Programação de 31/10 a 06/11
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Programação
Foto: Espetáculo “O Julgamento de um Homem Bom” - Grupo Matamoscas Teatral / Divulgação
RIO DE JANEIRO
ARTES INTEGRADAS
Dança – Teatro – Circo – Música
“Oficina de Iluminação Cênica Ponto de Encontro de Fazedores de Arte”
Ministrante: João Gioia – artista iluminador especialista
29 de setembro a 22 de dezembro de 2025, às segundas-feiras
Horário: 14h às 17h
Inscrições abertas
No curso, o artista e técnico João Gioia tem como proposta criar uma experiência teórico-prática, que vai além da técnica: explora a luz como ferramenta criativa e expressiva em teatro, circo, dança, música e outras linguagens; e integra teoria, prática e acessibilidade. Há chance de participação semipresencial, online, ao vivo. Com mais de 20 anos no ramo, Gioia foi indicado a diversos prêmios. Une experiência prática, inovação e pesquisa, com uma formação sólida. “Destinada a artistas, técnicos, educadores e estudantes de artes cênicas outras linguagens, tanto iniciantes, a partir de 16 anos, quanto profissionais experientes, a Oficina de Iluminação Cênica Ponto de Encontro de Fazedores de Arte proporciona um mergulho na arte e técnica da iluminação de espetáculos”, resume a ementa.
Sobre João Gioia
Carioca, o iluminador, ator, professor e artista de teatro João Gioia é Bacharel em Artes Cênicas e em Docência. Trabalhou na iluminação do espetáculo As Comadres, dirigido por Ariane Mnouchkine, colaborando com Hugo Mercier Bosseny, com temporada em Paris (FR), na sede do Théâtre du Soleil – espetáculo indicado no Prêmio Melhor Desenho de Luz – Musical, do Broadway World Awards (2019), entre outros. Foi também indicado ao Prêmio Shell 2024 – Melhor Iluminação, por Sidarta. Foi professor de iluminação na Escola Spectaculu – direção artística de Gringo Cardia, Marisa Orth e Vik Muniz. Trabalhou como assistente de renomados iluminadores brasileiros, como Aurélio de Simoni, Paulo Cesar Medeiros, Renato Machado e Tomás Ribas e em companhias teatrais reconhecidas.
Público-alvo: Maiores de 16 anos, artistas, estudantes e profissionais interessados em iluminação cênica
Investimento: R$ 400 por mês – desconto de 10% para pacote de três meses
Local: Centro Técnico de Artes (CTA) – Fundação Nacional de Artes – Funarte
Endereço: Rua do lavradio, 54, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Calendário
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Setembro – 29/9 – aula inaugural
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Outubro – 4 encontros – dias 6, 13, 20 e 27
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Novembro – 4 encontros – dias 3, 10, 17 e 24
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Dezembro – 4 encontros – dias 1, 8, 15 + Formatura
Mais informações e inscrições a partir da página neste link
Realização: Ponte das Artes Produções | Apoio: Programa Funarte Aberta
Dança – Teatro – Circo – Música
Oficinas
Projeto “Te Espero lá no Cacilda”
Teatro e circo, dança contemporânea e percepção do movimento
Até dia 27 de novembro de 2025
Toda segunda-feira
Para pessoas com e sem deficiências, físicas ou intelectuais, as oficinas de dança e teatro incluem técnicas de música e circo. Está previsto no projeto, ainda, um espetáculo no teatro, no final do ano, com os participantes apresentando o resultado das pesquisas artísticas desenvolvidas.
Oficina de Teatro e Circo
Horário: das 13h30 às 15h
Coordenação: Rubens Gripp | Ministração: Angélica Gomes | Colaboração: estagiários da Angel Vianna Escola e Faculdade
Oficina de Dança Contemporânea e Percepção do Movimento
Com a Pulsar Cia. de Dança
Horário: das 15h30 às 17h.
Coordenação Geral e Direção: Maria Teresa Taquechel y Saiz
Coordenação Musical: Thelma Alvarez
Ministrantes parceiros: bailarinos Lilian Lima e Sergio Menezes.
