Programação de 29/08 a 04/09
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Programação
Foto: Funarte SP - Exposição “Entre o Silêncio e o Olhar” | Crédito: Divulgação
RIO DE JANEIRO
ARTES VISUAIS
Exposição
Maria Oliveira
“A Via Dolorosa de Cada Uma”
Visitação gratuita
1º a 31 de agosto de 2025
Horário: de quarta-feira a domingo, das 13h30 às 21hCom 15 obras, a exposição visa a sensibilizar a sociedade sobre a importância da valorização, respeito e dignidade da vida da mulher contemporânea, reinterpretando a Via Dolorosa de Jesus sob uma perspectiva feminina. “Embora a pesquisa tenha se inspirado no modelo da Via Sacra, a exposição tem como foco as dores enfrentadas pelas mulheres, independentemente de suas crenças religiosas", explica a autora. "As obras abordam temas como o aprisionamento; a exploração sexual de jovens; o trabalho semelhante à escravidão, que afeta mulheres em várias partes do mundo; a violência verbal e doméstica; a dor das mães com filhos em situações de flagelo no sistema penitenciário; o luto materno; e o feminicídio; entre outros", acrescenta. O projeto inclui a oficina A Arte de se reinventar, no dia 14 de agosto.
Sobre Maria Oliveira – Pós-graduada em psicologia, é artista visual autodidata. Paulistana, vive no Rio de Janeiro desde 1974. Estuda arte desde 1995. Desde 2018, se dedica totalmente às suas próprias obras. Elas refletem sua percepção da realidade, com temas do cotidiano e socioculturais; memórias afetivas; a natureza; retratos; e temas religiosos. Participa de concursos internacionais e de salões de arte e mostras de renome nacional. Em 2022, cursou uma residência sobre pintura a óleo, na Espanha. Em 2023, sua obra Hope foi premiada em um concurso internacional na Alemanha. Realizou pela primeira vez a individual A Via Dolorosa de Cada Uma de novembro de 2024 a fevereiro de 25 em Taubaté (SP). Possui obras na Pinacoteca Fórum das Artes – Botucatu (SP) – e no Museu Histórico Dr. Renato Cordeiro – Birigui (SP).
Curador: Oscar D’Ambrósio - Pós-Doutor em Educação, Arte e História da Cultura e Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte
Classificação indicativa: 12 anos
Acessibilidade – A entrada do Teatro possui rampas de acesso e todos os cartazes, banners e obras expostas terão etiquetas com QR Code para acesso à audiodescrição para deficientes visuais.
Interatividade – O(a) visitante será convidado(a) a registrar uma mensagem sobre o significado que uma das obras teve para ele(a).
Local: Teatro Glauce Rocha – Foyer (endereço abaixo)
Oficina"A Arte de Se Reinventar"
Responsável: Maria Oliveira – Artista visual14 de agosto de 2025, quarta-feira
Horário: 14h às 16h30Público-alvo: mulheres adultas e/ou adolescentes, a partir de 12 anos
Local: Teatro Glauce Rocha – Sala Murilo Miranda (8º andar)Endereço: Avenida Rio Branco, 179, Centro – Rio de Janeiro (RJ) | Em frente à Estação Carioca do Metrô.
ARTES INTEGRADAS
Dança-teatro
Espetáculo
“Doce²”
20 a 31 de agosto
Horários: de quarta a sábado, 19h, e domingo, às 18h
A montagem inédita da Cia. KÀ de Teatro, do Paraná, tem como proposta mergulhar nos limites entre realidade e alucinação, “nos labirintos da mente humana”, explorando estados de angústia, confusão e fuga. Convida o público a atravessar, por meio da linguagem do corpo do artista, experiências emocionais intensas, que oscilam entre a euforia e o pânico. O trabalho recebeu os prêmios Melhor Espetáculo e Melhor Técnica no Festival de Teatro de Pinhais, Região metropolitana de Curitiba, além de uma homenagem especial no Festival de Pontal (PR), pela sua contribuição artística. Foi inspirado no curta-metragem Doce (desilusão) , gravado pelos artistas em 2020, durante a pandemia de covid. O projeto conta, ainda, com oficinas, bate-papos com o público, e sessões com legendas.
