Notícias
Complexo Cultural Funarte recebe cerimônia de posse da nova diretoria do SATED/SP
Foto: Tiago Lima
O Complexo Cultural Funarte SP, instalado no centro da capital paulista, recebeu a cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo (SATED/SP), na noite de 20 de janeiro. Com a presença de artistas, profissionais da arte e cultura, parlamentares e representantes de diversas instituições culturais, o evento abriu espaço para abordagem de temas importantes ao campo das artes, que estão entre as pautas da nova gestão.
Representando o Ministério da Cultura e a Fundação Nacional de Artes, o diretor-executivo Leonardo Lessa saudou a nova diretoria, reiterando o apoio da instituição e seus equipamentos culturais aos debates e diálogos que fomentam e constroem pontes entre as diversas instâncias e trabalhadoras e trabalhadores das artes.
“É uma honra para a Funarte receber essa cerimônia de posse que se conforma em um encontro que valoriza o processo democrático e, principalmente, o diálogo e a construção de pontes, que é justamente a tarefa que esse Ministério da Cultura tem colocado para si. No marco dos seus 50 anos, a Funarte tem muito a construir junto com todas e todos que se colocam nessa missão de conduzir o diálogo e os debates pelas artes e pela cultura. Essa casa está totalmente à disposição para receber encontros que agregam ao debate político e ao pensamento crítico”, afirmou Lessa.
O novo presidente do SATED/SP, Rudifran Pompeu, ao lado da vice-presidenta Ângela Couto, celebrou a acolhida da Funarte ao evento, destacando a importância do Complexo Cultural como ponto de partilha e comunhão democrática para os campos da arte e da cultura. “É um momento histórico para o nosso sindicato, de reposicionamento frente a todas as pautas que estão assolando o país. Para nós, tem uma simbologia forte celebrar esse momento aqui, na Funarte, marcando a importância do diálogo com as instâncias e autarquias federais”.
A cerimônia foi apresentada pela atriz e musicista Laruama Alves e contou com a participação artística da DJ Evelyn Cristina, do poeta Dinho Lima Flor, de roda de samba conduzida pela cantora Neide Nell e pelo bloco carnavalesco Agora Vai. Entre os representantes políticos e parlamentares presentes na cerimônia, estavam o secretário municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo Totó Parente e o coordenador de Fomento Pedro Leão; os deputados federais Jilmar Tatto e Rui Falcão; a vereadora Luana Alves e o vereador Nabil Bonduki.
A nova diretoria estará à frente do Sindicato no período de 2026 a 2029. Além de Rudifran Pompeu e Ângela Couto, ocupam agora a gestão: Caio Pacheco (secretário-geral), Mariana Dias (secretária-geral suplente), José Carlos da Silva (secretário-geral suplente), Nívio Diegues (diretor administrativo), Nice Couto (diretora administrativa suplente), Luís Sandei (diretor executivo suplente), Anderson Negreiro (diretor financeiro), Giovana Galdi (diretora financeira suplente) e Ana Sczypula (diretora financeira suplente).