Número de vagas: 15 em cada curso
Coordenação Geral e Direção: Maria Teresa Taquechel y Saiz
Oficina de Teatro e Circo
Coordenado por Rubens Gripp, fundador da oficina e do grupo Teatro Novo, o workshop é realizado pela professora Angélica Gomes. A proposta é desenvolver e apresentar o trabalho de um coletivo de teatro de atores/atrizes e produtores(as) de cultura com deficiências que, em sua maioria, ou tem síndrome de Down ou autismo, e/ou são cadeirantes. “É uma oficina que busca o desenvolvimento artístico e de criação, por meio das singularidades de cada um. O projeto também sensibiliza o público sobre o potencial de criação das pessoas com deficiência e o que podem desenvolver em teatro. Isso gera uma mudança de olhar sobre os atores e produtores com deficiência e o fazer artístico: quebra ideias preconceituosas de que “pouco eles poderiam fazer” ou de que “nada haveria de se aprender com eles” diz a sinopse.
Oficina de Dança Contemporânea e Percepção do Movimento
Coordenada pela bailarina, coreógrafa Maria Teresa Taquechel y Saiz, diretora da Pulsar Cia. de Dança – que também atua como oficineira – o trabalho articula conteúdos sobre a percepção do movimento e da dança contemporânea com estímulo à pesquisa corporal e ao desenvolvimento dos processos criativos. O foco é “ampliar a consciência sobre as relações internas do corpo; o meio em que está inserido; e a expressão de cada pessoa”. Busca-se, ainda, “enriquecer o repertorio corporal de cada participante e promover a troca/conexão com o espaço e as pessoas ao redor”. Concebido pela Pulsar Cia. de Dança, o projeto tem como coordenadora musical Thelma Alvares, professora da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também oficineira, ela desenvolve uma pesquisa musical com os(as) participantes, em se integram dança e música.
Os(as) ministrantes
Pesquisadora do movimento, Maria Teresa Taquechel y Saiz é mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e formada em Dança Contemporânea pela Angel Vianna Escola e Faculdade de Dança, da qual é membro associado e onde lecionou e coordenou a Pós-graduação em Corpo, Educação e Diferenças. Tem formação em Recuperação Motora e Terapia Através da Dança e no Método Feldenkrais. É diretora, coreógrafa e bailarina da Pulsar Companhia de Dança, desde sua fundação, em 2000 – em nome da qual recebeu o prêmio Ordem do Mérito Cultural 2004. A professora tem como foco: dança contemporânea, acessibilidade, conscientização através do movimento e criação coletiva.
Angélica Gomes é atriz, palhaça, trapezista, bailarina brincante e educadora, o grupo Teatro de Anônimo desde sua fundação. É formada pela Escola Nacional de Circo (Funarte) onde se especializou em números aéreos e pela Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna É licenciada em dança pela Faculdade de Dança Angel Vianna (2011). Com vasta experiência teatral e circense, em 2023, Maria Angélica idealizou e protagonizou o espetáculo infantil Dando Ouvidos, entre outros. Sua carreira é marcada pelo compromisso com a arte e a educação. Ministra oficinas de circo e teatro para crianças e famílias, como a Circo em Família, (2020), que buscou uma experiência criativa e divertida nas residências.
Thelma Alvares – Professora titular da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ), no curso de Licenciatura em Música e no Bacharelado em Musicoterapia, dedica-se, por meio da educação musical e da promoção da diversidade e da arte, a derrubar preconceitos e a construir novas percepções e oportunidades para a inserção social de grupos desfavorecidos. Fez estágio de pós-doutorado em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz. Bacharel em Musicoterapia – Conservatório Brasileiro de Música (CBM) – e doutora em Educação Musical/Musicoterapia (Universidade de Miami), escreveu livros interdisciplinares sobre estes temas. Entre suas várias especializações, está Saúde Mental (UFRJ). É mestra em Terapias Expressivas (Lesley College). Foi coordenadora do Curso de Especialização em Terapia das Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Lilian Lima - Bailarina, professora e pesquisadora em dança, é licenciada na área pela Angel Vianna. Estudou no Centro de Formação Artística de Rio das Ostras (RJ). Foi bailarina na Cia. de Dança Baía Formosa, na Catarse Cia. de Dança e Arte, na Cia. Gente e no Grupo Performance. Trabalhou como professora de dança em escolas e empresas de artes. Desde 2020, promove o projeto Corpo Livre, que disponibiliza aulas de Consciência Corporal. Realiza um trabalho voluntário de aulas dessa disciplina no Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB), desde 2023. É uma das idealizadoras do Coletivo de arte, pesquisa, educação e saúde Rememoriar.
