Notícias
Funarte e Laboratório do Futuro realizam o 1º Ciclo de Debates “Estratégias Digitais para Políticas Públicas no Brasil”
1º Ciclo de Debates “Estratégias Digitais para Políticas Públicas no Brasil” - foto: L.G
A Fundação Nacional de Artes (Funarte), o Laboratório do Futuro e a Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizaram na última quinta-feira, 11 de setembro, o 1º Ciclo de Debates “Estratégias Digitais para Políticas Públicas no Brasil”. O evento, ocorrido no Auditório da Reitoria da UFC, reuniu gestores e sociedade civil para debater estratégias digitais para a cultura brasileira.
Na mesa “Estratégia Digital para a Política Nacional das Artes”, a diretora do Centro de Teatro da Funarte, Aline Vila Real, apresentou a plataforma Rede das Artes como exemplo de experiência da tecnologia em favor da difusão artística e monitoramento das políticas públicas. A Rede das Artes é uma iniciativa inédita voltada à articulação e difusão da produção artística brasileira. Desenvolvida em parceria pela Funarte e o Laboratório do Futuro, funciona como um grande portal de pesquisa e acesso aos movimentos artísticos em atividade.
“Essa plataforma materializa a execução de uma série de atividades artísticas e também oferece para a sociedade brasileira uma grande agenda cultural. Entendemos que essa é uma rede que dá um panorama acessível da realização e da ação da política pública nas artes viabilizado pela estratégia digital”, afirmou Aline Vila Real.
Na mesa “Planos para o Futuro”, que encerrou as atividades, o diretor-executivo da Funarte, Leonardo Lessa, reafirmou a importância do Ciclo como parte das ações pelo debate e implementação da Política Nacional das Artes. “Com a participação dessa rede imensa de agentes e parceiros do ambiente de pensamento da cultura digital, vamos aproximar ainda mais a política pública da ação artística e da sociedade, algo fundamental para um país com as nossas dimensões”, afirmou.
Para o professor da UFC Angelo Brayner, a parceria entre a Universidade e a Funarte aproxima mundos e congrega saberes que contribuem para a efetivação das políticas públicas. “Essa parceria nos enriqueceu muito porque nos aproxima da arte e nos coloca a serviço, criando instrumentos para facilitar a gestão pública e o acesso das realizações culturais. A ideia é que a gente esteja próximo e auxilie sobretudo na geração de dados, para que a Funarte consiga ter indicadores e definir novas políticas públicas”.
O evento contou ainda com a participação do pró-reitor de Cultura da UFC, Sandro Gouveia; o professor Ângelo Brayner, coordenador do Laboratório do Futuro; a secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão; a secretária da Cultura do Ceará, Luísa Cela; a secretária da Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa; e o artista e deputado estadual do Ceará Léo Suricate.
Acesse aqui o Rede das Artes - www.rededasartes.cultura.gov.br
E aqui o texto-base “Brasil das Artes”, documento que organiza os princípios e diretrizes da Política Nacional das Artes.