Classificação etária: 14 anos
Ingressos: R$ 50 | Meia-entrada: R$ 25 | Vendas: pelo site Sympla ou na bilheteria do teatro
Duração: 55 min
Acessibilidade: as sessões de sexta e sábado contam com legenda descritivaDebates e workshops
Entrada gratuita
Durante a temporada carioca de Doce², além das encenações, a Cia. KÀ de Teatro promove bate-papos com o público, após os espetáculos dos dias 22, 23 e 29/8 e dois workshops gratuitos, para artistas, estudantes e interessados nas artes cênicas.
Bate-papo com o público: dias 22, 23 e 29 de agosto, após as apresentações
Oficinas
“Criação de iluminação para teatro” – com Ike Rocha
20/8 (qua.), das 10h às 18h. Entrada franca.“Imersão em dança-teatro” – com Caio Frankiu
29/8 (sex.), das 9h às 13h | 30 e 31/8 (sáb. e dom.), das 10h às 14h.Local: Teatro Cacilda Becker
Endereço: Rua do Catete, 338, Catete, Rio de Janeiro (RJ) | Próximo ao Metrô Largo do MachadoDança – Teatro – Circo – Música
Oficinas
Projeto “Te Espero lá no Cacilda”
Teatro e circo, dança contemporânea e percepção do movimento
Até dia 27 de novembro de 2025
Toda segunda-feira
Para pessoas com e sem deficiências, físicas ou intelectuais, as oficinas de dança e teatro incluem técnicas de música e circo. Está previsto no projeto, ainda, um espetáculo no teatro, no final do ano, com os participantes apresentando o resultado das pesquisas artísticas desenvolvidas.
Oficina de Teatro e Circo
Horário: das 13h30 às 15h
Coordenação: Rubens Gripp | Ministração: Angélica Gomes | Colaboração: estagiários da Angel Vianna Escola e Faculdade
Oficina de Dança Contemporânea e Percepção do Movimento
Com a Pulsar Cia. de Dança
Horário: das 15h30 às 17h.
Coordenação Geral e Direção: Maria Teresa Taquechel y Saiz
Coordenação Musical: Thelma Alvarez
Ministrantes parceiros: bailarinos Lilian Lima e Sergio Menezes.
Número de vagas: 15 em cada curso
Coordenação Geral e Direção: Maria Teresa Taquechel y Saiz
Oficina de Teatro e Circo
Coordenado por Rubens Gripp, fundador da oficina e do grupo Teatro Novo, o workshop é realizado pela professora Angélica Gomes. A proposta é desenvolver e apresentar o trabalho de um coletivo de teatro de atores/atrizes e produtores(as) de cultura com deficiências que, em sua maioria, ou tem síndrome de Down ou autismo, e/ou são cadeirantes. “É uma oficina que busca o desenvolvimento artístico e de criação, por meio das singularidades de cada um. O projeto também sensibiliza o público sobre o potencial de criação das pessoas com deficiência e o que podem desenvolver em teatro. Isso gera uma mudança de olhar sobre os atores e produtores com deficiência e o fazer artístico: quebra ideias preconceituosas de que “pouco eles poderiam fazer” ou de que “nada haveria de se aprender com eles” diz a sinopse.
Oficina de Dança Contemporânea e Percepção do Movimento
Coordenada pela bailarina, coreógrafa Maria Teresa Taquechel y Saiz, diretora da Pulsar Cia. de Dança – que também atua como oficineira – o trabalho articula conteúdos sobre a percepção do movimento e da dança contemporânea com estímulo à pesquisa corporal e ao desenvolvimento dos processos criativos. O foco é “ampliar a consciência sobre as relações internas do corpo; o meio em que está inserido; e a expressão de cada pessoa”. Busca-se, ainda, “enriquecer o repertorio corporal de cada participante e promover a troca/conexão com o espaço e as pessoas ao redor”. Concebido pela Pulsar Cia. de Dança, o projeto tem como coordenadora musical Thelma Alvares, professora da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também oficineira, ela desenvolve uma pesquisa musical com os(as) participantes, em se integram dança e música.
Os(as) ministrantes
Pesquisadora do movimento, Maria Teresa Taquechel y Saiz é mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e formada em Dança Contemporânea pela Angel Vianna Escola e Faculdade de Dança, da qual é membro associado e onde lecionou e coordenou a Pós-graduação em Corpo, Educação e Diferenças. Tem formação em Recuperação Motora e Terapia Através da Dança e no Método Feldenkrais. É diretora, coreógrafa e bailarina da Pulsar Companhia de Dança, desde sua fundação, em 2000 – em nome da qual recebeu o prêmio Ordem do Mérito Cultural 2004. A professora tem como foco: dança contemporânea, acessibilidade, conscientização através do movimento e criação coletiva.
