Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Funarte
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação (LAI)
    • Institucional
      • Apresentação
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Base Jurídica
      • Quem é Quem
      • Horário de Atendimento
      • Governança Institucional
      • Comissão de Ética da Funarte
      • Representações Regionais
      • Cedoc
      • Identidade Visual
    • Ações e Programas
    • Participação Social
      • Ouvidoria
    • Auditorias
      • Processos de Auditorias Anuais de Contas
      • Auditoria Interna
      • Auditorias Realizadas pela Controladoria-Geral da União (CGU)
    • Corregedoria
    • Convênios e Transferências
      • Convênios e Instrumentos Congêneres
      • Termos de Execução Descentralizada (TED)
      • Termos aditivos
      • Dispensa de Celebração de Termo de Execução Descentralizada
    • Receitas e Despesas
      • Despesas com Ações de Desenvolvimento de Pessoas
      • Relatórios - 2000 a 2020
      • Receitas e Despesas
    • Privacidade e Proteção de Dados
      • Programa de Governança em Privacidade - PGP
      • Instituição do Comitê de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
      • Formulário de Comunicação à ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados)
    • Licitações e Contratos
      • Portal da Transparência
      • Concorrência
      • Contratações Diretas
      • Contratos
      • Convite
      • Plano de Contratações Anuais
      • Plano de Logística Sustentável
      • Pregões
      • Tomada de Preços
      • Edital de Notificação
    • Emissão / Pagamento GRU
    • Funarte em números
    • Demonstrações Contábeis
    • Servidores
      • Empregados Terceirizados
    • Informações Classificadas
    • Transparência e Prestação de Contas
      • Exercício 2025
      • Exercício 2024
      • Exercício 2023
      • Exercício 2022
      • Exercício 2021
      • Exercício 2020
    • Serviços de Informação ao Cidadão – SIC
    • Painel Lei de Acesso à Informação
    • Fala.BR
    • Perguntas Frequentes
      • Espaços Culturais
      • Ouvidoria
      • Espaços Culturais
      • Lei de Acesso à Informação - LAI
      • Busca LAI
      • Perguntas e Respostas da Lei de Acesso à Informação - LAI
    • Dados Abertos
      • Dados Abertos
    • Editais de Movimentação de Força de Trabalho
      • Edital 529/2025 - Analista - Divisão de Cadastro e Pagamento. DICAP
      • Edital nº 478/2025 - Divisão de Engenharia ( Engenheiro Civil)
      • Edital No. 413/2025 - Analista Administrativo - Divisão de Cadastro e Pagamento / Dicap (CANCELADO
      • Edital nº 410/2025 - CD-SP - Administrador (São Paulo)
      • Edital No. 409/2025, Coordenação de Orçamento, Finanças e Contabilidade - Cofin
    • Boletim Interno de Pessoal
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2024
      • 2025
    • Sistema Eletrônico de Informações - SEI
      • Pesquisa Pública do SEI
      • Reestruturação das Unidades Administrativas
  • Áreas Artísticas
    • Artes Integradas
    • Artes Visuais
    • Circo
    • Dança
    • Música
    • Teatro
  • Assuntos
    • Notícias
      • Todas as Notícias
      • Notícias por tema
      • Notícias Antigas
    • Discursos da Presidenta
    • Brasil das Artes: Uma Política Nacional - Texto-base
      • “Brasil das Artes: Uma Política Nacional” - Texto-base
    • Funarte 50 anos
    • Pesquisa de Fomento às Artes no Brasil
    • Fomento às Artes Balanço 2023
    • Espaços Culturais
    • Edições Funarte
      • Solicitar doação de livro publicado pelas Edições Funarte
    • Documentos Históricos
    • Pesquisa Artes Visuais
      • Consultar Catálogos - Salão Nacional de Artes Plásticas 1978-1995
      • Consultar os catálogos da Rede Nacional FUNARTE de Artes Visuais oriundos dos projetos apoiados na 9º e 10º edições do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais
      • Consultar Dicionário Técnico da Fotografia Clássica
    • Programação Funarte
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Carta de Serviços ao Cidadão
      • Carta de Serviços ao Cidadão
    • Ouvidoria
      • Certificados do Ouvidor
  • Composição
    • Ministério da Cultura
    • Presidência I PRESI
      • Gabinete de Gabinete I CGAB
      • Procuradoria Federal | PF-FUNARTE
      • Auditoria Interna | AUDIT
      • Ouvidoria I OUV
      • Corregedoria I CORREG
      • Coordenação-Geral de Comunicação I CGCOM
      • Coordenação-Geral de Difusão I CGDIF
    • Diretoria Executiva I DIREX
      • Coordenação-Geral de Fomento I CGF
      • Coordenação-Geral de Patrimônio e Tecnologia I CGPT
      • Coordenação-Geral de Orçamento e Administração | CGOA
      • Coordenação de Planejamento e Governança I COPLAG
      • Comissão de Ética da Funarte | CEF
    • Centro de Circo I CECIRCO
      • Coordenação de Programas para o Circo I COPCIRCO
      • Coordenação da Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha I ENCLO
    • Centro de Artes Visuais | CEAV
      • Coordenação de Programas para as Artes Visuais | COPAV
      • Coordenação Setorial de Artes Visuais | COAV
    • Centro de Música | CEMUS
      • Coordenação de Programas para Música | COPMUS
      • Coordenação Setorial de Música Popular | COMUSP
      • Coordenação Setoral de Ópera e Música Concerto | COMUC
    • Centro de Dança | CEDANÇA
      • Coordenação de Programas para a Dança I COPDANÇA
      • Coordenação Setorial de Dança I CODANÇA
      • Setor do Teatro Cacilda Becker I STCB
    • Diretoria de Memória, Pesquisa e Produção de Conteúdos | DIMEMO
      • Coordenação do Centro de Documentação e Pesquisa | CEDOC
      • Coordenação de Programas para Pesquisa e Produção de Conteúdos | COPCON
  • Fomento às Artes
    • Editais abertos
      • Programa Funarte Aberta 2025 - Ocupação dos Espaços Culturais da Funarte no Rio de Janeiro
      • Programa Funarte Aberta 2025 - Ocupação dos Espaços Culturais da Funarte MG E SP
    • Editais em andamento
      • Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes 2025
    • 2025
      • Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes 2025
      • Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2025
      • Bolsa de Investigação Magaly Muguercia 2025-2027
      • Programa Ibercena - Convocatória 2025-2026
      • Programa Ibercena - Confluências das Artes Cênicas Afro Ibero-americanas e da Diáspora
      • BOLSA FUNARTE BRASIL CONEXÕES INTERNACIONAIS 2025 - TEMPORADA CULTURAL BRASIL-FRANÇA: Participação de jovens criadores(as) no Festival OFF Avignon e na Bienal de Dança de Lyon
      • BOLSA FUNARTE BRASIL CONEXÕES INTERNACIONAIS 2025 TEMPORADA CULTURAL BRASIL-FRANÇA: Participação em eventos
      • Programa Ibermúsicas - Convocatórias 2025
    • 2024
      • Programa Funarte Aberta 2025 - Ocupação dos Espaços Culturais da Funarte no Rio de Janeiro
      • Programa Funarte Aberta 2025 - Ocupação dos Espaços Culturais da Funarte MG E SP
      • Processo Seletivo para Ingresso no Curso Técnico em Artes Circenses da Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (ENCLO) - Turma 2025-2026 / Bolsa Cultural
      • Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia – 17ª Edição
      • Bolsa Funarte Residência Artística na ENCLO
      • Programa Retomada Cultural RS - Bolsa Funarte de Apoio a Ações Artísticas Continuadas 2024
      • Bolsa Funarte Brasil Conexões Internacionais 2024
      • Programa Ibercena 2024
      • Edital de Mobilidade Cultural - MinC / Funarte - Programa de Intercâmbio Cultural
    • 2023
    • 2022
    • 2021
    • Editais Anteriores
  • Central de Conteúdo
    • Plataforma Rede das Artes
    • Programa Nacional de Apoio à Cultura - PRONAC
    • Incentivo e Apoio às Artes
    • Divisão de Preservação - DIPRE
    • Solicitar Reprodução de Acervo do Centro de Documentação
  • Serviços
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Programação Funarte Programação de 31/10 a 06/11
Info