Sergio Menezes - Professor, bailarino e coreógrafo e produtor de danças urbanas desde 2013, foi intérprete-criador da Cia. DançaRio. Já foi dançarino e coreógrafo em trabalhos para empresas de marcas conhecidas. É membro da Comissão Artística de Dança Show no Sindicato dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro (SPDRJ). É considerado pioneiro na profissionalização da K-performance no Brasil. Produziu e idealizou vários eventos reconhecidos de K-pop e cultura Coreana. Foi jurado em vários festivais ligados a esse gênero. É graduado em Marketing e pós-graduado em Neurociência do Desenvolvimento, com MBA em Comunicação e Marketing.
Parcerias: Programa de Estágios do Curso de Licenciatura em Dança da Angel Vianna Escola e Faculdade
Projeto Musidança – Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB – UFRJ).
Inscrições gratuitas: realizadas em entrevistas, marcada pelo Whatsapp (21) 999735534
Local: Teatro Cacilda Becker
Endereço: Rua do catete, 338 - Catete – Rio de Janeiro (RJ) | Próximo à Estação do Metrô Largo do MachadoLeia mais aqui, na Seção Notícias do site da Funarte
DANÇA
Espetáculo “Matéria”
24 de outubro a 2 de novembro de 2025, de sexta-feira a domingo
Horários: Sextas-feiras: 19h30 | Sábados e domingos: 18h
O espetáculo, a mais nova criação da Esther Weitzman Companhia de Dança, tem como proposta um mergulho dos sentidos humanos na energia e nas formas do movimento. Na obra, os meios de construção da coreografia resultam em uma enorme liberação e compreensão da energia associada ao movimento, transformando a cena em uma dança vigorosa. A questão da energia física, vital, e da dinâmica do grupo acompanha todo o roteiro. Há um desafio para os(as) intérpretes-criadores: reimaginar o espaço-tempo, por meio do fluxo contínuo do movimento; e operar com suas intensidades”, diz o grupo. A interação do elenco e a alternância de movimentos ensaiados com improviso geram um jogo de movimento, novo a cada apresentação. O projeto celebra o trabalho contínuo de 26 anos da companhia.
A Esther Weitzman Cia. de Dança
Elogiada pela crítica e pelo público, a Esther Weitzman é um dos grupos de dança contemporânea mais longevos do país. Esther fundou seu Studio Casa de Pedra-Centro de Educação e Arte do Movimento no Rio de Janeiro (RJ), em 1992. Este se tornou sede da companhia – que ela criou, em 1999. O coletivo recebeu indicações de melhores espetáculos na imprensa e foi contemplado em diversos editais municipais, estaduais e federais. Suas mais recentes criações incluem Breve ; a infantojuvenil Iolanta, a princesa de vidro – prêmio Melhor Coreografia do CBTIJ; Desenho do Tempo e Presenças na Ausência – com a Cia. de Ballet da Cidade de Niterói; Silêncio Turbulento; e As Histórias que Inventamos Sobre Nós, indicado como um dos melhores de 2019, por O Globo e ao Prêmio Cesgranrio de Dança; entre outras.
A diretora
Esther Weitzman é especialista em Arte e Filosofia pela PUC-Rio – e formada em Dança na Faculdade Angel Vianna. É professora de lá e desde o ano 2000, de Dança Contemporânea na PUC. Seu trabalho une a criação coreográfica à pedagogia da dança e à formação de atores, bailarinos e coreógrafos. Em muitos projetos teatrais foi bailarina, diretora de movimento e coreógrafa – ofício no qual ganhou vários prêmios, indicações e reconhecimento. Há décadas, tem sido convidada para realizar oficinas de dança e coreográfia e residências artísticas, em várias cidades. Foi coreógrafa de óperas, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Fidélio, dirigida por Roberto Renault e O Trovador, com direção de Bia Lessa – e, no Theatro Municipal de São Paulo, Aída com direção de Bia Lessa.