Angélica Gomes é atriz, palhaça, trapezista, bailarina brincante e educadora, o grupo Teatro de Anônimo desde sua fundação. É formada pela Escola Nacional de Circo (Funarte) onde se especializou em números aéreos e pela Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna É licenciada em dança pela Faculdade de Dança Angel Vianna (2011). Com vasta experiência teatral e circense, em 2023, Maria Angélica idealizou e protagonizou o espetáculo infantil Dando Ouvidos, entre outros. Sua carreira é marcada pelo compromisso com a arte e a educação. Ministra oficinas de circo e teatro para crianças e famílias, como a Circo em Família, (2020), que buscou uma experiência criativa e divertida nas residências.
Thelma Alvares – Professora titular da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ), no curso de Licenciatura em Música e no Bacharelado em Musicoterapia, dedica-se, por meio da educação musical e da promoção da diversidade e da arte, a derrubar preconceitos e a construir novas percepções e oportunidades para a inserção social de grupos desfavorecidos. Fez estágio de pós-doutorado em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz. Bacharel em Musicoterapia – Conservatório Brasileiro de Música (CBM) – e doutora em Educação Musical/Musicoterapia (Universidade de Miami), escreveu livros interdisciplinares sobre estes temas. Entre suas várias especializações, está Saúde Mental (UFRJ). É mestra em Terapias Expressivas (Lesley College). Foi coordenadora do Curso de Especialização em Terapia das Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Lilian Lima - Bailarina, professora e pesquisadora em dança, é licenciada na área pela Angel Vianna. Estudou no Centro de Formação Artística de Rio das Ostras (RJ). Foi bailarina na Cia. de Dança Baía Formosa, na Catarse Cia. de Dança e Arte, na Cia. Gente e no Grupo Performance. Trabalhou como professora de dança em escolas e empresas de artes. Desde 2020, promove o projeto Corpo Livre, que disponibiliza aulas de Consciência Corporal. Realiza um trabalho voluntário de aulas dessa disciplina no Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB), desde 2023. É uma das idealizadoras do Coletivo de arte, pesquisa, educação e saúde Rememoriar.
Sergio Menezes - Professor, bailarino e coreógrafo e produtor de danças urbanas desde 2013, foi intérprete-criador da Cia. DançaRio. Já foi dançarino e coreógrafo em trabalhos para empresas de marcas conhecidas. É membro da Comissão Artística de Dança Show no Sindicato dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro (SPDRJ). É considerado pioneiro na profissionalização da K-performance no Brasil. Produziu e idealizou vários eventos reconhecidos de K-pop e cultura Coreana. Foi jurado em vários festivais ligados a esse gênero. É graduado em Marketing e pós-graduado em Neurociência do Desenvolvimento, com MBA em Comunicação e Marketing.
Parcerias: Programa de Estágios do Curso de Licenciatura em Dança da Angel Vianna Escola e Faculdade
Projeto Musidança – Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB – UFRJ).
Inscrições gratuitas: realizadas em entrevistas, marcada pelo Whatsapp (21) 999735534
Local: Teatro Cacilda Becker
Endereço: Rua do catete, 338 - Catete – Rio de Janeiro (RJ) | Próximo à Estação do Metrô Largo do MachadoLeia mais aqui, na Seção Notícias do site da Funarte
TEATRO
Espetáculo
“Improvisa Comigo Esta Noite"
13 a de agosto a 10 de setembro, quartas-feiras, às 19h30
Com cinco cenas inéditas, geralmente de comédia, o solo é criado na hora da apresentação, com participação espontânea do público. Enquanto coautor, ele pode contribuir com a dramaturgia de várias formas. “Participa quem quiser, todo mundo em suas poltronas, e ninguém é chamado ao palco. Não há ‘cena de plateia’, mas sim ‘com plateia’”, diz o ator, Claudio Amado. O espetáculo estreou em 2023, na Colômbia, no Festival Internacional de Improvisação de Cundinamarca (Cundimpro). Celebra os 20 anos de atividades da realizadora, a Companhia Teatro do Nada – fundada por Claudio e uma das pioneiras do “teatro de improviso” no Brasil. O projeto participou da Mostra Impro Grand Prix 2024, em que ganhou os prêmios Melhor Improvisador e Melhor Espetáculo.