Programação de 31/10 a 06/11

De 31/10 até 06/11/2025
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 31/10/2025 15h37
  • Programação

    Foto: Espetáculo “O Julgamento de um Homem Bom” - Grupo Matamoscas Teatral / Divulgação

    RIO DE JANEIRO

    ARTES INTEGRADAS

    Dança – Teatro – Circo – Música

    “Oficina de Iluminação Cênica Ponto de Encontro de Fazedores de Arte”

    Ministrante: João Gioia – artista iluminador especialista

    29 de setembro a 22 de dezembro de 2025, às segundas-feiras

    Horário: 14h às 17h

    Inscrições abertas

    No curso, o artista e técnico João Gioia tem como proposta criar uma experiência teórico-prática, que vai além da técnica: explora a luz como ferramenta criativa e expressiva em teatro, circo, dança, música e outras linguagens; e integra teoria, prática e acessibilidade. Há chance de participação semipresencial, online, ao vivo. Com mais de 20 anos no ramo, Gioia foi indicado a diversos prêmios. Une experiência prática, inovação e pesquisa, com uma formação sólida. “Destinada a artistas, técnicos, educadores e estudantes de artes cênicas outras linguagens, tanto iniciantes, a partir de 16 anos, quanto profissionais experientes, a Oficina de Iluminação Cênica Ponto de Encontro de Fazedores de Arte proporciona um mergulho na arte e técnica da iluminação de espetáculos”, resume a ementa.

    Sobre João Gioia

    Carioca, o iluminador, ator, professor e artista de teatro João Gioia é Bacharel em Artes Cênicas e em Docência. Trabalhou na iluminação do espetáculo As Comadres, dirigido por Ariane Mnouchkine, colaborando com Hugo Mercier Bosseny, com temporada em Paris (FR), na sede do Théâtre du Soleil – espetáculo indicado no Prêmio Melhor Desenho de Luz – Musical, do Broadway World Awards (2019), entre outros. Foi também indicado ao Prêmio Shell 2024 – Melhor Iluminação, por Sidarta. Foi professor de iluminação na Escola Spectaculu – direção artística de Gringo Cardia, Marisa Orth e Vik Muniz. Trabalhou como assistente de renomados iluminadores brasileiros, como Aurélio de Simoni, Paulo Cesar Medeiros, Renato Machado e Tomás Ribas e em companhias teatrais reconhecidas.

    Público-alvo: Maiores de 16 anos, artistas, estudantes e profissionais interessados em iluminação cênica

    Investimento: R$ 400 por mês – desconto de 10% para pacote de três meses

    Local: Centro Técnico de Artes (CTA) – Fundação Nacional de Artes – Funarte

    Endereço: Rua do lavradio, 54, Centro – Rio de Janeiro (RJ)

    Calendário

    • Setembro – 29/9 – aula inaugural

    • Outubro – 4 encontros – dias 6, 13, 20 e 27

    • Novembro – 4 encontros – dias 3, 10, 17 e 24

    • Dezembro – 4 encontros – dias 1, 8, 15 + Formatura

    Mais informações e inscrições a partir da página neste link

    Realização: Ponte das Artes Produções | Apoio: Programa Funarte Aberta

    Dança – Teatro – Circo – Música

    Oficinas

    Projeto “Te Espero lá no Cacilda”

    Teatro e circo, dança contemporânea e percepção do movimento

    Até dia 27 de novembro de 2025

    Toda segunda-feira

    Para pessoas com e sem deficiências, físicas ou intelectuais, as oficinas de dança e teatro incluem técnicas de música e circo. Está previsto no projeto, ainda, um espetáculo no teatro, no final do ano, com os participantes apresentando o resultado das pesquisas artísticas desenvolvidas.

    Oficina de Teatro e Circo

    Horário: das 13h30 às 15h

    Coordenação: Rubens Gripp | Ministração: Angélica Gomes | Colaboração: estagiários da Angel Vianna Escola e Faculdade

    Oficina de Dança Contemporânea e Percepção do Movimento

    Com a Pulsar Cia. de Dança

    Horário: das 15h30 às 17h.

    Coordenação Geral e Direção: Maria Teresa Taquechel y Saiz

    Coordenação Musical: Thelma Alvarez

    Ministrantes parceiros: bailarinos Lilian Lima e Sergio Menezes.