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos: R$ 60 | Meia entrada : R$ 30
Vendas no site www.sympla.com.br e na bilheteria
Local: Teatro Cacilda Becker
Endereço: Rua do Catete, 338, Catete – Rio de Janeiro (RJ) – Próximo ao Metrô Largo do Machado
Concepção, Coreografia e Direção: Esther Weitzman | Bailarinas e bailarinos Criadoras(es): Bia Peixoto, Edney D’Conti, Fagner Santos, Milena Codeço e Rodrigo Gondim | Bailarino Criador Stand-in: Pedro Quaresma | Colaboração Artística: Alexandre Bhering | Preparação Corporal: Bruna Fiuza | Professores Oficineiros: Gabi Patrício, Giselda Fernandes, Luciana Bicalho, Paulo Marques, Renata Versiani e Toni Rodrigues | Desenho de Luz: Sara Fagundes | Trilha Sonora: Gabriel Salsi e João Mello | Música utilizada: “Neon 1: Shinjuku” de Hannah Peel | Direção de Produção: Marcelo Cabanas | Operação de Luz: Sara Fagundes | Assistência de Iluminação: Rodrigo Gilla | Operação de Som: Gabriel Salsi | Costura: Joelma Coimbra / Alzeni Maria da Costa | Projeto Gráfico: Flavio Pereira | Arte da Capa: Luana Gutmacher | Figurino: Manuela Weitzman | Fotografia: Renato Mangolin | Versiani / Toni Rodrigues | Vídeo e Teaser: Semear Filmes | Assessoria de Imprensa: Marina Mello | Mídias Sociais: Rodrigo Gilla | Realização: Esther Weitzman Companhia de Dança | Apoio: Programa Funarte Aberta
Mais informações: E-mails: weitzmanproducao@gmail.com e weitzmandanca@gmail.com | Whats.: (21) 988968305
TEATRO
Espetáculo Pra eu parar de me doer
Datas: 17 de outubro a 2 de novembro de 2025
Horários: sexta-feira e sábado, 19h30; domingo, 18h30
A obra narra a história de um homem que, abandonado por seu companheiro, precisa transmutar a dor da perda – algo muito difícil, em especial por causa do preconceito com o amor entre pessoas lgbtqiapn+. A montagem, da Companhia Poiésis de Teatro, ficou entre as três mais bem colocadas no Festival do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated – RJ), em 2024. O personagem vivencia questionamentos: como se refazer depois que um grande amor se vai? Como enfrentar esse luto? Como ouvir o eco da própria voz, reverberando no vazio? Solitária, essa pessoa vaga pela madrugada fria e nebulosa de uma cidade deserta, experimentando o sofrimento, em seu sentido mais agudo. Seu objetivo é, na busca pelo amor perdido, reencontrar o que sobrou de si após o rompimento.
Teatro Glauce Rocha - Sala Murilo Miranda
Endereço: Av. Rio Branco, 179, 8º andar – Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Classificação: 14 anos
Ingressos: R$ 40 | Meia-entrada R$ 20 | Vendas no site Sympla, aqui, neste link, e na bilheteria
Duração: 60 min
Direção, dramaturgia e trilha sonora: Raiff Magno, a partir da obra de Caio Fernando Abreu | Atuação: Tiago Cavalcante | Assistência de direção: Dayse Cervai | Direção de arte: Raiff Magno | Programação visual e operação de áudio: André Marinho | Iluminação: Victor Tavares | Realização: Companhia Poiésis de Teatro | Uma produção Catânia Produções Artísticas LTDA. | Apoio: Programa Funarte Aberta
Mais informações: Rede social: instagram.com/ciapoiesisdeteatro – E-mail: ciapoiesisdeteatro@gmail.com
Espetáculo
“Teatro a Vapor”
Única apresentação - 31 de outubro, sexta-feira, às 19h
Preços populares
A montagem é uma adaptação de cenas das últimas peças teatrais escritas pelo dramaturgo, crítico teatral, articulista, cronista, contista e poeta carioca Artur Azevedo (1855 – 1908), um dos nomes de maior destaque da história do teatro brasileiro. A realização é do Núcleo de Teatro da Melhor Idade do Coletivo Sem Ribalta, composto por atores e atrizes de experiência e talento consolidados, com idades entre 60 e 85 anos. Na obra, o grupo utiliza o humor, o dinamismo e o sarcasmo – característicos do autor – para tecer um retrato crítico e satírico das convenções sociais. “Mesmo compostos pelo homenageado entre 1872 e 1907, os textos permanecem atuais. O espetáculo foi especialmente elaborado para encantar e divertir o público de todas as idades”, comenta a produção.