Sobre Claudio Amado – Ator e diretor, ganhou o Troféu Oscarito – Melhor Ator, no Prêmio Estadual de Esquetes de Humor – 2º Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro (2009). Participou de quase 40 espetáculos de improvisação, no Brasil e em outros países, como Chile, Colômbia e Costa Rica. Escreveu e publicou dois livros sobre improvisação teatral. Em 2017, criou uma empresa de consultoria que utiliza o conceito de “Improvisação Aplicada” para treinamentos corporativos e para o desenvolvimento humano em geral. Fundou a Cia. Teatro do Nada.
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos: R$ 40 | Meia-entrada: R$20 – para idosos, estudantes, classe teatral, professores da rede pública ou particular de ensino, pessoas com deficiência, público lgbtqiapn+ e indígenas
Venda na bilheteria e pelo site Sympla, aqui neste link (com taxa da plataforma)
Duração: 60 minutosLocal: Teatro Glauce Rocha
Endereço: Av. Rio Branco 179, – Centro – Rio de Janeiro (RJ) – Próximo à Estação do Metrô CariocaCapacidade: 50 lugares
Direção e atuação: Claudio Amado | Trilha sonora: Taiyo Omura | Iluminação: Pedro Garcia | Produção Executiva: Juliana Calafange | Assessoria de imprensa: Lyvia Rodrigues/Aquela Que Divulga
"Inópia Humanoide"
6 a 31 de agosto de 2025
Quarta-feira a sábado às 19h30 | Domingos às 18h30
Empatia, discriminação e fundamentalismo religioso são alguns dos temas abordados no monólogo. Sua proposta é investigar questionamentos sobre perseguições a tudo que diverge de “um sistema opressor, mantido pela ignorância e pela brutalidade”. A palavra “inópia” significa “estado de extrema pobreza, escassez, necessidade”. O enredo pode ser sobre qualquer nação, em qualquer época. Aplaudida em mais de 20 apresentações, na Capital Fluminense e em João Pessoa (PB), Recife (PE) e São Paulo, Capital. Ivan Martins é o autor e o diretor. A atuação é de Mário Cardona Jr. A Companhia de Teatro E-Go-Cênicos, que realiza o projeto, com apoio do Programa Funarte Aberta – por meio da Cristos Produções e da Companhia Popular Versátil –, promete levar ao público, neste trabalho, emoções e profundas reflexões.
Sobre o artista – Mário Cardona Jr. atuou em diversos segmentos das artes, em espetáculos de teatro, musicais e em óperas. No cinema foram dois longas-metragens e 23 curtas, com destaque para Caminho de Pedras – onde interpretou Cantídio Bretas –, e Aspirina para Dor de Cabeça. Na televisão, estreou na extinta Rede Manchete, com a novela Mandacaru. Trabalhou na novela Nos Tempos do Imperador e na série Reis, ambas na TV aberta. Atualmente está na novela Paulo, o Apóstolo.
Sobre o autor/diretor – Ivan Martins é psicanalista, escritor, apresentador, produtor, roteirista e dramaturgo. É o proprietário da E-Go-Cênicos. Por anos, trabalhou com teatro na Itália e, depois, chegou no eixo Rio-São Paulo, para espetáculos cênicos. Formado em Belas Artes e Teatro, mergulha também no cinema. Sua dramaturgia foi premiada pelo Sesi Arte Criatividade, em 2014.