    Número de vagas: 15 em cada curso

    Coordenação Geral e Direção: Maria Teresa Taquechel y Saiz

    Oficina de Teatro e Circo

    Coordenado por Rubens Gripp, fundador da oficina e do grupo Teatro Novo, o workshop é realizado pela professora Angélica Gomes. A proposta é desenvolver e apresentar o trabalho de um coletivo de teatro de atores/atrizes e produtores(as) de cultura com deficiências que, em sua maioria, ou tem síndrome de Down ou autismo, e/ou são cadeirantes. “É uma oficina que busca o desenvolvimento artístico e de criação, por meio das singularidades de cada um. O projeto também sensibiliza o público sobre o potencial de criação das pessoas com deficiência e o que podem desenvolver em teatro. Isso gera uma mudança de olhar sobre os atores e produtores com deficiência e o fazer artístico: quebra ideias preconceituosas de que “pouco eles poderiam fazer” ou de que “nada haveria de se aprender com eles” diz a sinopse.

    Oficina de Dança Contemporânea e Percepção do Movimento

    Coordenada pela bailarina, coreógrafa Maria Teresa Taquechel y Saiz, diretora da Pulsar Cia. de Dança – que também atua como oficineira – o trabalho articula conteúdos sobre a percepção do movimento e da dança contemporânea com estímulo à pesquisa corporal e ao desenvolvimento dos processos criativos. O foco é “ampliar a consciência sobre as relações internas do corpo; o meio em que está inserido; e a expressão de cada pessoa”. Busca-se, ainda, “enriquecer o repertorio corporal de cada participante e promover a troca/conexão com o espaço e as pessoas ao redor”. Concebido pela Pulsar Cia. de Dança, o projeto tem como coordenadora musical Thelma Alvares, professora da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também oficineira, ela desenvolve uma pesquisa musical com os(as) participantes, em se integram dança e música.

    Os(as) ministrantes

    Pesquisadora do movimento, Maria Teresa Taquechel y Saiz é mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e formada em Dança Contemporânea pela Angel Vianna Escola e Faculdade de Dança, da qual é membro associado e onde lecionou e coordenou a Pós-graduação em Corpo, Educação e Diferenças. Tem formação em Recuperação Motora e Terapia Através da Dança e no Método Feldenkrais. É diretora, coreógrafa e bailarina da Pulsar Companhia de Dança, desde sua fundação, em 2000 – em nome da qual recebeu o prêmio Ordem do Mérito Cultural 2004. A professora tem como foco: dança contemporânea, acessibilidade, conscientização através do movimento e criação coletiva.

    Angélica Gomes é atriz, palhaça, trapezista, bailarina brincante e educadora, o grupo Teatro de Anônimo desde sua fundação. É formada pela Escola Nacional de Circo (Funarte) onde se especializou em números aéreos e pela Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna É licenciada em dança pela Faculdade de Dança Angel Vianna (2011). Com vasta experiência teatral e circense, em 2023, Maria Angélica idealizou e protagonizou o espetáculo infantil Dando Ouvidos, entre outros. Sua carreira é marcada pelo compromisso com a arte e a educação. Ministra oficinas de circo e teatro para crianças e famílias, como a Circo em Família, (2020), que buscou uma experiência criativa e divertida nas residências.

    Thelma Alvares – Professora titular da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ), no curso de Licenciatura em Música e no Bacharelado em Musicoterapia, dedica-se, por meio da educação musical e da promoção da diversidade e da arte, a derrubar preconceitos e a construir novas percepções e oportunidades para a inserção social de grupos desfavorecidos. Fez estágio de pós-doutorado em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz. Bacharel em Musicoterapia – Conservatório Brasileiro de Música (CBM) – e doutora em Educação Musical/Musicoterapia (Universidade de Miami), escreveu livros interdisciplinares sobre estes temas. Entre suas várias especializações, está Saúde Mental (UFRJ). É mestra em Terapias Expressivas (Lesley College). Foi coordenadora do Curso de Especialização em Terapia das Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

    Lilian Lima - Bailarina, professora e pesquisadora em dança, é licenciada na área pela Angel Vianna. Estudou no Centro de Formação Artística de Rio das Ostras (RJ). Foi bailarina na Cia. de Dança Baía Formosa, na Catarse Cia. de Dança e Arte, na Cia. Gente e no Grupo Performance. Trabalhou como professora de dança em escolas e empresas de artes. Desde 2020, promove o projeto Corpo Livre, que disponibiliza aulas de Consciência Corporal. Realiza um trabalho voluntário de aulas dessa disciplina no Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB), desde 2023. É uma das idealizadoras do Coletivo de arte, pesquisa, educação e saúde Rememoriar.

    Sergio Menezes - Professor, bailarino e coreógrafo e produtor de danças urbanas desde 2013, foi intérprete-criador da Cia. DançaRio. Já foi dançarino e coreógrafo em trabalhos para empresas de marcas conhecidas. É membro da Comissão Artística de Dança Show no Sindicato dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro (SPDRJ). É considerado pioneiro na profissionalização da K-performance no Brasil. Produziu e idealizou vários eventos reconhecidos de K-pop e cultura Coreana. Foi jurado em vários festivais ligados a esse gênero. É graduado em Marketing e pós-graduado em Neurociência do Desenvolvimento, com MBA em Comunicação e Marketing.

    Parcerias: Programa de Estágios do Curso de Licenciatura em Dança da Angel Vianna Escola e Faculdade

    Projeto Musidança – Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB – UFRJ).

    Inscrições gratuitas: realizadas em entrevistas, marcada pelo Whatsapp (21) 999735534

    Local: Teatro Cacilda Becker
    Endereço: Rua do catete, 338 - Catete – Rio de Janeiro (RJ) | Próximo à Estação do Metrô Largo do Machado

    Leia mais aqui, na Seção Notícias do site da Funarte

    DANÇA

    Espetáculo “Matéria”

    24 de outubro a 2 de novembro de 2025, de sexta-feira a domingo

    Horários: Sextas-feiras: 19h30 | Sábados e domingos: 18h

    O espetáculo, a mais nova criação da Esther Weitzman Companhia de Dança, tem como proposta um mergulho dos sentidos humanos na energia e nas formas do movimento. Na obra, os meios de construção da coreografia resultam em uma enorme liberação e compreensão da energia associada ao movimento, transformando a cena em uma dança vigorosa. A questão da energia física, vital, e da dinâmica do grupo acompanha todo o roteiro. Há um desafio para os(as) intérpretes-criadores: reimaginar o espaço-tempo, por meio do fluxo contínuo do movimento; e operar com suas intensidades”, diz o grupo. A interação do elenco e a alternância de movimentos ensaiados com improviso geram um jogo de movimento, novo a cada apresentação. O projeto celebra o trabalho contínuo de 26 anos da companhia.