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 10 | Meia-entrada: R$ 5 | Vendas na bilheteria
Duração: 50 minutos
Local: Teatro Glauce Rocha
Endereço: Av. Rio Branco, 179, Centro, Rio de Janeiro (RJ) | Próximo à Estação do Metrô
Direção: Ana Paula Casares e Limachem Cherem | Direção Musical: Antonio Sciamarelli | Direção de Movimento: Simonne Alves | Realização: Coletivo Sem Ribalta e Tapume Produções | Apoio: Programa Funarte Aberta
Mais informações: Redes sociais: www.instagram.com/semribalta/ | Whats.: (21) 99985-7034
Ensaio aberto do Espetáculo
“Jardins de Andara”
1 e 2 de novembro de 2025, sábado e domingo
Horários: sábados às 19h e domingos às 18h
A peça é baseada no livro Os Jardins e a Noite, do escritor paraense Vicente Franz Cecim. Apresenta Jacinto, um idoso cego que relembra o passado e preenche com imaginação as lacunas da memória, morador de uma cidade amazônica, Santa Maria do Grão Pará, em um local entre a cidade e a mata. Ele espera, na janela, a volta de uma ave anunciada: o Curau. Como um profeta, o personagem guarda memórias dessa região, de um tempo em que ele “ainda não enxergava de fato” ... Jacinto ouve no vento histórias do local; conta, a quem chega, suas esperanças; e ouve e sente a presença de algo maior, que nos observa: o nome disso é ‘Andara’.
Sobre Vicente Franz Cecim – O escritor nasceu em 1946, em Belém, onde também faleceu, em 2021. Seu estilo é considerado prosa poética – chamado até de “poesia em prosa”. Com linguagem mítica, épica e de realismo fantástico/mágico, aproveita mitos e até os cria. Nele, as imagens figurativas e a musicalidade são tão importantes quanto o enredo. O conjunto dos seus livros, pela vastidão e interligação dos enredos, pode ser definido como "obra-mundo" – a qual o autor chamou de Viagem a Andara.
Teatro adulto – Classificação indicativa: 12 anos
Entrada gratuita | Convites disponíveis na bilheteria do teatro no dia da apresentação | Sujeito a lotação
Duração: 70 minutos.
