Notícias
ATG abre inscrições para oficina de acessibilidade em Macapá e apresenta concerto gratuito no Rio
Montagem de fotos professores - (foto: divulgação ATG)
A Academia Arte de Toda Gente segue a todo vapor pelo Brasil. Nesta segunda-feira, dia 30 de maio, iniciam as inscrições para oficina presencial em Macapá (AP) para a turma de “Acessibilidade Cultural: Arte de Toda Gente”, no SESC Amapá. No modo virtual, o programa abre inscrição, no dia 1º de junho, para as aulas de “Artes Visuais + Educação + Acessibilidade + Decolonialismo.
Para além das trocas de conhecimento e aperfeiçoamento, o programa ATG também oferece diversão no Rio de janeiro, com entrada gratuita. Na quarta, 1º de junho, o Teatro Dulcina recebe o Trio Capitu, composto por Sofia Ceccato (flauta), Janaína Perotto (oboé) e Ariana Mendonça (fagote). O repertório da noite será dedicado a arranjos especiais de Mozart e das compositoras internacionais Larsen e Arrieu, além das brasileiras Chiquinha Gonzaga e Daniela Spielmann.
O programa Arte de Toda Gente (ATG) é realizado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e conta com a parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a curadoria de sua Escola de Música. Confira os detalhes da programação, a seguir:
Mostra Bossa Criativa/SINOS
O programa Bossa Criativa continua oferecendo atrações de artes integradas, com entrada gratuita, no Rio de Janeiro. Na próxima quarta-feira, 1º de junho, o Teatro Dulcina recebe o Trio Capitu, composto por Sofia Ceccato (flauta), Janaína Perotto (oboé) e Ariana Mendonça (fagote). O grupo, formado em 2012, já foi finalista do 27º Prêmio da Música Brasileira na categoria “Revelação” e, também, por dois anos consecutivos, ganhou o Prêmio Funarte de Concertos. Para esta apresentação, o repertório será dedicado a arranjos especiais de Mozart e das compositoras internacionais Larsen e Arrieu, além das brasileiras Chiquinha Gonzaga e Daniela Spielmann.
Academia Arte de Toda Gente e Um Novo Olhar (UNO)
A Academia Virtual Arte de Toda Gente reúne todo o cardápio de oficinas à distância, abertas e gratuitas, oferecidas pelos projetos Bossa Criativa, Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) e Um Novo Olhar (UNO). A partir desta segunda-feira, 30 de maio, é possível realizar inscrição para a oficina “Acessibilidade Cultural: Arte de Toda Gente – Macapá”. As aulas serão realizadas do dia 13 a 15 de junho, no SESC Amapá e são destinadas a professores e educadores que trabalham ou possuem interesse em trabalhar com pessoas com deficiência.
Programação:
13/6 (segunda-feira)
08h às 12h (aula 1) - Gestão e Produção Cultural Acessível
14h às 18h (aula 2) - Gestão e Produção Cultural Acessível
14/6 (terça-feira)
08h às 12h (aula 1) - Oficina: Introdução à Audiodescrição em Contextos Culturais
14h às 18h (aula 2) - Oficina: Introdução à Audiodescrição em Contextos Culturais
15/6 (quarta-feira)
08h às 12h (aula 1) - Oficina: As Tecnologias Assistivas e Ajudas Técnicas Aplicadas na Cena
14h às 18h (aula 2) - Oficina: As Tecnologias Assistivas e Ajudas Técnicas Aplicadas na Cena
Ainda nesta semana, no dia 2 de junho, abrem as inscrições para as turmas de “Artes Visuais + Educação + Acessibilidade + Decolonialismo. A oficina será realizada em plataforma externa para uma turma fechada. Serão disponibilizadas 120 vagas para cada uma das regiões do país - Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul - preenchidas por ordem de inscrição. No total serão disponibilizadas 600 vagas para o curso. As inscrições são gratuitas pelo site www.umnovoolhar.art.br.
Oficina Artes Visuais + Educação + Acessibilidade + Decolonialismo
Dividido em seis módulos, a ementa aborda as relações entre a Acessibilidade Cultural e o Ensino das Artes Visuais no Brasil a partir de uma perspectiva não linear e não hegemônica. São abordadas questões como formação de públicos; acesso aos bens culturais; espaços de criação e protagonismo, na perspectiva decolonial, com foco nas implicações políticas da luta para a consolidação do ensino da arte na educação básica; valorização da arte como área de conhecimento, e ampliação da acessibilidade cultural no Brasil. A coordenação é do professor Robson Xavier e a oficina contará ainda com conteúdo dos professores Leandro Garcia e Sara Nina.
Para conhecer mais detalhes sobre essas e outras propostas que serão oferecidas pela Academia Virtual Arte de Toda Gente, acesse https://academiavirtual.artedetodagente.com.br/.
Programa Arte de Toda Gente
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