    A Esther Weitzman Cia. de Dança

    Elogiada pela crítica e pelo público, a Esther Weitzman é um dos grupos de dança contemporânea mais longevos do país. Esther fundou seu Studio Casa de Pedra-Centro de Educação e Arte do Movimento no Rio de Janeiro (RJ), em 1992. Este se tornou sede da companhia – que ela criou, em 1999. O coletivo recebeu indicações de melhores espetáculos na imprensa e foi contemplado em diversos editais municipais, estaduais e federais. Suas mais recentes criações incluem Breve ; a infantojuvenil Iolanta, a princesa de vidro – prêmio Melhor Coreografia do CBTIJ; Desenho do Tempo e Presenças na Ausência – com a Cia. de Ballet da Cidade de Niterói; Silêncio Turbulento; e As Histórias que Inventamos Sobre Nós, indicado como um dos melhores de 2019, por O Globo e ao Prêmio Cesgranrio de Dança; entre outras.

    A diretora

    Esther Weitzman é especialista em Arte e Filosofia pela PUC-Rio – e formada em Dança na Faculdade Angel Vianna. É professora de lá e desde o ano 2000, de Dança Contemporânea na PUC. Seu trabalho une a criação coreográfica à pedagogia da dança e à formação de atores, bailarinos e coreógrafos. Em muitos projetos teatrais foi bailarina, diretora de movimento e coreógrafa – ofício no qual ganhou vários prêmios, indicações e reconhecimento. Há décadas, tem sido convidada para realizar oficinas de dança e coreográfia e residências artísticas, em várias cidades. Foi coreógrafa de óperas, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Fidélio, dirigida por Roberto Renault e O Trovador, com direção de Bia Lessa – e, no Theatro Municipal de São Paulo, Aída com direção de Bia Lessa.

    Classificação indicativa: 12 anos 

    Ingressos: R$ 60 | Meia entrada : R$ 30

    Vendas no site www.sympla.com.br e na bilheteria

    Local: Teatro Cacilda Becker

    Endereço: Rua do Catete, 338, Catete – Rio de Janeiro (RJ) – Próximo ao Metrô Largo do Machado

    Concepção, Coreografia e Direção: Esther Weitzman | Bailarinas e bailarinos Criadoras(es): Bia Peixoto, Edney D’Conti, Fagner Santos, Milena Codeço e Rodrigo Gondim | Bailarino Criador Stand-in: Pedro Quaresma | Colaboração Artística: Alexandre Bhering | Preparação Corporal: Bruna Fiuza | Professores Oficineiros: Gabi Patrício, Giselda Fernandes, Luciana Bicalho, Paulo Marques, Renata Versiani e Toni Rodrigues | Desenho de Luz: Sara Fagundes | Trilha Sonora: Gabriel Salsi e João Mello | Música utilizada: “Neon 1: Shinjuku” de Hannah Peel | Direção de Produção: Marcelo Cabanas | Operação de Luz: Sara Fagundes | Assistência de Iluminação: Rodrigo Gilla | Operação de Som: Gabriel Salsi | Costura: Joelma Coimbra / Alzeni Maria da Costa | Projeto Gráfico: Flavio Pereira | Arte da Capa: Luana Gutmacher | Figurino: Manuela Weitzman | Fotografia: Renato Mangolin | Versiani / Toni Rodrigues | Vídeo e Teaser: Semear Filmes | Assessoria de Imprensa: Marina Mello | Mídias Sociais: Rodrigo Gilla | Realização: Esther Weitzman Companhia de Dança | Apoio: Programa Funarte Aberta

    Mais informações: E-mails: weitzmanproducao@gmail.com e weitzmandanca@gmail.com | Whats.: (21) 988968305

    TEATRO

    Espetáculo Pra eu parar de me doer

    Datas: 17 de outubro a 2 de novembro de 2025

    Horários: sexta-feira e sábado, 19h30; domingo, 18h30

    A obra narra a história de um homem que, abandonado por seu companheiro, precisa transmutar a dor da perda – algo muito difícil, em especial por causa do preconceito com o amor entre pessoas lgbtqiapn+. A montagem, da Companhia Poiésis de Teatro, ficou entre as três mais bem colocadas no Festival do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated – RJ), em 2024. O personagem vivencia questionamentos: como se refazer depois que um grande amor se vai? Como enfrentar esse luto? Como ouvir o eco da própria voz, reverberando no vazio? Solitária, essa pessoa vaga pela madrugada fria e nebulosa de uma cidade deserta, experimentando o sofrimento, em seu sentido mais agudo. Seu objetivo é, na busca pelo amor perdido, reencontrar o que sobrou de si após o rompimento.

    Teatro Glauce Rocha - Sala Murilo Miranda

    Endereço: Av. Rio Branco, 179, 8º andar – Centro, Rio de Janeiro (RJ)

    Classificação: 14 anos

    Ingressos: R$ 40 | Meia-entrada R$ 20 | Vendas no site Sympla, aqui, neste link, e na bilheteria 

    Duração: 60 min

    Direção, dramaturgia e trilha sonora: Raiff Magno, a partir da obra de Caio Fernando Abreu | Atuação: Tiago Cavalcante | Assistência de direção: Dayse Cervai | Direção de arte: Raiff Magno | Programação visual e operação de áudio: André Marinho | Iluminação: Victor Tavares | Realização: Companhia Poiésis de Teatro | Uma produção Catânia Produções Artísticas LTDA. | Apoio: Programa Funarte Aberta

    Mais informações: Rede social: instagram.com/ciapoiesisdeteatro – E-mail: ciapoiesisdeteatro@gmail.com

    Espetáculo

    “Teatro a Vapor”

    Única apresentação - 31 de outubro, sexta-feira, às 19h

    Preços populares

    A montagem é uma adaptação de cenas das últimas peças teatrais escritas pelo dramaturgo, crítico teatral, articulista, cronista, contista e poeta carioca Artur Azevedo (1855 – 1908), um dos nomes de maior destaque da história do teatro brasileiro. A realização é do Núcleo de Teatro da Melhor Idade do Coletivo Sem Ribalta, composto por atores e atrizes de experiência e talento consolidados, com idades entre 60 e 85 anos. Na obra, o grupo utiliza o humor, o dinamismo e o sarcasmo – característicos do autor – para tecer um retrato crítico e satírico das convenções sociais. “Mesmo compostos pelo homenageado entre 1872 e 1907, os textos permanecem atuais. O espetáculo foi especialmente elaborado para encantar e divertir o público de todas as idades”, comenta a produção.