Bate-papo no final da apresentação com o público interessado
Local: Teatro Glauce Rocha
Endereço: Av. Rio Branco, 179, Centro, Rio de Janeiro (RJ) | Próximo à Estação do Metrô
Texto original: Vicente Franz Cecim | Dramaturgia: And Romano | Direção: Mika Makino | Atuação: Eli Emiliano Corrêa | Direção de Arte: Marianna Ladeira | Cenário: Kíssila Brasiliano e Marianna Ladeira | Figurino: Marianna Ladeira | Pesquisa Musical e Trilha Sonora: Carla Muzag | Preparação Vocal: Carla Muzag | Iluminação: Fernanda Mantovani | Direção de Produção: Eli Emiliano Corrêa | Consultoria em Produção Executiva: Inspira Projetos Artísticos | Fotografia: Daniela Dacorso | Realização: Nossa Criação | Apoio: Fundação Nacional de Artes – Funarte – Ministério da Cultura, por meio do Programa Funarte Aberta 2025 | Parcerias: Inspira Projetos Artísticos | Carla Muzag | Daniela Dacorso
Mais informações: Instagram - @jardinsdeandarateatro | Cel./WhatsApp: (21) 976225565 |
Telefone fixo: (21) 22490745 | Emails – elicorrea.bar@gmail.com | nossacriacao.arte@gmail.com
Espetáculo
“Limítrofe”
Temporada prorrogada - 3 de outubro a 9 de novembro, de quinta-feira a domingo
Horários: quinta, sexta e sábado às 19h | Domingo às 18h
A obra aborda a saúde mental, com humor e drama. Estão previstas também rodas de conversa com especialistas no tema. A "dramédia" – peça com elementos de drama e comédia ao mesmo tempo – tem como tema central o universo das patologias psíquicas. De forma poética, sugere um convite ao público para a reflexão sobre julgamentos apressados quanto ao sofrimento alheio e o modo como a sociedade lida com ele. Traz três personagens, que se encontram por acaso, no telhado de um prédio alto, cada um com seu desespero e na intenção de tirar a própria vida. O encontro entre uma bailarina, um ator de TV e um escritor, com suas dores e conflitos internos, desencadeia uma série de discussões filosóficas e existenciais, que terminam de forma inesperada.
Classificação etária: 14 anos
Ingressos: R$ 60 | Meia-entrada: R$ 30 | Vendas no site Sympla – clique aqui neste link e na bilheteria | Dez por cento de todos os ingressos serão distribuídos para ONGs, estudantes da rede pública e profissionais da saúde.
Duração: 75 minutos
Local: Teatro Dulcina
Endereço: Rua Alcindo Guanabara, 17, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Texto: Oscar Calixto | Direção Daniel Dias da Silva e Anderson Cunha | Elenco: Malu Falangola, Raphael Najan e Oscar Calixto | Realização: Baco Produções Artísticas e Babik Produções | Coprodução: B&C Produções Artísticas | Apoio: Programa Funarte Aberta | Mais informações: Instagram: @espetaculolimitrofe | Baco Produções Artísticas: @bacoproducoesartisticas | Babik Produções Artísticas: @babikproducoesartisticas | B&C Produções Artísticas: @bcproducoesartisticas | Para a imprensa: Marrom Glacê Comunicação | Tel.: 21 997455237 – 21 991362225 | E-mail: contato@marromglaceassessoria.com.br
Espetáculo
“Quarto de Empregada”
1 a 30 de novembro
Horários: sábados às 19h30h e domingos às 18h30h.
O texto, de Roberto Freire, retrata uma noite de espera e desilusão: Suely, uma jovem grávida, aguarda Argemiro, seu namorado, que diz ser militar de carreira, com quem planeja viver. Sua colega de quarto, Rosa, idosa marcada pelas durezas da vida, percebe a farsa e tenta ajudar Suely, convencida de que Argemiro jamais aparecerá. A obra desvenda a dura realidade dessas duas mulheres, expondo verdades dolorosas e sonhos despedaçados dentro de um ambiente sem espaço, com atmosfera claustrofóbica onde moram: o “quarto de empregada” da casa dos seus patrões. A direção é de Lourenço Marques.
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 50 | Meia-entrada: R$ 25 | Vendas na bilheteria ou pela internet, neste link
Local: Teatro Glauce Rocha – Sala Murilo Miranda
Endereço: Av. Rio Branco, 179, 8º andar, Centro, Rio de Janeiro (RJ) Próximo à Estação do Metrô
Adaptação: Elizia Gomes | Codireção: Luma Louzada | Produção: Esther Brollo \ Elenco: Elizia Gomes, Leticia Catalá, Luma Louzada, Sônia Corrêa, Esther Brollo e Duda Rocha
Mais informações: Whats.: 21 97961-4932 | E-mail: lourencogustav@gmail.com
MÚSICA
Apresentação de samba
“Bira da Vila De Vinte Em Vinte”
8 de outubro a 26 de novembro de 2025
Horários: quartas-feiras, às 19h
No Show, o cantor, compositor e produtor cultural Bira da Vila passeia pela história do samba por meio das obras mais emblemáticas dos mestres do estilo. “Percorre os principais marcos do gênero, do século XIX até hoje, em um mapeamento cronológico, que emociona e educa”, diz a sinopse. A viagem musical começa em 1875, com Joaquim Antônio da Silva Callado e Chiquinha Gonzaga, com o choro e o maxixe; passa para o início do Século XX, na famosa casa de Tia Ciata, no Rio de Janeiro, a “Pequena África”; e por nomes como Donga, Sinhô e João da Baiana; e em mais uma geração, com Pixinguinha, Paulo da Portela, Ari Barroso e Ismael Silva. “É uma verdadeira aula viva sobre memória e ancestralidade, celebrando os grandes compositores da nossa história”, conclui o texto.
Acesse aqui a minibiografia de Bira da Vila, com links para vídeos
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos: R$ 80. Meia-entrada: R$ 40 | Vendas: site www.sympla.com.br (breve) e na bilheteria
Local: Teatro Dulcina
Endereço: Rua Alcindo Guanabara, 17, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Realização: BV Produções | Apoio: Programa Funarte Aberta | Mais informações: Whats.: (21) 96461 9015 ou (21) 96597 0610 | E-mail: bvproducoesbx@gmail.com
BELO HORIZONTE
ARTES INTEGRADAS
Espetáculo “Cangaço: Lampião em um Cordel Dançante”
31 de outubro (sexta-feira) e 01 de novembro (sábado), às 19h30
02 de novembro (domingo), às 18h
O espetáculo de dança “Cangaço: Lampião em um Cordel Dançante”. A montagem, apoiada pelo Programa Funarte Aberta, entrelaça danças folclóricas e literatura de cordel para revisitar, de forma poética, os últimos dias de Lampião, Maria Bonita e seu bando pelo sertão nordestino. Os ingressos custam R$20,00, com meia-entrada.
Sob a direção de Carlos Moreira, o espetáculo é uma criação coletiva do grupo e traz uma leitura cênica irreverente sobre o universo do cangaço, mesclando fatos históricos e expressões populares. No palco, o público é convidado a mergulhar em uma experiência que une Xaxado, Coco, Baião e Ciranda; danças que traduzem a força e o ritmo do Nordeste brasileiro. “Mais do que recontar uma história, ‘Cangaço: Lampião em um Cordel Dançante’ celebra a identidade cultural brasileira, destacando a oralidade, o corpo e o movimento como instrumentos de resistência e memória", afirma o grupo.
Local: Funarte MG – Rua Januária, 68, Centro, Belo Horizonte/MG
Classificação: Livre
Ingressos pelo Sympla
TEATRO
Espetáculo “A Caixa Mágica”
Datas: 01 e 02 de novembro
Horário: 16h
A montagem, apoiada pelo Programa Funarte Aberta, incentiva a leitura e estimula a imaginação do público ao revisitar contos de fadas clássicos sob uma nova perspectiva. A trilha sonora é executada ao vivo, convocando o público a uma experiência imersiva.
Na releitura, Chapeuzinho Vermelho é uma menina em busca de independência, Bela torna-se uma investigadora sagaz, Branca de Neve revela-se uma glutona, e até a Bruxa Má deseja apenas ser amada. Já o Príncipe Encantado quer encontrar o verdadeiro amor, enquanto o Lobo Mau sonha com um final feliz. Todas essas histórias se entrelaçam pelas trapalhadas de um Contador distraído, que descobre, ao final, uma bela lição: “só existe final feliz quando somos livres para escolher o próprio destino.”
De acordo com a Companhia, “a peça não subestima o olhar infantil — texto, elenco, cenário e iluminação foram criados para surpreender e despertar o interesse das crianças pela leitura. Mas os adultos também se encantam: o espetáculo traz referências sutis e bem-humoradas que dialogam diretamente com o público mais velho, tornando-se um entretenimento para toda a família”.
Classificação: Livre
Ingressos: R$ 52,00 (inteira) / R$ 26,00 (meia) / Promocional antecipado R$ 26,00
Venda pelo Sympla, a partir dos links:
Espetáculo Cabaré Vivas Vivas
01/11 (sábado)
19h
Após uma primeira edição realizada na data de aniversário do mestre Bispo, em 10 de dezembro de 2024 (que também é o Dia do Palhaço), na Casa Circo Gamarra, o Cabaré Vivas Vivas chega à sua segunda edição no dia 1º de novembro de 2025, ocupando o palco da Funarte MG, em Belo Horizonte.
