reafirmando o teatro como campo de resistência e reexistência.
As oficinas formativas incentivam novas gerações de artistas e educadores, valorizando práticas cênicas ligadas à ancestralidade e à memória. Já as rodas de conversa - realizadas após as apresentações - promovem trocas entre criadores, público e pesquisadores, fortalecendo vínculos comunitários e ampliando o pensamento crítico sobre o teatro negro.
A Mostra Poética da Atitude: o tempo no corpo, o corpo no tempo reafirma o compromisso com a formação de público, a valorização da cultura afro-brasileira e a consolidação de uma plataforma de intercâmbio entre artistas, pesquisadores e comunidade. “É um gesto político e poético de continuidade - de um corpo que resiste, cria e celebra”.
Programação:
28/10 (terça-feira)
13h às 16h - Miçangas
Uma vivência de dança afro, capoeira Angola e percussão com a mestra Marilene Rodrigues, convida à expressão coletiva de emoções, identidades e pertencimento.
19h30 - Ensaio VII: O Canto da Boca
Um canto profundo, cheio de silêncio e memórias, onde a voz se torna tecnologia ancestral de criação e infinito.
20h - Prelúdio a Ismael Ivo
Uma cena poética visual que celebra a trajetória de um mestre das artes, transmutando memórias e inspirações em pura “vidarte”.
20h40 - Roda de Conversa no Sofá Azul - Evandro Nunes e Michelle Bernardino com mediação de Elaine d’Carmo
Conversas sinceras sobre o que nos move — os sonhos, as canções, as pessoas que nos atravessam e as palavras que nos sustentam.
29/10 - quarta-feira
09h às 12h - Oficina Pisa-pé
Um mergulho nos repertórios afrodiaspóricos, onde o corpo pensa, cria e emancipa. Uma vivência que une ética, ancestralidade, infância e dança como territórios de liberdade.
19h- Intervenção Poética: Pra você e outros amores
Um encontro íntimo com o amor — em suas ausências, silêncios e recomeços. Um gesto de poesia viva, uma pergunta que ecoa: o que é o amor?
19h30 - Isidoro, um Negro de Quilate
Um tributo aos heróis e heroínas negras silenciados pela história; reparação poética e política, que reafirma a grandeza de quem resistiu com dignidade.
20h30 - Roda de Conversa no Sofá Azul - Evandro Nunes e Evandro Passos com mediação de Rosália Diogo
Conversas sinceras sobre o que nos move — os sonhos, as canções, as pessoas que nos atravessam e as palavras que nos sustentam.
30/10 - quinta-feira
19h - Intervenção Poética: Pra você e outros amores
Um encontro íntimo com o amor — experiência sensível que convida o público a sentir — e não apenas a ver.
19h30 - SAMPLE: é que nem cortar quiabo
Quais danças dos nossos mais velhos compõem as camadas do agora? O espetáculo reverencia mestres das danças negras e cria pontes entre o ontem e o hoje.
20h30 - Roda de Conversa no Sofá Azul - Evandro Nunes e Bruno de Jesus , com mediação de Gio de Oliveira
Conversas sinceras sobre o que nos move — os sonhos, as canções, as pessoas que nos atravessam e as palavras que nos sustentam.
Serviço
Mostra “Poética da Atitude: o tempo no corpo, o corpo no tempo”
De 28 de outubro a 02 de novembro de 2025
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: Entrada gratuita (ingressos na bio do instagram)
Local: Funarte MG - Rua Januária, 68. Centro. Belo Horizonte. MG.
Mais informações: @teatronegroeatitude