Notícias
Consulat Général de France convoca artistas brasileiros para a 9ª edição do Danse élargie
Danse Élargie 2026 / Divulgação
Como parte da Temporada Cultural Brasil-França, o Consulat Général de France convoca artistas brasileiros para a 9ª edição do concurso Danse élargie. O concurso, voltado para o apoio a talentos coreográfico emergentes, é aberto a artistas de todas as origens artísticas, sem limite de idade, e seleciona projetos originais criados para apresentação em locais emblemáticos do território francês.
Para a chamada 2026, serão selecionados entre 15 a 20 projetos por um comitê formado pelos organizadores da competição. Há apenas duas regras: uma duração máxima de 10 minutos e um mínimo de 3 artistas no palco. A novidade desta edição é a seleção de projetos voltados para apresentação em áreas abertas - especificamente na Place du Châtelet, centro da capital francesa. A ideia é que formas inovadoras para o palco e novos idiomas artísticos para o exterior coexistam simultaneamente. Os finalistas poderão participar de um programa de apoio pós-competição, incluindo residências e divulgação.
O concurso, que faz parte da agenda do Institut Français,é organizado pelo Centro Nacional de Dança e Coreografia da França, com o apoio da Fundação Hermès. A edição 2026 será realizada em parceria com as seguintes organizações: Cndc d’Angers, dirigida pelo coreógrafo Noé Soulier; La Comédie de Valence, CDN Drôme-Ardèche, dirigida pelo autor, diretor de teatro e cenógrafo Marc Lainé; e o Ballet de Lorraine-Centre chorégraphique national, dirigido pela coreógrafa Maud Le Pladec.
As inscrições estão abertas até 9 de janeiro de 2026, no site danse-élargie.com, e a competição será realizada em 6 e 7 de junho de 2026 no Théâtre de la Ville - Sarah Bernhardt e na Place du Châtelet - Paris, França.