    Classificação indicativa: Livre

    Ingressos: R$ 10 | Meia-entrada: R$ 5 | Vendas na bilheteria

    Duração: 50 minutos

    Local: Teatro Glauce Rocha

    Endereço: Av. Rio Branco, 179, Centro, Rio de Janeiro (RJ) | Próximo à Estação do Metrô

    Direção: Ana Paula Casares e Limachem Cherem | Direção Musical: Antonio Sciamarelli | Direção de Movimento: Simonne Alves | Realização: Coletivo Sem Ribalta e Tapume Produções | Apoio: Programa Funarte Aberta

    Mais informações: Redes sociais: www.instagram.com/semribalta/ | Whats.: (21) 99985-7034

    Ensaio aberto do Espetáculo

    “Jardins de Andara”

    1 e 2 de novembro de 2025, sábado e domingo

    Horários: sábados às 19h e domingos às 18h

    A peça é baseada no livro Os Jardins e a Noite, do escritor paraense Vicente Franz Cecim. Apresenta Jacinto, um idoso cego que relembra o passado e preenche com imaginação as lacunas da memória, morador de uma cidade amazônica, Santa Maria do Grão Pará, em um local entre a cidade e a mata. Ele espera, na janela, a volta de uma ave anunciada: o Curau. Como um profeta, o personagem guarda memórias dessa região, de um tempo em que ele “ainda não enxergava de fato” ... Jacinto ouve no vento histórias do local; conta, a quem chega, suas esperanças; e ouve e sente a presença de algo maior, que nos observa: o nome disso é ‘Andara’.

    Sobre Vicente Franz Cecim – O escritor nasceu em 1946, em Belém, onde também faleceu, em 2021. Seu estilo é considerado prosa poética – chamado até de “poesia em prosa”. Com linguagem mítica, épica e de realismo fantástico/mágico, aproveita mitos e até os cria. Nele, as imagens figurativas e a musicalidade são tão importantes quanto o enredo. O conjunto dos seus livros, pela vastidão e interligação dos enredos, pode ser definido como "obra-mundo" – a qual o autor chamou de Viagem a Andara.

    Teatro adulto – Classificação indicativa: 12 anos

    Entrada gratuita | Convites disponíveis na bilheteria do teatro no dia da apresentação | Sujeito a lotação

    Duração: 70 minutos.

    Bate-papo no final da apresentação com o público interessado

    Local: Teatro Glauce Rocha

    Endereço: Av. Rio Branco, 179, Centro, Rio de Janeiro (RJ) | Próximo à Estação do Metrô

    Texto original: Vicente Franz Cecim | Dramaturgia: And Romano | Direção: Mika Makino | Atuação: Eli Emiliano Corrêa | Direção de Arte: Marianna Ladeira | Cenário: Kíssila Brasiliano e Marianna Ladeira | Figurino: Marianna Ladeira | Pesquisa Musical e Trilha Sonora: Carla Muzag | Preparação Vocal: Carla Muzag | Iluminação: Fernanda Mantovani | Direção de Produção: Eli Emiliano Corrêa | Consultoria em Produção Executiva: Inspira Projetos Artísticos | Fotografia: Daniela Dacorso | Realização: Nossa Criação | Apoio: Fundação Nacional de Artes – Funarte – Ministério da Cultura, por meio do Programa Funarte Aberta 2025 | Parcerias: Inspira Projetos Artísticos | Carla Muzag | Daniela Dacorso

    Mais informações: Instagram - @jardinsdeandarateatro | Cel./WhatsApp: (21) 976225565 | 

    Telefone fixo: (21) 22490745 | Emails – elicorrea.bar@gmail.com | nossacriacao.arte@gmail.com

    Espetáculo

    “Limítrofe”

    Temporada prorrogada - 3 de outubro a 9 de novembro, de quinta-feira a domingo

    Horários: quinta, sexta e sábado às 19h | Domingo às 18h

    A obra aborda a saúde mental, com humor e drama. Estão previstas também rodas de conversa com especialistas no tema. A "dramédia" – peça com elementos de drama e comédia ao mesmo tempo – tem como tema central o universo das patologias psíquicas. De forma poética, sugere um convite ao público para a reflexão sobre julgamentos apressados quanto ao sofrimento alheio e o modo como a sociedade lida com ele. Traz três personagens, que se encontram por acaso, no telhado de um prédio alto, cada um com seu desespero e na intenção de tirar a própria vida. O encontro entre uma bailarina, um ator de TV e um escritor, com suas dores e conflitos internos, desencadeia uma série de discussões filosóficas e existenciais, que terminam de forma inesperada.

    Classificação etária: 14 anos

    Ingressos: R$ 60 | Meia-entrada: R$ 30 | Vendas no site Sympla – clique aqui neste link e na bilheteria | Dez por cento de todos os ingressos serão distribuídos para ONGs, estudantes da rede pública e profissionais da saúde.

    Duração: 75 minutos

    Local: Teatro Dulcina

    Endereço: Rua Alcindo Guanabara, 17, Centro – Rio de Janeiro (RJ)

    Texto: Oscar Calixto | Direção Daniel Dias da Silva e Anderson Cunha | Elenco: Malu Falangola, Raphael Najan e Oscar Calixto | Realização: Baco Produções Artísticas e Babik Produções | Coprodução: B&C Produções Artísticas | Apoio: Programa Funarte Aberta | Mais informações: Instagram: @espetaculolimitrofe | Baco Produções Artísticas: @bacoproducoesartisticas | Babik Produções Artísticas: @babikproducoesartisticas | B&C Produções Artísticas: @bcproducoesartisticas | Para a imprensa: Marrom Glacê Comunicação | Tel.: 21 997455237 – 21 991362225 | E-mail: contato@marromglaceassessoria.com.br

    Espetáculo

    “Quarto de Empregada”

    1 a 30 de novembro

    Horários: sábados às 19h30h e domingos às 18h30h.

