Notícias
Funarte lamenta o falecimento de Preta Gil
Preta Gil - foto: Raul Bittencourt
A Fundação Nacional de Artes — Funarte, manifesta profundo pesar pelo falecimento da artista Preta Gil, ocorrido neste domingo (20).
Cantora, produtora, comunicadora e figura central da música brasileira contemporânea, Preta Gil foi uma mulher extraordinária, uma força da natureza que impactou o país com sua arte, sua coragem e sua generosidade. Ao longo de sua trajetória, enfrentou o racismo, a gordofobia, o machismo e os ataques morais com dignidade e altivez. Transformou o palco em lugar de liberdade e seu corpo em manifesto político e afetivo.
Na arte, Preta Gil não apenas ocupou espaços: ela os reinventou. Sua presença foi potente, amorosa e insubstituível. Com alegria e firmeza, afirmou sua identidade e defendeu as bandeiras da diversidade, da população LGBTQIA+, das mulheres e do povo preto. Sua arte foi território de transformação, sua voz ecoou para além das canções, falou sobre liberdade, sobre direito à existência plena, sobre o poder de ser quem se é.
“Partiu Preta Gil. Com toda a imensidão de quem partilha a vida, o canto e a coragem. 'Diz aí quem é você'. Uma mulher com a fé no mistério, uma existência-carnaval que mobilizou todo um país por sua cura. Que bloco, Preta. Nós agradecemos sua existência semeadura. Quanta vida e entrega. Imensa”, declarou a presidenta da Funarte, Maria Marighella.
A Funarte se solidariza com a família, amigos, colegas de trajetória e com todas as pessoas que foram tocadas pela vida, pela arte e pela luta de Preta Gil.