Notícias
Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo chega à sua 4ª edição
4ª Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo / Divulgação
A 4ª edição do Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo acontece de 17 a 26 de outubro de 2025, após três anos de hiato. A curadoria é de Gabriel Cândido (também diretor geral) e da convidada Soraya Martins. Pela primeira vez com programação internacional, o festival traz dois espetáculos latino-americanos inéditos no Brasil: “Artarugao, rostros invisibles” (Casa Tumac, Colômbia); e “Kid Chocolate” (Grupo Ritual Cubano Teatro, Cuba).
Entre os nacionais inéditos em SP, destacam-se “Vamos pra Costa?” (Núcleo da Tribo – BA); “Danúbio” (Grupo Sutil Ato – DF); e “Gotas de Saberes” (Cia Arteatro – RR). O espetáculo de abertura será “Herança” (Cia Burlantins – MG), com direção de Grace Passô. A peça celebra os 50 anos de carreira do ícone da cultura afro mineira Maurício Tizumba. Em cena estão três multiartistas – Júlia Tizumba, Sérgio Pererê e o próprio Maurício Tizumba. Ao todo, o Festival apresenta 8 espetáculos.
A programação inclui ainda “Giras de Conversa”com os críticos Deise de Brito e Guilherme Diniz e o “Quilombo Artístico-Pedagógico", com 3 oficinas (Cuba, Colômbia, Bahia) e 1 residência artística (RR e SP), voltada às infâncias indígenas e negras, além da Conferência especial com Leda Maria Martins: “Nas Dobras do Real: o fictício, o imaginário e as subjetivações em cena”.
Toda a programação é gratuita, com acessibilidade e além de atividades no Complexo Cultural Funarte, o Festival ocupará locais como Itaú Cultural, Sesc 24 de Maio, Sesc Bom Retiroe e IBT. O festival tem parceria com o Sesc SP, patrocínio do Banco Itaú via Lei Rouanet e apoio do Iberescena.
Funarte no Dona Ruth - A Funarte recebe toda a programação das Giras de Conversa e também de duas Oficinas, dentro da programação dos Quilombos Artísticos-Pedagógicos. A Diretora de Teatro da Funarte Aline Vila Real participa no dia 17 de outubro da mesa de abertura do evento, representando a Funarte, MinC e o Iberscena; e no dia 20/10, da Gira de Conversa “ABRE-ALAS: festivais em aquilombamento”.
Nesta Gira de Conversa, o foco da discussão será as possibilidades de articulação, cooperação e produção de estratégias curatoriais para a circulação e descentralização das artes das cenas negras no Brasil e no mundo, tendo como exemplos de discussão o Festival de Dança Itacaré/BA, a Mostra Cura de Artes Cênicas Negras (Porto Alegre e Pelotas – RS) e do Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo.
Veja aqui a programação completa do 4ª Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo no Complexo Cultural Funarte:
Gira de Conversa: ABRE-ALAS: festivais em aquilombamento
Local: Complexo Cultural Funarte SP
20 de outubro (segunda-feira)
Horário:16h
Entrada gratuita
Participantes:
Aline Mohamad (IBT)
Aline Vila Real (Funarte)
Carlos Gomes (Itaú Cultural)
Gabriel Cândido (Dona Ruth: FTNsp)
Thiago Pirajira (Mostra Cura de Artes Cênicas Negras (Porto Alegre e Pelotas - RS) Verusya Correa (Festival de Dança Itacaré/BA)
Soraya Martins (Dona Ruth: FTNsp)
Gira de Conversa: Fissurar Olhares
21 de outubro, terça-feira às 15h
Local: Complexo Cultural Funarte SP
Com Deise de Brito e Guilherme Diniz
Participação de Ymoirá Micall (Cia Sacana / SP) e Lucas Euzébio (Núcleo Abre Caminhos / SP)
Entrada gratuita
Na Gira: fissurar olhares, conversaremos tendo como provocação as seguintes questões: como fissurar olhares pretos acostumados e treinados a ver e enxergar somente um tipo de persona negra na cena? Através das imagens, como traçar outras rotas/olhares mais fugazes e insubmissos?