    O texto, de Roberto Freire, retrata uma noite de espera e desilusão: Suely, uma jovem grávida, aguarda Argemiro, seu namorado, que diz ser militar de carreira, com quem planeja viver. Sua colega de quarto, Rosa, idosa marcada pelas durezas da vida, percebe a farsa e tenta ajudar Suely, convencida de que Argemiro jamais aparecerá. A obra desvenda a dura realidade dessas duas mulheres, expondo verdades dolorosas e sonhos despedaçados dentro de um ambiente sem espaço, com atmosfera claustrofóbica onde moram: o “quarto de empregada” da casa dos seus patrões. A direção é de Lourenço Marques.

    Classificação indicativa: Livre

    Ingressos: R$ 50 | Meia-entrada: R$ 25 | Vendas na bilheteria ou pela internet, neste link

    Local: Teatro Glauce Rocha – Sala Murilo Miranda

    Endereço: Av. Rio Branco, 179, 8º andar, Centro, Rio de Janeiro (RJ)  Próximo à Estação do Metrô

    Adaptação: Elizia Gomes | Codireção: Luma Louzada | Produção: Esther Brollo \ Elenco: Elizia Gomes, Leticia Catalá, Luma Louzada, Sônia Corrêa, Esther Brollo e Duda Rocha

    Mais informações: Whats.: 21 97961-4932 | E-mail: lourencogustav@gmail.com

    MÚSICA

    Apresentação de samba

    “Bira da Vila De Vinte Em Vinte”

    8 de outubro a 26 de novembro de 2025

    Horários: quartas-feiras, às 19h 

    No Show, o cantor, compositor e produtor cultural Bira da Vila passeia pela história do samba por meio das obras mais emblemáticas dos mestres do estilo. “Percorre os principais marcos do gênero, do século XIX até hoje, em um mapeamento cronológico, que emociona e educa”, diz a sinopse. A viagem musical começa em 1875, com Joaquim Antônio da Silva Callado e Chiquinha Gonzaga, com o choro e o maxixe; passa para o início do Século XX, na famosa casa de Tia Ciata, no Rio de Janeiro, a “Pequena África”; e por nomes como Donga, Sinhô e João da Baiana; e em mais uma geração, com Pixinguinha, Paulo da Portela, Ari Barroso e Ismael Silva. “É uma verdadeira aula viva sobre memória e ancestralidade, celebrando os grandes compositores da nossa história”, conclui o texto.

    Acesse aqui a minibiografia de Bira da Vila, com links para vídeos

    Classificação indicativa: 14 anos

    Ingressos: R$ 80. Meia-entrada: R$ 40 | Vendas: site www.sympla.com.br (breve) e na bilheteria

    Local: Teatro Dulcina

    Endereço: Rua Alcindo Guanabara, 17, Centro – Rio de Janeiro (RJ)

    Realização: BV Produções | Apoio: Programa Funarte Aberta | Mais informações: Whats.: (21) 96461 9015 ou (21) 96597 0610 | E-mail: bvproducoesbx@gmail.com

    BELO HORIZONTE

    ARTES INTEGRADAS

    Espetáculo “Cangaço: Lampião em um Cordel Dançante”

    31 de outubro (sexta-feira) e 01 de novembro (sábado), às 19h30

    02 de novembro (domingo), às 18h

    O espetáculo de dança “Cangaço: Lampião em um Cordel Dançante”. A montagem, apoiada pelo Programa Funarte Aberta, entrelaça danças folclóricas e literatura de cordel para revisitar, de forma poética, os últimos dias de Lampião, Maria Bonita e seu bando pelo sertão nordestino. Os ingressos custam R$20,00, com meia-entrada.

    Sob a direção de Carlos Moreira, o espetáculo é uma criação coletiva do grupo e traz uma leitura cênica irreverente sobre o universo do cangaço, mesclando fatos históricos e expressões populares. No palco, o público é convidado a mergulhar em uma experiência que une Xaxado, Coco, Baião e Ciranda; danças que traduzem a força e o ritmo do Nordeste brasileiro. “Mais do que recontar uma história, ‘Cangaço: Lampião em um Cordel Dançante’ celebra a identidade cultural brasileira, destacando a oralidade, o corpo e o movimento como instrumentos de resistência e memória", afirma o grupo.

    Local: Funarte MG – Rua Januária, 68, Centro, Belo Horizonte/MG

    Classificação: Livre

    Ingressos pelo Sympla

    TEATRO

    Espetáculo “A Caixa Mágica”

    Datas: 01 e 02 de novembro

    Horário: 16h

    A montagem, apoiada pelo Programa Funarte Aberta, incentiva a leitura e estimula a imaginação do público ao revisitar contos de fadas clássicos sob uma nova perspectiva. A trilha sonora é executada ao vivo, convocando o público a uma experiência imersiva.

    Na releitura, Chapeuzinho Vermelho é uma menina em busca de independência, Bela torna-se uma investigadora sagaz, Branca de Neve revela-se uma glutona, e até a Bruxa Má deseja apenas ser amada. Já o Príncipe Encantado quer encontrar o verdadeiro amor, enquanto o Lobo Mau sonha com um final feliz. Todas essas histórias se entrelaçam pelas trapalhadas de um Contador distraído, que descobre, ao final, uma bela lição: “só existe final feliz quando somos livres para escolher o próprio destino.”

    De acordo com a Companhia, “a peça não subestima o olhar infantil — texto, elenco, cenário e iluminação foram criados para surpreender e despertar o interesse das crianças pela leitura. Mas os adultos também se encantam: o espetáculo traz referências sutis e bem-humoradas que dialogam diretamente com o público mais velho, tornando-se um entretenimento para toda a família”.

    Classificação: Livre

    Ingressos: R$ 52,00 (inteira) / R$ 26,00 (meia) / Promocional antecipado R$ 26,00

    Venda pelo Sympla, a partir dos links:

    – 01 de novembro

    – 02 de novembro

    Espetáculo Cabaré Vivas Vivas

    01/11 (sábado)

    19h

    Após uma primeira edição realizada na data de aniversário do mestre Bispo, em 10 de dezembro de 2024 (que também é o Dia do Palhaço), na Casa Circo Gamarra, o Cabaré Vivas Vivas chega à sua segunda edição no dia 1º de novembro de 2025, ocupando o palco da Funarte MG, em Belo Horizonte.

