Notícias
Funarte anuncia projetos brasileiros contemplados nas convocatórias do Ibermúsicas
.
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) anuncia os projetos contemplados nas chamadas públicas do Programa Ibermúsicas 2025. Neste ano, a Funarte investiu mais de 230 mil dólares para garantir a participação brasileira no Programa e ampliar oportunidades para artistas nacionais. O Programa Ibermúsicas é uma iniciativa intergovernamental voltada ao fortalecimento do setor musical ibero-americano. Atualmente, o Conselho do Programa é presidido por Eulícia Esteves, diretora do Centro de Música da Funarte.
Nas convocatórias deste ano, foram selecionados 28 projetos brasileiros, de todas as regiões do país. São 11 projetos de circulação, um de turnê nos Estados Unidos (edital Mid Atlantic Arts), quatro de programação musical, quatro residências artísticas, dois voltados ao aperfeiçoamento técnico e artístico, um de promoção do repertório ibero-americano, três projetos virtuais, além de dois prêmios de composição, sendo um de canção para as infâncias e um para banda sinfônica. Em seu conjunto, os projetos refletem a riqueza da música brasileira e sua capacidade de dialogar com o mundo.
Entre os destaques, estão a primeira turnê internacional da Funmilayo Afrobeat Orquestra, formada por artistas afro-brasileiros, e a celebração dos 80 anos do pianista Cristóvão Bastos. Os projetos brasileiros circularão por países como África do Sul, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, China, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Japão, México, Uruguai e Venezuela, promovendo intercâmbios que fortalecem redes de cooperação e ampliam a presença da nossa música no cenário global.
Além disso, o Brasil concedeu seis prêmios por meio da convocatória “Prêmio Brasil Ibermúsicas”, reconhecendo iniciativas que impulsionam a difusão da música brasileira no exterior. Foram contemplados projetos da Alemanha, Canadá, Espanha, França, Portugal e Reino Unido.
Outro marco desta edição é a linha de apoio “Viagens pela Música da Lusofonia”, criada pelo Brasil (Funarte) e Portugal (DGARTES). A convocatória fomenta a cooperação entre agentes da CPLP na África e Ásia com instituições musicais brasileiras, portuguesas e ibero-americanas. Foram selecionados quatro projetos, sendo dois de Cabo Verde e dois da Guiné-Bissau.
Com sua atuação no Programa Ibermúsicas, a Funarte reafirma o compromisso do Brasil com os intercâmbios musicais na região ibero-americana, garantindo que nossos artistas circulem, criem e colaborem em um cenário internacional cada vez mais conectado.
Acesse a lista dos projetos selecionados no website do Programa Ibermúsicas: https://seleccionados2025.ibermusicas.org/pt