Notícias
“Limítrofe”, espetáculo que aborda saúde mental com humor e drama, estreia no Teatro Dulcina
Espetáculo "Limítrofe" / Divulgação
O Teatro Dulcina - espaço cultural da Funarte no Rio de Janeiro - apresenta o espetáculo teatral Limítrofe, de 3 a 26 de outubro. A peça, que tem apoio do Programa Funarte Aberta, aborda a saúde mental a partir do humor, drama e poesia.
Com texto original de Oscar Calixto e direção de Daniel Dias da Silva e Anderson Cunha, a "dramédia" – peça com elementos de drama e comédia ao mesmo tempo – tem como tema central o universo das patologias psíquicas. Ela sugere um convite ao público para a reflexão sobre julgamentos apressados quanto ao sofrimento alheio e o modo como a sociedade lida com ele.
A temporada é de quinta-feira a sábado às 19h e, aos domingos, às 18h. Com classificação 14 anos, a montagem tem 1h15min de duração. Há venda de ingressos on-line (link abaixo) ou na bilheteria.
Encontro de situações-limite - “Limítrofe” narra a história de três personagens, que se encontram por acaso, no telhado de um prédio de 20 andares, cada um com seu desespero e na intenção de tirar a própria vida. O encontro entre uma bailarina – Malu Falangola –, um ator de TV – Raphael Najan – e um escritor – Oscar Calixto – , com suas dores e conflitos internos, desencadeia uma série de discussões filosóficas e existenciais, que terminam de forma inesperada. No texto, predomina a busca pela sensibilidade.
A proposta é, além de gerar entretenimento, que o espetáculo seja um espaço de conscientização sobre os distúrbios mentais, como o transtorno de personalidade limítrofe, mais conhecida como “transtorno de personalidade borderline” (TPB). “Ele é é marcado por instabilidade emocional e impulsividade autodestrutiva”, destaca o autor. “A trama questiona o que leva as pessoas à exaustão emocional e ao tipo de sociedade que temos construído neste século”, acrescenta. Cada sessão conta com um(a) convidado(a) especial (mulher ou homem) que será revelado apenas durante a encenação.
Em todas as 15 apresentações ao longo do mês, 10 %dos ingressos serão distribuídos para ONGs, estudantes da rede pública e profissionais da saúde. Estão previstos também quatro debates com especialistas em saúde mental – psiquiatra, psicanalista e psicólogo(a) –, em sessões a serem definidas.
Serviço
Espetáculo “Limítrofe”
De 3 a 26 de outubro, de quinta-feira a domingo
Horários: quinta, sexta e sábado às 19h | Domingo às 18h
Classificação etária: 14 anos
Ingressos: R$ 60 | Meia-entrada: R$ 30 | Vendas no site Sympla e na bilheteria
Duração: 75 minutos
Teatro Dulcina - R. Alcindo Guanabara, 17 - Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Mais informações pelo Instagram @espetaculolimitrofe