    “Inspirado e dedicado ao pensamento e à presença do intelectual quilombola Nego Bispo, o projeto toma emprestado o seu gesto mais generoso — o cumprimento “vivas vivas”, com o qual ele saudava o mundo — para afirmar a vida como território de criação, memória e luta. A proposta é reunir artistas de diferentes linguagens para confluir em um espetáculo que mistura circo, teatro, música e performance, reafirmando o cabaré como um espaço de invenção, crítica e liberdade", afirma a produção.

    Nesta edição, o público contará com a performance dos palhaços Marivoa, Cuscuzinho, Miçanga, Simidão, Pita, Led e Lamparina, que, com humor e poesia, evocam a força coletiva da arte popular. “O cabaré convida a rir, refletir e celebrar a vida em sua potência comunitária”, complementa.

    Local: Funarte MG – Rua Januária, 68. Centro. Belo Horizonte (MG)

    Ingressos pelo Sympla

    Valor: R$ 30 / R$ 15 (meia-entrada)

    Classificação indicativa: 16 anos

    SÃO PAULO

    ARTES VISUAIS

    Exposição “Confluências”

    De 01 a 30 de novembro de 2025

    Abertura: 01 de novembro às 15h

    Visitação: Quarta a domingo das 14h às 19h

    Com curadoria de Loly Demercian e Carmen Aranha, “Confluências” entende a arte como um campo de encontro e reflexão, reunindo linguagens, materiais e trajetórias diversas que valorizam saberes ancestrais e modos de vida não hegemônicos.

    Saiba mais

    Galeria Mario Schenberg - Complexo Cultural Funarte SP

    Classificação Livre

    DANÇA

    Dança à Deriva 2025 - 12º Encontro Latino-Americano de Dança, Performance e Teatralidades

    De 28 outubro a 02 de novembro de 2025

    De terça a domingo

    Idealizado e coordenado por Solange Borelli, o encontro reafirma sua vocação como um espaço de confluência de pensamentos e práticas contemporâneas, voltado à experimentação cênica e à diversidade estética. A edição de 2025 traz o tema da internacionalização das produções nacionais, fortalecendo redes de criação e circulação artística entre os países latino-americanos, e promovendo o intercâmbio cultural por meio de processos colaborativos.

    Com apoio do Programa Funarte Aberta, Radar Cultural e Nave Coletiva, o evento contará com apresentações diárias de companhias e artistas como Cia. Carne Agonizante (Brasil), Yanzu (Colômbia), Pseudónimo Cía. (Chile), Juan Ekeko (Bolívia/Argentina), Ballet House (Colômbia), entre outros. As sessões ocorrem sempre a partir das 18h, com ingressos acessíveis e uma programação pensada para evidenciar a potência das teatralidades latino-americanas e suas múltiplas expressões corporais.

    Complexo Cultural Funarte SP

    Veja a programação completa em www.dancaaderiva.com.br/2025

    TEATRO

    Espetáculo “O Julgamento de um Homem Bom”

    De 23 outubro a 02 de novembro de 2025

    Quinta, sexta e sábado às 20h e domingo às 19h

    Com direção e dramaturgia de Bella Rodrigues, a montagem investiga a constituição da masculinidade cis, expondo misoginias estruturais e questionando a suposta diferença entre “homens bons” e “maníacos do parque”. O espetáculo problematiza a patologização de homens agressivos e coloca em pauta os altos índices de violência contra a mulher

    Com Ana Alencar, Carlos Comédias, Franco Cammilleri, Isabella Sabino, Larissa Fujinaga e José Pedro no elenco, a peça aborda pautas do movimento feminista, "mas sem deprimir o público. O riso é explorado como uma forma de resistência política e a peça expõe a crítica com comicidade", afirma o Grupo.

    Sala Augusto Boal – Teatro de Arena Eugênio Kusnet

    Ingressos: R$ 50,00 (inteira) / R$ 25,00 (meia)

    A bilheteria abre 1h antes do espetáculo

    Classificação 16 anos

    Duração: 80 minutos

     

