Notícias
Cia Devir chega a Fortaleza com o premiado espetáculo “Nove Tentativas de Não Sucumbir”
Espetáculo “Nove Tentativas de Não Sucumbir” - Cia Devir / Anderson Stevens
A Cia Devir apresenta o espetáculo “Nove Tentativas de Não Sucumbir”, dirigido por Jean- Michel Guy, no Teatro Dragão do Mar, no dia 22 de outubro, às 19h, com entrada gratuita. A montagem mistura o metalinguístico, o cômico, com técnicas ousadas e descontraídas. Combinando virtuosismo, risco físico e criatividade, o espetáculo traz marcas fortes do circo contemporâneo, transformando o trapézio em um espaço de experimentação e poesia, com performances de Vitor Lima e João Lucas Cavalcanti. O espetáculo integra o Circuito Funarte de Circo Carequinha.
“Estamos extremamente felizes, pois este é um marco para a Cia Devir: é a primeira vez que realizamos uma circulação. Para nós, isso é muito simbólico, porque escolhemos permanecer no Nordeste e acreditamos no poder e na necessidade de fortalecer laços e redes entre circenses da nossa região. Esse passo é fundamental nessa direção”, relata Vitor Lima, autor e artista circense.
O espetáculo “Nove Tentativas de Não Sucumbir” cria uma leitura que dialoga diretamente com a realidade do artista no Brasil, onde seguir em frente é um ato de resiliência diária. Mas essa resistência não pertence apenas ao universo da arte: em meio às durezas da vida, a cada tropeço nos deparamos com a escolha entre desistir ou insistir. E insistimos. A Cia Devir, referência no cenário do circo pernambucano, traz para a cena uma obra que entrelaça virtuosismo e dramaturgia, metalinguagem e emoção. Em um jogo cênico que mescla circo, teatro e dança, João Lucas e Vitor Lima exploram as possibilidades expressivas do trapézio, em suas múltiplas alturas, como metáfora para os desafios da existência.
Premiado como Melhor Espetáculo de Circo e Melhor Direção, “Nove Tentativas de Não Sucumbir” ressignifica o trapézio, que deixa de ser apenas um aparelho aéreo para se tornar um território de experimentos, onde se misturam adrenalina, humor e poesia. Entre quedas e recomeços, os artistas exploram o inesperado, rompem com fórmulas tradicionais e despertam o riso, sem abrir mão da intensidade dramática.
Residência Artística "Corpo Circense em Criação" - Após a apresentação, a programação continua com a residência “Corpo Circense em Criação”, que acontece de 23 a 25 de outubro, das 8h às 12h, e ministradas por João Lucas Cavalcanti e Vitor Lima, ambos integrantes da companhia na Escola Pública de Circo Vila das Artes. Serão disponibilizadas 15 vagas voltadas a profissionais da arte circense, que terão acesso a um suporte artístico baseado em conhecimentos teóricos e práticos da área.
Podem se inscrever pessoas a partir de 18 anos, com mínimo de seis meses de experiência. As inscrições estão abertas até 17 de outubro, por meio de formulário on-line.
A iniciativa propõe oferecer suporte artístico a artistas de circo por meio de encontros teóricos e práticos, incentivando processos de pesquisa e criação em diferentes modalidades, além de mentorias focadas nos processos criativos individuais.
“Temos uma grande preocupação com o acesso ao circo. Essa circulação é também um gesto de resistência e celebração, de encontro, partilha e crescimento coletivo. É contribuir para que o circo nordestino siga pulsando cada vez mais forte, tanto a partir das apresentações quanto das residências e, sobretudo, que essas ações sejam gratuitas”, relata Vitor Lima, autor e artista circense.
Serviço
Espetáculo “Nove Tentativas de Não Sucumbir”
22 de outubro (quarta-feira)
19h
Local: Teatro Dragão do Mar
Entrada gratuita
Classificação: 12 anos
Residência Artística: Corpo Circense em Criação
De 23 a 25 de outubro
Horário: 8h às 12h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Inscrições até o dia 17 de outubro neste link
Vagas: 15
Faixa etária: 18+