“Inspirado e dedicado ao pensamento e à presença do intelectual quilombola Nego Bispo, o projeto toma emprestado o seu gesto mais generoso — o cumprimento “vivas vivas”, com o qual ele saudava o mundo — para afirmar a vida como território de criação, memória e luta. A proposta é reunir artistas de diferentes linguagens para confluir em um espetáculo que mistura circo, teatro, música e performance, reafirmando o cabaré como um espaço de invenção, crítica e liberdade", afirma a produção.
Nesta edição, o público contará com a performance dos palhaços Marivoa, Cuscuzinho, Miçanga, Simidão, Pita, Led e Lamparina, que, com humor e poesia, evocam a força coletiva da arte popular. “O cabaré convida a rir, refletir e celebrar a vida em sua potência comunitária”, complementa.
Local: Funarte MG – Rua Januária, 68. Centro. Belo Horizonte (MG)
Ingressos pelo Sympla
Valor: R$ 30 / R$ 15 (meia-entrada)
Classificação indicativa: 16 anos
SÃO PAULO
ARTES VISUAIS
Exposição “Confluências”
De 01 a 30 de novembro de 2025
Abertura: 01 de novembro às 15h
Visitação: Quarta a domingo das 14h às 19h
Com curadoria de Loly Demercian e Carmen Aranha, “Confluências” entende a arte como um campo de encontro e reflexão, reunindo linguagens, materiais e trajetórias diversas que valorizam saberes ancestrais e modos de vida não hegemônicos.
Galeria Mario Schenberg - Complexo Cultural Funarte SP
Classificação Livre
DANÇA
Dança à Deriva 2025 - 12º Encontro Latino-Americano de Dança, Performance e Teatralidades
De 28 outubro a 02 de novembro de 2025
De terça a domingo
Idealizado e coordenado por Solange Borelli, o encontro reafirma sua vocação como um espaço de confluência de pensamentos e práticas contemporâneas, voltado à experimentação cênica e à diversidade estética. A edição de 2025 traz o tema da internacionalização das produções nacionais, fortalecendo redes de criação e circulação artística entre os países latino-americanos, e promovendo o intercâmbio cultural por meio de processos colaborativos.
Com apoio do Programa Funarte Aberta, Radar Cultural e Nave Coletiva, o evento contará com apresentações diárias de companhias e artistas como Cia. Carne Agonizante (Brasil), Yanzu (Colômbia), Pseudónimo Cía. (Chile), Juan Ekeko (Bolívia/Argentina), Ballet House (Colômbia), entre outros. As sessões ocorrem sempre a partir das 18h, com ingressos acessíveis e uma programação pensada para evidenciar a potência das teatralidades latino-americanas e suas múltiplas expressões corporais.
Complexo Cultural Funarte SP
Veja a programação completa em www.dancaaderiva.com.br/2025
TEATRO
Espetáculo “O Julgamento de um Homem Bom”
De 23 outubro a 02 de novembro de 2025
Quinta, sexta e sábado às 20h e domingo às 19h
Com direção e dramaturgia de Bella Rodrigues, a montagem investiga a constituição da masculinidade cis, expondo misoginias estruturais e questionando a suposta diferença entre “homens bons” e “maníacos do parque”. O espetáculo problematiza a patologização de homens agressivos e coloca em pauta os altos índices de violência contra a mulher
Com Ana Alencar, Carlos Comédias, Franco Cammilleri, Isabella Sabino, Larissa Fujinaga e José Pedro no elenco, a peça aborda pautas do movimento feminista, "mas sem deprimir o público. O riso é explorado como uma forma de resistência política e a peça expõe a crítica com comicidade", afirma o Grupo.
Sala Augusto Boal – Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Ingressos: R$ 50,00 (inteira) / R$ 25,00 (meia)
A bilheteria abre 1h antes do espetáculo
Classificação 16 anos
Duração: 80 minutos
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