Programação de 31/10 a 06/11

De 31/10 até 06/11/2025
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação (LAI)
    • Institucional
      • Apresentação
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Base Jurídica
      • Quem é Quem
      • Horário de Atendimento
      • Governança Institucional
      • Comissão de Ética da Funarte
      • Representações Regionais
      • Cedoc
      • Identidade Visual
    • Ações e Programas
    • Participação Social
      • Ouvidoria
    • Auditorias
      • Processos de Auditorias Anuais de Contas
      • Auditoria Interna
      • Auditorias Realizadas pela Controladoria-Geral da União (CGU)
    • Corregedoria
    • Convênios e Transferências
      • Convênios e Instrumentos Congêneres
      • Termos de Execução Descentralizada (TED)
      • Termos aditivos
      • Dispensa de Celebração de Termo de Execução Descentralizada
    • Receitas e Despesas
      • Despesas com Ações de Desenvolvimento de Pessoas
      • Relatórios - 2000 a 2020
      • Receitas e Despesas
    • Privacidade e Proteção de Dados
      • Programa de Governança em Privacidade - PGP
      • Instituição do Comitê de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
      • Formulário de Comunicação à ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados)
    • Licitações e Contratos
      • Portal da Transparência
      • Concorrência
      • Contratações Diretas
      • Contratos
      • Convite
      • Plano de Contratações Anuais
      • Plano de Logística Sustentável
      • Pregões
      • Tomada de Preços
      • Edital de Notificação
    • Emissão / Pagamento GRU
    • Funarte em números
    • Demonstrações Contábeis
    • Servidores
      • Empregados Terceirizados
    • Informações Classificadas
    • Transparência e Prestação de Contas
      • Exercício 2025
      • Exercício 2024
      • Exercício 2023
      • Exercício 2022
      • Exercício 2021
      • Exercício 2020
    • Serviços de Informação ao Cidadão – SIC
    • Painel Lei de Acesso à Informação
    • Fala.BR
    • Perguntas Frequentes
      • Espaços Culturais
      • Ouvidoria
      • Espaços Culturais
      • Lei de Acesso à Informação - LAI
      • Busca LAI
      • Perguntas e Respostas da Lei de Acesso à Informação - LAI
    • Dados Abertos
      • Dados Abertos
    • Editais de Movimentação de Força de Trabalho
      • Edital 529/2025 - Analista - Divisão de Cadastro e Pagamento. DICAP
      • Edital nº 478/2025 - Divisão de Engenharia ( Engenheiro Civil)
      • Edital No. 413/2025 - Analista Administrativo - Divisão de Cadastro e Pagamento / Dicap (CANCELADO
      • Edital nº 410/2025 - CD-SP - Administrador (São Paulo)
      • Edital No. 409/2025, Coordenação de Orçamento, Finanças e Contabilidade - Cofin
    • Boletim Interno de Pessoal
      • 2023
      • 2022
      • 2021
      • 2024
      • 2025
    • Sistema Eletrônico de Informações - SEI
      • Pesquisa Pública do SEI
      • Reestruturação das Unidades Administrativas
  • Áreas Artísticas
    • Artes Integradas
    • Artes Visuais
    • Circo
    • Dança
    • Música
    • Teatro
  • Assuntos
    • Notícias
      • Todas as Notícias
      • Notícias por tema
      • Notícias Antigas
    • Discursos da Presidenta
    • Brasil das Artes: Uma Política Nacional - Texto-base
      • “Brasil das Artes: Uma Política Nacional” - Texto-base
    • Funarte 50 anos
    • Pesquisa de Fomento às Artes no Brasil
    • Fomento às Artes Balanço 2023
    • Espaços Culturais
    • Edições Funarte
      • Solicitar doação de livro publicado pelas Edições Funarte
    • Documentos Históricos
    • Pesquisa Artes Visuais
      • Consultar Catálogos - Salão Nacional de Artes Plásticas 1978-1995
      • Consultar os catálogos da Rede Nacional FUNARTE de Artes Visuais oriundos dos projetos apoiados na 9º e 10º edições do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais
      • Consultar Dicionário Técnico da Fotografia Clássica
    • Programação Funarte
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Carta de Serviços ao Cidadão
      • Carta de Serviços ao Cidadão
    • Ouvidoria
      • Certificados do Ouvidor
  • Composição
    • Ministério da Cultura
    • Presidência I PRESI
      • Gabinete de Gabinete I CGAB
      • Procuradoria Federal | PF-FUNARTE
      • Auditoria Interna | AUDIT
      • Ouvidoria I OUV
      • Corregedoria I CORREG
      • Coordenação-Geral de Comunicação I CGCOM
      • Coordenação-Geral de Difusão I CGDIF
    • Diretoria Executiva I DIREX
      • Coordenação-Geral de Fomento I CGF
      • Coordenação-Geral de Patrimônio e Tecnologia I CGPT
      • Coordenação-Geral de Orçamento e Administração | CGOA
      • Coordenação de Planejamento e Governança I COPLAG
      • Comissão de Ética da Funarte | CEF
    • Centro de Circo I CECIRCO
      • Coordenação de Programas para o Circo I COPCIRCO
      • Coordenação da Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha I ENCLO
    • Centro de Artes Visuais | CEAV
      • Coordenação de Programas para as Artes Visuais | COPAV
      • Coordenação Setorial de Artes Visuais | COAV
    • Centro de Música | CEMUS
      • Coordenação de Programas para Música | COPMUS
      • Coordenação Setorial de Música Popular | COMUSP
      • Coordenação Setoral de Ópera e Música Concerto | COMUC
    • Centro de Dança | CEDANÇA
      • Coordenação de Programas para a Dança I COPDANÇA
      • Coordenação Setorial de Dança I CODANÇA
      • Setor do Teatro Cacilda Becker I STCB
    • Diretoria de Memória, Pesquisa e Produção de Conteúdos | DIMEMO
      • Coordenação do Centro de Documentação e Pesquisa | CEDOC
      • Coordenação de Programas para Pesquisa e Produção de Conteúdos | COPCON
  • Fomento às Artes
    • Editais abertos
      • Programa Funarte Aberta 2025 - Ocupação dos Espaços Culturais da Funarte no Rio de Janeiro
      • Programa Funarte Aberta 2025 - Ocupação dos Espaços Culturais da Funarte MG E SP
    • Editais em andamento
      • Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes 2025
    • 2025
      • Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes 2025
      • Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2025
      • Bolsa de Investigação Magaly Muguercia 2025-2027
      • Programa Ibercena - Convocatória 2025-2026
      • Programa Ibercena - Confluências das Artes Cênicas Afro Ibero-americanas e da Diáspora
      • BOLSA FUNARTE BRASIL CONEXÕES INTERNACIONAIS 2025 - TEMPORADA CULTURAL BRASIL-FRANÇA: Participação de jovens criadores(as) no Festival OFF Avignon e na Bienal de Dança de Lyon
      • BOLSA FUNARTE BRASIL CONEXÕES INTERNACIONAIS 2025 TEMPORADA CULTURAL BRASIL-FRANÇA: Participação em eventos
      • Programa Ibermúsicas - Convocatórias 2025
    • 2024
      • Programa Funarte Aberta 2025 - Ocupação dos Espaços Culturais da Funarte no Rio de Janeiro
      • Programa Funarte Aberta 2025 - Ocupação dos Espaços Culturais da Funarte MG E SP
      • Processo Seletivo para Ingresso no Curso Técnico em Artes Circenses da Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (ENCLO) - Turma 2025-2026 / Bolsa Cultural
      • Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia – 17ª Edição
      • Bolsa Funarte Residência Artística na ENCLO
      • Programa Retomada Cultural RS - Bolsa Funarte de Apoio a Ações Artísticas Continuadas 2024
      • Bolsa Funarte Brasil Conexões Internacionais 2024
      • Programa Ibercena 2024
      • Edital de Mobilidade Cultural - MinC / Funarte - Programa de Intercâmbio Cultural
    • 2023
    • 2022
    • 2021
    • Editais Anteriores
  • Central de Conteúdo
    • Plataforma Rede das Artes
    • Programa Nacional de Apoio à Cultura - PRONAC
    • Incentivo e Apoio às Artes
    • Divisão de Preservação - DIPRE
    • Solicitar Reprodução de Acervo do Centro de Documentação
  • Serviços
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca