Notícias
Em ‘Desencontros: Bar e Lanches’, botequim vira lugar de acrobacia, no Teatro Dulcina
Espetáculo "Desencontros: Bar e Lanches” - Companhia Lé com Cré / Moskow
O espetáculo Desencontros: Bar e Lanches, criação da Companhia Lé com Cré, está em cartaz até o dia 23 de novembro no Teatro Dulcina, espaço cultural da Funarte no Rio de Janeiro. A montagem promove uma fusão da linguagem circense contemporânea com o teatro físico e a música, transformando um cenário cotidiano da cidade, o botequim, em um espaço de acrobacia, humor, poesia e reflexão. O projeto conta com apoio do Programa Funarte Aberta.
“A narrativa acompanha dois personagens que se encontram – e inevitavelmente se desencontram – entre o tilintar dos copos, o barulho das cadeiras e o burburinho noturno de um botequim típico, imaginário. Com gestos precisos e acrobacias, que equilibram força, delicadeza e falas pontuais e fora do comum, a montagem constrói uma dramaturgia visual sobre o amor, o acaso e o riso necessário. As duas figuras se sentam à mesa do bar, ‘exaltadas’. Entre garrafas e copos de vidro, elas se atam e desatam; passeiam; e se empilham no tempo. Da calada da noite ao raiar do dia, são atravessadas pelas muitas acrobacias que um de esquina carioca é capaz de conter” – informa o release.
Na peça, a Lé com Cré busca reunir conteúdo crítico a recursos de movimento, em uma forma expressiva que envolva o público. “A obra celebra o afeto e a tensão das relações humanas”, diz o diretor, Fábio Freitas – que também assina a dramaturgia. “O espetáculo revela o circo enquanto linguagem capaz de ocupar novos territórios, inclusive o teatro, mantendo as características populares que definem sua essência”, completa o elenco.
A trilha sonora, assinada por Vinícius Mousinho, funciona como um personagem à parte, misturando ruídos urbanos e ritmos populares, que ecoam a pulsação da cidade. “O resultado é uma encenação de intensa fisicalidade, em que cada movimento parece traduzir o esforço cotidiano de equilíbrio nas relações entre as pessoas”, acrescenta a Companhia.
Interação dos corpos com elementos cênicos - Em cena, Lucas Machado e Luisa Miranda (Bu) utilizam como extensões dos próprios corpos e elementos dramatúrgicos os objetos de vidro, as mesas e as cadeiras do bar cenográfico. “Esses elementos de palco, rearranjados a cada movimento, ganham novas funções: a de bases, obstáculos e símbolos para a ação cênica”, informa o texto. Dodô Giovanetti assina a cenografia, que conta com estruturas móveis, adaptadas ao jogo de peso e contrapeso das portagens [acrobacias em conjunto] mão a mão e atos de equilíbrio. “Isso reforça a estética do espetáculo”, acrescenta a fonte.
A companhia - A Cia. Lé com Cré nasceu durante o Programa de Formação do Artista de Circo (Profac) – 2021-2023, do Circo Crescer e Viver, no Rio de Janeiro. Desde então, o duo se dedica à pesquisa em números de acrobacia e equilíbrio, com participações em eventos no Brasil e no exterior – tais como o Festival Internacional de Mão a Mão (SP) e a Convenção Uruguaia de Malabares e Circo. “Desencontros: Bar e Lanches” marca a estreia da companhia em sala e consolida sua trajetória de experimentação, reafirmando o compromisso de levar o circo contemporâneo a todos os públicos e espaços — das ruas ao palco.
Serviço
“Desencontros: Bar e Lanches”
20 a 23 de novembro de 2025, de quinta-feira a domingo
Horários: Quintas, sextas e sábados, às 19h; domingos, às 18h
Ingressos: R$40 | Meia-entrada: R$20 | Vendas no site Sympla – pagamentos em Pix.
Classificação indicativa: Livre - Recomendado para todas as idades
Local: Teatro Dulcina
Rua Alcindo Guanabara, 17, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Mais informações: Redes sociais – @cialecomcre