Notícias
Bate-papo online apresenta chamamento público para a 16ª Quadrienal de Praga
.
Aberto em dezembro de 2025 e com inscrições até 2 de fevereiro, o Chamamento Público PQBrasil 2027, realizado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Grafias da Cena Brasil, irá selecionar equipes curatoriais atuantes no campo das artes cênicas e performativas para as mostras do Brasil na 16ª Quadrienal de Praga, na República Tcheca. Para ampliar o entendimento sobre esta ação, tirar dúvidas do público e ainda conversar com a diretora artística do evento, Barbora Prihodova, um bate-papo online acontece no dia 21 de janeiro, às 10h, pelo canal de YouTube da Grafias da Cena Brasil: www.youtube.com/@grafiasdacenabrasil.
Esta iniciativa inédita representa um passo importante para a democratização da participação brasileira neste que é o maior evento dedicado ao campo expandido do design da cena e da performance no mundo. O Chamamento irá contemplar propostas curatoriais para as duas seções oficiais e competitivas do evento: a Mostra dos Países e Regiões – com exposições dos principais desenvolvimentos, impulsos emergentes e inovação dos últimos seis anos de cada país ou região – e a Mostra dos Estudantes – que busca apresentar tecnologias e trabalhos relevantes criados a partir de 2023, por estudantes e pesquisadores em qualquer nível de ensino, nas áreas das espacialidades, visualidades e sonoridades para a cena.
As propostas devem dialogar com o tema central da 16ª Quadrienal de Praga: “Ausências e silêncios como espaços de potencial para novos futuros cenográficos”. Cada uma das duas equipes curatoriais selecionadas, com três a cinco pessoas, deverá realizar uma exposição inédita, considerando o projeto expográfico; a produção da exposição, dos elementos que compõem o espaço e do seu conteúdo; o transporte internacional, assegurando montagem, desmontagem e logística da equipe; além de ações de divulgação, acessibilidade, sustentabilidade e democratização dos processos. O orçamento deverá ser apresentado na própria proposta.