Notícias
“A Contadora de Filmes” retorna aos palcos da Funarte MG na programação da Mostra Atrás do Pano
Espetáculo “A contadora de filmes” / @fotografandoteatro
Primeiro trabalho solo da atriz Myriam Nacif, fundadora do Grupo Atrás do Pano, “A Contadora de Filmes” é um espetáculo que aborda a memória, a resistência da imaginação e a força do feminino. A montagem faz sua segunda temporada na Mostra Atrás do Pano – 3ª Edição, de 10 a 13 de outubro, na Funarte MG, e conta com apoio do Programa Funarte Aberta.
Baseado na obra homônima do escritor chileno Hernán Rivera Letelier, “A Contadora de Filmes” é narrada pelo olhar feminino de Maria Margarida, uma menina com o dom de recontar filmes e que, através da oralidade, encontra na imaginação um caminho para superar a pobreza e o drama familiar em um vilarejo cercado por minas de sal. “Mais do que uma fábula, a obra revela a potência da arte para transformar realidades e preservar a memória de um povo", afirma a produção do espetáculo.
Em 2019, o núcleo criativo da peça esteve no Chile, onde se encontrou com o autor Hernán Rivera Letelier e percorreu desertos de sal e cidades citadas no livro. Dessa vivência nasceu a autorização e a inspiração direta para a adaptação, que busca traduzir para a cena não apenas a narrativa literária, mas também sua metáfora poética e social. A atriz relata que a identificação com a personagem foi imediata, tanto pela força feminina da personagem como por sua vivência pessoal de contar histórias quando criança – tradição, aliás, cara ao Atrás do Pano.
A transposição para o teatro foi conduzida pelo dramaturgo Francisco Falabella Rocha, pesquisador das relações entre literatura e cena. A direção é de Fábio Furtado, que explora a multiplicidade de corpos em diálogo com a dureza do deserto. A música original, assinada por Rafael Martini, evoca a sensação do tempo dilatado, enquanto o artista plástico Paulo Thielmann recria poeticamente a casa, o cinema e o povoado chileno por meio da cenografia e dos figurinos. A iluminação, de Ciro Thielmann e Jésus Lataliza, traz ao palco a atmosfera do cinema, inserindo sutilmente os filmes não contados.
Serviço
Espetáculo “A contadora de filmes”
13 de outubro de 2025
Segunda, às 19h.
Local: Funarte MG - Rua Januária, 68, Centro.
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada)
Vendas no Sympla