Notícias
Espetáculo de dança “Rútilus” revisita obra de Hilda Hilst
Espetáculo "“Rútilus” / Credito: Keiny Andrade
O espetáculo Rútilus, que integra o Plataforma das Colisões — projeto de pesquisa em linguagem de dança contemporânea do coreógrafo Wellington Duarte — entra em temporada no Complexo Cultural Funarte SP neste mês de setembro.
O espetáculo nasce do desejo de revisitar a peça Rútilo Nada, criada por Wellington Duarte, Donizeti Mazonas e Daniel Fagus Kairoz em 2010. A primeira montagem teve como inspiração a novela homônima de Hilda Hilst, que narra uma trágica história de amor entre dois homens. Nesta nova montagem, outro texto da escritora, Lucas, Naim, acrescenta um novo matiz à obra, expandindo a reflexão sobre a ética do desejo para incluir questões de paixão e velhice.
Segundo a produção, a retomada do espetáculo de 2010 é também uma forma de reinventá-lo e reinscrevê-lo no contexto político atual. “Nas narrativas de Hilst, homens maduros — já marcados pela idade e pela rotina das convenções — rendem-se a paixões arrebatadoras. O encontro entre corpos desajusta o curso esperado da vida e expõe o preço de aquilo que a sociedade insiste em considerar intolerável. Rútilus ilumina esse abismo e, ao mesmo tempo, essa centelha: o risco e o fulgor de amar para além dos limites”.
ENCONTROS COM ESPECIALISTAS DA OBRA DE HILDA HILST + APRESENTAÇÕES
ENCONTRO com MARCOS VISNADI:14 de setembro (domingo), após o espetáculo
ENCONTRO com JULIANA CALDAS: 21 de setembro (domingo), após o espetáculo
Serviço
Espetáculo “Rútilus” + Encontros com Especialistas
De 05 a 28 de setembro de 2025
Sextas, sábados e domingos às 19h
As sessões nas sextas e sábados contarão com acessibilidade em libras
Sala Renée Gumiel – Complexo Cultural Funarte SP
Entrada Gratuita
A bilheteria abre 1h antes do espetáculo
Classificação: 18 anos
Duração: 60 minutos