Notícias
Espetáculo teatral “Uterina” estreia na Funarte SP
Espetáculo "Uterina"/ Divulgação
O novo espetáculo de Flávia Couto, ”Uterina”, surge de uma experiência difícil: no quinto mês de uma gravidez muito desejada, ela descobriu que sua filha tinha a Síndrome de Patau, uma trissomia incompatível com a vida extrauterina fetal. A partir do diagnóstico, a artista decidiu interromper a gestação e, para isso, teve que submeter uma petição judicial, a fim de que uma figura de poder decidisse sobre o seu próprio corpo.
“Uterina” estreia no dia 8 de agosto, às 19h, no Complexo Cultural Funarte SP, com temporada até 31 de agosto, com apoio do Programa Funarte Aberta. O espetáculo utiliza a uma linguagem híbrida, que dialoga com o cinema, a dança e as artes plásticas. “Quando o projeto surgiu, ele carregava o peso do luto e da revolta diante das leis brasileiras, que impedem as mulheres de tomarem decisões sobre seus próprios corpos. Mas, no meio do processo, fui atravessada por algo maravilhoso: a gravidez da minha segunda filha”, conta Flávia.
Com proposta sensorial, que “mergulha nas experiências do corpo vivido e em suas memórias", o espetáculo recorre a um dispositivo cênico que evoca a imagem de um útero, propondo uma atmosfera acolhedora e íntima. O cenário é constituído principalmente por projeções sinestésicas, presentes nos vídeos de Carole Nadeau, Flávia Couto e Gabriela Bernd.
Serviço
Espetáculo “Uterina”
De 08 até 31 de agosto de 2025
Sextas e sábados às 19h e domingo às 18H
Sala Renée Gumiel – Complexo Cultural Funarte SP
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) / R$ 20,00 (meia) - Sympla ou bilheteria local
Cota gratuita para pessoas de baixa renda
Classificação: 14 anos