Classificação indicativa: 18 anos
Ingressos: R$ 60. Meia-entrada: R$ 30. Venda antecipada, na plataforma Sympla, ou em cada dia de apresentação, na bilheteria
Local: Teatro Glauce Rocha – Sala Murilo Miranda
Endereço: Av. Rio Branco, 179, 8º andar, Centro - Rio de Janeiro (RJ) | Próximo à estação do Metrô Cinelândia
Realização: Companhia E-Go-Cênicos | Produção: Cristos Produções e Cia. Popular Versátil
“3ª Mostra de Improvisação Teatral Impro Grand Prix – 2025”
De 1º a 31 de agosto de 2025, de sexta-feira a domingo
Horários: sextas e sábados às 19 horas (espetáculos para adultos) | Sábados e Domingos, às 16 horas (espetáculos infantis)
A 3ª Mostra de Improvisação Teatral Impro Grand Prix – 2025 se realiza entre os dias 1º e 30 de agosto, no Teatro Glauce Rocha, espaço cultural da Fundação Nacional de Artes – Funarte, no Centro do Rio de Janeiro. Todas 22 apresentações de 12 peças e debates, têm o improviso como base, com muitas linguagens cênicas entrelaçada, tais como: teatro gestual, com máscaras de Bali e de realismo fantástico e melodrama, além de “reality show”, contação de histórias, palhaçaria e teatro esporte – modalidade sem roteiro, geralmente em forma de jogo competitivo*. Com ingressos a R$40 (meia-entrada R$20), o projeto é apoiado pelo Programa Funarte Aberta. “A novidade boa é que teremos a apresentação de espetáculos de improviso adultos, infantis e de rua na mesma programação”, comemora o Grupo Konga, realizador da ação.
Ingressos: R$ 40 | Meia-entrada: R$ 20 | Vendas pelo site sympla.com.br ou na bilheteria
Idealização / Realização / Curadoria: Grupo Konga (André Garcia Alvez, Pedro Garcia Alves e Ronaldo Camelo) | Produção: Bigorna Cultural e Barco Cultural
Apoio: Programa Funarte Aberta
Local: Teatro Glauce Rocha
Endereço: Av. Rio Branco, 179 - Centro – Rio de Janeiro (RJ) | Próximo à estação do Metrô Cinelândia
Lotação: 200 lugares
Programação
Espetáculo para adultos – Sextas-feiras e sábados, 19h
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Dias 1º e 2/8 - RêalitxiStár – com a Cia. Patacoada
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Dias 8 e 9/8 - Melodrama da Meia-Noite – com a Cia. Melodramática
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Dias 15 e 16/8 - Rio de Histórias – Grupo Teatro do Nada
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Dias 22 e 23/8 - Novelo – com o Grupo Bolas do Dragão
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Dias 29 e 30/8 - Pequena Máquina de Histórias Fantásticas – Grupo I.N.
Espetáculo Infantil – Sábados e domingos, 16h
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Dias 2 e 3/8 - Era Uma Vez... – com o Grupo Konga
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Dias 9 e 10/8 - A Batalhinha de Improvisação com Máscaras para Crianças – com a Cia. Bondrés
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Dias 16 e 17/8 – Biografia – com o Grupo Os Pedros
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Dias 23 e 24/8 – Coisas Coisadas – Direção: Luana Proença
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Dias 30 e 31/8 – Os Curiosos Causos da Cidade Desenhada – Direção: Pedro Ivo Maia
Espetáculo de Rua – Sextas, 16h30 – na calçada em frente ao teatro
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Dias 1º, 8, 15, 22 e 29/8 – montagem Pit Stop – com o Grupo Konga
Desportivo Impro – teatro esporte entre equipes – Domingos, 18h
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Dias 3, 10, 17 e 24/8
Debates IGP25 - Sábados, 17h e 20h, após a apresentação
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Dias 2, 9, 16, 23 e 30.
Premiação IGP25 – Domingo, 18h
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Dia 31/8 – Encerramento com entrega dos prêmios
BELO HORIZONTE
TEATRO
Espetáculo “Analógicas"
De 28 a 31/08, quinta a domingo, às 20h
A peça reúne a pesquisa de linguagem do Teatro 171, grupo e espaço teatral criado em 2008, e com dramaturgia baseada na passagem do tempo, na amizade, na resistência do ofício teatral e nas singularidades gay e feminina interseccionadas com a terceira idade.
As noções de autobiografia e autoficção, que sustentam a dramaturgia, mesclam referências diversas com as histórias de vida dos atores, revelando as belezas, desafios e contradições presentes na passagem do tempo. A conexão e intimidade entre os dois artistas têm sido desenhadas como código teatral com a escrita de cartas, a dança a dois, fotos antigas e naturalmente, no jogo teatral entre eles.
Ingressos: R$50,00 (inteira) e R$25,00 (meia entrada), vendidos pelo Sympla ou na bilheteria local.
Duração: 60 minutos.
Classificação: 14 anos
Local: Funarte MG - Rua Januária, 68. Centro. Belo Horizonte. MG.
