Notícias
ATG abre inscrições para ações presenciais da Caravana Sinos e de oficina de Regência Coral
Imagens ilustrativas de Caravana Sinos (fotos: Walda Marques e Nadejda Costa); Trio Bandolim (foto: Natural Music Studio); Silmara Drezza e Juliana Melleiro, professoras de gerência de coros infantis (foto: divulgação ATG)
O Arte de Toda Gente (ATG) anuncia a abertura das inscrições, no dia 8 de junho (quarta-feira), para a Caravanas Sinos de Vitória (ES), Mogi das Cruzes (SP) e Recanto Maestro (RS). Essas atividades presenciais fazem parte do Sistema Nacional de Orquestras Sociais. Também, nesta semana, no dia 10 (sexta-feira), começa o cadastro para a oficina Painéis Funarte-UFRJ de Regência Coral – Campina Grande (PB), ação que faz parte do projeto Um Novo Olhar (UNO).
Além disso, o programa ATG também oferece diversão no Rio de janeiro, com entrada gratuita. Pela Mostra Bossa Criativa, dia 8 de junho, às 19h, o Teatro Dulcina recebe o Trio Bandolin, formado pelos bandolinistas Vitor Casagrande, Tiago Santos e Daniel Migliavacca. O repertório da noite será inteiramente autoral passando por diversos ritmos e gêneros como: choro, samba, baião, valsa, tango, maxixe e fox-trot.
O Arte de Toda Gente (ATG) é realizado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e conta com a parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a curadoria de sua Escola de Música. Confira os detalhes da programação, a seguir:
Mostra Bossa Criativa
O programa Bossa Criativa continua oferecendo atrações de artes integradas, com entrada gratuita, no Rio de Janeiro. Na próxima quarta-feira, 8 de junho, o Teatro Dulcina recebe o Trio Bandolim, composto pelos bandolinistas Vitor Casagrande, Tiago Santos e Daniel Migliavacca. Em 2018, ocorreu a ideia da formação com dois bandolins tradicionais de 8 cordas e um bandolim de 10 cordas, com um par mais grave. O intuito era remeter a uma sonoridade camerística e da música de concerto, sem perder as características sonoras do bandolim brasileiro.
Para este concerto, o trio apresenta um repertório inteiramente autoral, passeando por diversos ritmos e gêneros como: choro, samba, baião, valsa, tango, maxixe e fox-trot.
Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos)
A partir do dia 8 de junho (quarta-feira), abrem as inscrições para Caravanas Sinos de Vitoria (ES), Mogi das Cruzes (SP) e Recanto Maestro (RS). Parte do conjunto de ações do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, as Caravanas Sinos oferecem atividades presenciais em cidades de todas as regiões do Brasil. Voltadas para a capacitação de professores, monitores, instrumentistas, alunos e maestros das orquestras dos projetos sociais, essas atividades envolvem as linhas de ação do projeto no formato de oficinas intensivas. As Caravanas se propõem, ainda, a oferecer oficinas de produção de óperas para as instituições que tenham interesse em abordar esse gênero, com foco na formação de profissionais nas áreas artística e técnica e em oferecer espetáculos para a população da cidade.
Informações em: https://caravana.sinos.art.br/
Um Novo Olhar (UNO)
Ainda nesta semana, no dia 10 de junho (sexta-feira), se iniciam as inscrições para a ação Um Novo Olhar – Painéis Funarte-UFRJ de Regência Coral – Campina Grande (PB). A oficina é voltada para a capacitação em direção de coros infantojuvenis, com duração de quatro dias e será ministrado pelas professoras Silmara Drezza e Juliana Melleiro. Serão abordados aspectos relativos à regência coral, dinâmica de ensaio, técnica vocal, leitura de repertório, bem como a prática musical com crianças de Campina Grande. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site www.umnovoolhar.art.br.
Entre os dias 5 e 8 de julho de 2022 o Painel UFRJ-Funarte de Regência Coral será realizado na cidade de Campina Grande (PB), na Universidade Federal de Campina Grande com atividades voltadas para regência de coro infantojuvenil.
Programa Arte de Toda Gente
Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | Curadoria: Escola de Música da UFRJ