Programação de 30/01 a 05/02
-
Programação
Teatro Glauce Rocha (RJ) - Recital lírico "Noite de Ópera" com Ludmilla Bauerfeldt / Foto: Divulgação
BELO HORIZONTE
ARTES INTEGRADAS
51ª Campanha de Popularização Teatro & Dança
Data: 8 de janeiro a 8 de fevereiro de 2026
Ao todo, a Campanha reúne mais de 220 espetáculos, entre estreias e reapresentações. Em Belo Horizonte, o público poderá conferir 197 produções, sendo 79 estreantes e 118 reapresentações, com destaque para espetáculos adultos, produções infantis, apresentações de dança e stand-up comedy. Em Betim, serão 28 espetáculos, somando 31 apresentações, ampliando o acesso às artes cênicas e fortalecendo a descentralização cultural.
Entre os espaços que integram a programação da Campanha, a Funarte MG consolida-se como um dos principais polos de apresentações, recebendo espetáculos que dialogam com diferentes públicos e linguagens. O espaço abriga atrações voltadas ao público adulto, infantil e produções de dança, reafirmando seu papel como referência para a circulação das artes cênicas em Belo Horizonte e como ponto de encontro entre artistas e espectadores durante o período da Campanha.
Locais: Diversos espaços culturais de Belo Horizonte e Betim, incluindo a Funarte MG - Rua Januária, 68. Centro.
Ingressos promocionais: R$ 25 (postos Sinparc, site e app)
Informações e programação: www.vaaoteatromg.com.br
Redes sociais: @sinparcmg
RIO DE JANEIRO
MÚSICA
Noite de Ópera - Recital lírico do Curso de Férias com Ludmilla Bauerfeldt
31 de janeiro (sábado)
19h
O projeto ofereceu a jovens estudantes e profissionais da música a oportunidade de refinar suas habilidades segundo padrões internacionais, reduzindo a necessidade de migração precoce ao exterior em busca de qualificação especializada. À frente do curso, a soprano Ludmilla Bauerfeldt utiliza sua trajetória internacional como ponte para o desenvolvimento de novos talentos. Aclamada pela crítica, a artista consolida-se como uma das principais referências da cena lírica nacional contemporânea.
Mais do que uma apresentação final, o recital reflete um processo pedagógico dinâmico. Sob a mentoria de diversos profissionais do mercado lírico, os alunos exploraram pilares essenciais da performance: técnica vocal, interpretação musical, dicção, expressão cênica.
O repertório, que inclui nomes como Verdi, Puccini e Donizetti, foi lapidado a partir das propostas dos próprios alunos, selecionando as árias e conjuntos que melhor destacam o amadurecimento de cada artista. “O resultado é um espetáculo vibrante, nascido da interação e da vivência prática, oferecendo ao público uma experiência fiel aos palcos da ópera profissional", afirma a soprano.
Ingressos: R$20 - Vendas pelo Sympla
Teatro Glauce Rocha - Av. Rio Branco, 179, Centro, Rio de Janeiro/RJ
SÃO PAULO
DANÇA
Sonhar um Navio-mundo, dançar apesar da tempestade
30 de janeiro de 2026
Sexta-feira às 10h
O Núcleo Menos 1 Invisível partilha com o público a finalização do processo de criação da residência artística “Sonhar um Navio-mundo, dançar apesar da tempestade”, na sala Renée Gumiel, no dia 30 de janeiro, às 12h.
A performance inspira-se nos cantos de trabalho e emancipação, em confluência com elementos corporais e com as provocações presentes no livro Ecologia Decolonial: pensar a partir do mundo caribenho, do autor Malcom Ferdinand. O elenco da companhia, juntamente com os artistas selecionados, tece um experimento artístico que celebra a diversidade e a pluralidade de corpos e existências, sem romantizações diante dos desafios da crise climática.
A realização deste laboratório de criação com temas poéticos/políticos a partir de elementos corporais e vocais faz parte do Projeto Levante, contemplado pela 38ª Edição de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo. Ao término do laboratório foram selecionados dois participantes para integrar o novo processo de criação do Núcleo Menos 1 Invisível.
Sala Renée Gumiel – Complexo Cultural Funarte SP
Entrada Gratuita
Duração 60 minutos
Classificação Livre