Espetáculo “Ensaio para o fim”
Data: 29, 30 e 31 de agosto
Hora: 19h
Em “Ensaio para o Fim”, as atrizes Mariana Barbosa e Paloma Arantes colocam em cena a urgência e a delicadeza do presente, transformando o palco em um espaço de experimentação, encontro e respiro. A partir de diálogos, pausas e movimentos coreografados, elas transitam entre o real e o imaginário, o efêmero e o duradouro, criando uma dramaturgia que se move como placas tectônicas: em tensão, prestes a deslocar o chão sob nossos pés.
O texto, escrito por Paloma Arantes e dirigido em parceria com Mariana Barbosa, é atravessado por referências femininas como Rita Lee, Virginia Woolf e Clarice Lispector costurando reflexões sobre encontros, quedas, convivência, amor e o que nos mantém vivos quando tudo ao redor parece ruir.
Classificação: 14 anos
Duração: 40 min
Local: Funarte MG - Rua Januária, 68, Centro - Belo Horizonte
Ingressos: Entrada gratuita – Retirada pelo Sympla
*Sessão com Libras no dia 29 de agosto
Espetáculo “O Grande Vale dos Dinossauros”
Data: 31 de agosto
Horário: Domingo, às 16h
O projeto, contemplado no Programa Funarte Aberta, conta a história de dois personagens chamados "Zés" que se encontram para pescar mas acabam descobrindo um vale dos dinossauros e vivendo grandes aventuras!
Local: Funarte MG, Rua Januária, 68 - Centro, Belo Horizonte
Ingressos pelo Sympla ou Bilheteria local
Meia entrada - R$ 30,00
Inteira : R$ 60,00
Combo família (03 INGRESSOS EM 01) - R$ 80,00
SÃO PAULO
TEATRO
Espetáculo “Ipê palavra Tupi”
28 e 29 de agosto de 2025
Quinta e sexta às 20h
Na narrativa proposta pelo espetáculo, os sentidos são aguçados pelas palavras que definem, desvendam e celebram o ipê, palavra de origem tupi incorporada à língua portuguesa. Além disso, o espetáculo reconhece a peculiaridade do ipê — árvore e palavra —, uma união que dá origem à performance.
Sala Carlos Miranda – Complexo Cultural Funarte SP
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) / R$ 20,00 (meia)
A bilheteria abre 1h antes do espetáculo
Duração: 60 minutos
Classificação livre
Espetáculo “Rio João”
De 21 a 31 de agosto de 2025
De quinta a sábado às 20h / domingos às 18h
Com canções compostas especialmente para o espetáculo, “Rio João” propõe um espaço de celebração — um encontro que convida o público a se conectar com a dor e o riso de viver no Brasil.
João das Neves, nascido no Rio de Janeiro em 1934, foi diretor, dramaturgo, ator, cenógrafo, iluminador e produtor cultural. Contribuiu significativamente para a formação intelectual e estética de diversos grupos teatrais pelo Brasil, provocando reflexões sobre as múltiplas linguagens cênicas e a urgência de um teatro político — sem renunciar à beleza e à poesia. Teve seu primeiro contato com o teatro ainda na adolescência, em 1950, e formou-se como ator e diretor pela Fundação Brasileira de Teatro. Fundou o grupo amador Os Duendes enquanto dirigia o Teatro Arthur Azevedo, no bairro de Campo Grande, de onde foi expulso sob a acusação de comunismo e propaganda subversiva.
Sala Augusto Boal – Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Entrada Gratuita
A bilheteria abre 1h antes do espetáculo
Duração: 70 minutos
Classificação: 14 anos
ARTES VISUAIS
Exposição “Entre o Silêncio de o Olhar”
De 16 a 31 de agosto de 2025
Visitação: Quarta a domingo das 14h às 19h.
A exposição convida o público a desacelerar e a experimentar o silêncio como ato criativo. Cada peça, de formas escultóricas, foi moldada manualmente, respeitando o tempo da argila, do fogo e do olhar. As esculturas propõem uma escuta visual, onde matéria e contemplação se encontram.
A exposição conta com textos de Oscar D’Ambrosio, crítico e pesquisador de arte, e de Ricardo Cardoso, fortalecendo a dimensão reflexiva e poética da obra cerâmica.
Galeria Mário Schenberg - Complexo Cultural Funarte SP
Entrada gratuita
Classificação Livre
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