Notícias
Espetáculo-jogo ‘Uiraçu’ chega ao Rio de Janeiro, com entrada gratuita
‘Uiraçu’ - foto: Aline Teixeira
A Companhia Candongas (MG) apresenta “Uiraçu”, montagem teatral que funciona como um jogo, no Teatro Cacilda Becker, espaço cultural da Funarte no Rio de Janeiro, de 18 a 20 de julho. O espetáculo é interativo. Nele, cada pessoa da plateia é também uma jogadora – e importante no enredo. A entrada é gratuita. O projeto conta com apoio do Programa Funarte Aberta.
A trama ocorre em um mundo imaginário, no qual a população está subjugada por um poder repressor chamado “Uniformidade”, associado a outra entidade que lucra com essa repressão: o “Mercado Financeiro”. Além de dominar o povo, essas forças limitam até a distribuição de oxigênio, como forma de manter as pessoas sob controle e acumular mais riqueza. Mas, indignados com a situação, é criado um “coletivo revolucionário”: o Bando Uiraçu. Ele organiza a revolta contra o poder opressor.
De acordo com a sinopse, a peça homenageia revoluções e revolucionários brasileiros. Os personagens formam o Bando, composto por nomes de referência simbólica na história nacional, tais como Maria Felipa (Independência do Brasil), Luzia Pinta (Inquisição no país), Sepé Tiaraju (Guerra Guaranítica), João Cândido (Revolta da Chibata), Dadá (Cangaço), Zuzu Angel (Ditadura Militar) e o Profeta Gentileza (relação crítica com o capitalismo). que formam o Bando Uiraçu.
Uiraçu tem como proposta convidar a plateia a “entrar” no enredo, participando diretamente dele. Por meio de dinâmicas, os(as) espectadores tem o poder influenciar os rumos e o final do espetáculo. Para participar, cada participante, ao adquirir ingresso, é convidado(a) a entrar no site do projeto – uiracu.ciacandongas.com.br; criar sua representação digital fictícia (avatar); e acessar o jogo. Já em plena apresentação, a pessoa é sorteada para fazer parte do “batalhão” de um dos cinco personagens principais. Assim, os jogadores interagem com a cena, com funções no enredo; e isso é o que determina o desfecho. Cada indivíduo pode escolher fazer parte ativamente das cenas, ou apenas assisti-las. “Com o recurso do jogo, a Companhia propõe uma metáfora prática e lúdica do exercício de cidadania, por meio de interação presencial e virtual”, explica Gustavo Bartolozzi, gestor da Candongas.
A montagem é dirigida por Paulo Flores, criador do Teatro de Vivência da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, premiado grupo do Rio Grande do Sul. O texto foi escrito por Gustavo Bartolozzi e Guilherme Théo, com orientação de Anderson Feliciano.
Serviço
Espetáculo "Uiraçu" - Cia. Candongas (MG)
18 a 20 de julho, de sexta-feira a domingo
Horário: sexta-feira e sábado, às 19h | domingo, às 18h30
Classificação indicativa: 16 anos
Ingressos gratuitos - retirada no Sympla
Após adquirir o ingresso, o espectador deve se cadastrar no jogo, no site abaixo e criar um avatar através do site uiracu.ciacandongas.com.br/
IMPORTANTE: para participar do jogo, é necessário que as pessoas não cadastradas no site cheguem com pelo menos 30 minutos de antecedência para o cadastro.
Local: Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338, Catete – Rio de Janeiro (RJ) | Próximo à estação do Metrô Largo do Machado
Mais informações: uiracu.ciacandongas.com.br | E-mail: producao@ciacandongas.com.br | Whats.: (31) 91145819