Gira de Conversa: Fabulação de Imagens
22 de outubro, quarta-feira às 15h
Local: Complexo Cultural Funarte SP
Com Deise de Brito e Guilherme Diniz
Participação de Verusya Correia e Péricles (Núcleo da Tribo / BA), F. Tenório Quiñones e Paola Vargas (Colômbia)
Entrada gratuita
Nesta Gira, a conversa tem como objetivo pensar as imagens como texto fundamental, simbólico e potente para criarmos imagens que nos faltam, imagens para fabularmos coisas que ainda nem imaginamos. Imagens para dar nós no imaginário coletivo sobre o universo complexo da população negra, a partir de questões transversais para todas as pessoas.
Gira de Conversa: Crítica como criação
23 de outubro, quinta-feira às 15h
Local: Complexo Cultural Funarte SP
Com Deise de Brito e Guilherme Diniz
Participação: Jonathan Andrade (Grupo Sutil Ato / DF) e Silmara Costa (Cia Arteatro / RR)
Entrada gratuita
A partir dessa Gira pensaremos a crítica para as artes da cena como lugar de onde se pode criar, refletir e discutir a pluralidade das estéticas e poéticas produzidas por pessoas negras e indígenas. Visa também e, principalmente, pensar a crítica como espaço de produção de pensamento complexo, implicada em imaginar outras histórias e teorias sobre o que compreendemos como teatro brasileiro, ler a contrapelo a própria ideia de Brasil e redistribuir/criar imagens e imaginários políticos, éticos e estéticos, desde perspectivas negras e indígenas.
Quilombos Artísticos-Pedagógicos: espaços de pesquisa, criação e compartilhamento de saberes. Aqui, artistas e pesquisadores se encontram com o público para instaurar processos e experimentações artísticas e pedagógicas em formatos de residências e oficinas de forma coletiva e colaborativa.
Oficina Caminos hacia una vivencia emocional del movimiento danzario
24 de outubro de 2025, sexta-feira
Complexo Cultural Funarte SP
Orientação: Jorge Enrique Caballero (Cuba).
Vagas: 20
Inscrições até 22 de Outubro
GRÁTIS
Horário: 10h às 14h
Local: Complexo Cultural Funarte SP
Orientação: Jorge Enrique Caballero (Cuba).
Vagas: 20
Público: pessoas a partir de 18 anos, atores/atrizes, performers, bailarinas/es/os profissionais ou estudantes e demais interessadas em artes cênicas.
Botão para link de inscrição gratuitas: https://forms.gle/27MYAFefEs6CQmLZ9
Dúvidas: quilomboartisticodonaruth@gmail.com
Atenção! A confirmação da participação será feita por email no dia 23/10.
Oficina A Pie Pelao va con música en vivo
INSCRIÇÕES ATÉ 18 DE OUTUBRO
GRÁTIS
Data: 20 de outubro de 2025, segunda-feira
Horário: 10h às 14h
Local: Complexo Cultural Funarte SP
Orientação: Francisco Alexander Tenorio e Paola Vargas
Vagas: 20
Público: pessoas a partir de 18 anos, interessado em dança e novas formas de narrar o cotidiano através do corpo, com foco na diáspora afro-colombiana.
Atenção! A confirmação da participação será feita por email no dia 19/10.
Dúvidas: quilomboartisticodonaruth@gmail.com
Público: pessoas a partir de 18 anos, interessado em dança e novas formas de narrar o cotidiano através do corpo, com foco na diáspora afro-colombiana.
Dúvidas: quilomboartisticodonaruth@gmail.com
Botão para link de inscrição gratuitas: https://forms.gle/L8ytCdTVeCnWBWkJ7
Serviço
4ª Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo
17 a 26 de outubro de 2025
Locais: Itaú Cultural; iBT – Instituto Brasileiro de Teatro; Sesc 24 de Maio; Sesc Bom Retiro; Complexo Cultural Funarte e Casa de Francisca.
Entrada Gratuita
Programação completa aqui
Classificação indicativa: Livre