Programação de 14/11 a 20/11
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Programação
Complexo Cultural Funarte SP - Espetáculo LETI, com Cassiano Fraga / Divulgação
RIO DE JANEIRO
ARTES INTEGRADAS
Teatro, Performance – Artes visuais – Dança – Vídeo – Narração poética
“Laura”
Temporada comemorativa dos dez anos do espetáculo, com rodas de conversa
6 a 28 de novembro de 2025
Horários: quintas e sextas-feiras, às 19h30
O solo biográfico surgiu a partir de uma experiência dolorosa do autor-intérprete, Fabrício Moser: o assassinato de sua avó materna, em 1982, no Rio Grande do Sul. “A partir de fotografias, depoimentos, sons, vídeos, documentos e objetos, o artista reconstrói pedaços da vida de Laura, com memórias íntimas e coletivas. Articula as linguagens de teatro, performance, artes visuais, dança, vídeo e narração e relembra sua avó – não para uma biografia linear, mas para um espaço de escuta e invenção, em que lembranças e silêncios ganham corpo e voz. A montagem, de forte dimensão poética e afetiva, transforma ausência em presença; tragédia em encontro; e uma história silenciada em um ato compartilhado”, diz a sinopse.
Rodas de conversa com o público: abordando a obra e sua temática, as rodas ocorrem às quintas-feiras, logo após as sessões, com pessoas convidadas, de diferentes áreas profissionais e do conhecimento.
Sobre o Artista
Fabrício Moser (1981 – MS) é ator, diretor, professor e pesquisador, doutor pela USP, mestre pela UNIRIO e bacharel em Artes Cênicas pela UFSM. Trabalha especialmente com teatro autobiográfico, documental e com acessibilidade. Com Laura, Aquilo que acontece entre Nascer e Morrer (2019) e com o duo Sobre Desvios (2012), circulou pelo Brasil e por outros países – Argentina, Uruguai, Portugal e Espanha. É professor de pós-graduação, no país e fora dele. Coordena cursos de artes aplicadas à saúde e à educação; e desenvolve pesquisas sobre teatro, neurodiversidade, processos criativos e acessibilidade. Participou de festivais, júris, e de programas de fomento e formação, em instituições de cultura, nacionais e internacionais.
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos: R$ 40 (inteira) | R$ 20 (meia-entrada) | Vendas pelo site sympla.com.br (com taxa da plataforma) e na bilheteria
Duração: 1h
Programação das rodas de Conversa – por datas
6/11 – Ana Paula Brasil e Nathália Mello
13/11 – Gabriela Lírio e Gabriel Morais
20/11 – Cadu Cinelli e Cassiana Lima Cardoso
27/11 – Francisco Taunay e Rafael Cal
Local: Sala Murilo Miranda – Teatro Glauce Rocha
Endereço: Av. Rio Branco 179, 8º andar, Centro – Rio de Janeiro (RJ) | Em frente ao Metrô Largo do Machado
Lotação: 60 lugares
Criação, atuação e produção: Fabrício Moser | Colaboração artística: Ana Paula Brasil, Cadu Cinelli, Gabriela Lírio, Francisco Taunay, Nathália Mello e Rafael Cal | Assistente de produção: Marcus Liberato | Formação de plateia: Fabrício Moser e Patrícia Lopes | Assessoria de imprensa: Júlio Luz | Programação visual original: Bruno Morais | Programação visual atualizada: Rodrigo Menezes
Mais informações: Assessoria de Imprensa: Júlio Luz Tel./Whats.: (21) 981279366 – E-mail: julio.rosemberg@gmail.com
Teatro – Artes visuais
“João Bethencourt – Um homem de teatro”
Exposição, leituras dramatizadas e festa
12 de novembro a 10 de dezembro
Entrada gratuita
Projeto, que celebra os 101 anos de nascimento de João Bethencourt (1924 – 2006), um dos maiores comediógrafos da história do teatro brasileiro, diretor, tradutor, produtor e escritor, reúne uma exposição, um ciclo de leituras dramatizadas de comédias do autor e uma festa-homenagem. A iniciativa foi concebida por Tania Brandão e Christina Bethencourt – filha do artista e também diretora –, que, ao lado de Silvia Monte, coordena e produz a programação.
O homenageado
João Bethencourt, húngaro naturalizado brasileiro, amava a cena e o Brasil. Considerado um autêntico “homem de teatro’, destacou-se como autor, diretor, tradutor e professor. Mestre em Teatro pela Universidade de Yale (EUA), dedicou-se à comédia de costumes. Utilizou o humor com densidade e forte alcance crítico sobre os valores da sociedade brasileira. Sua carreira, iniciada em 1957, resultou em mais de cinquenta peças. Obteve grande sucesso popular e internacional. Entre as mais notáveis estão O Dia em que Raptaram o Papa, texto brasileiro mais encenado no exterior, e a tradução e direção do grande sucesso A Gaiola das Loucas. Foi, ainda, um influente professor de Direção Teatral na UNIRIO, formando gerações. Seu legado inclui roteiros para TV e cinema, ensaios e um romance.
Programa
Exposição
“João Bethencourt Vida e Obra”
Abertura: 12/11, às 17h
Visitação: de quarta-feira a domingo, das 13h às 19h
Local: Foyer do Teatro Glauce Rocha.
Leituras Dramatizadas de Comédias de João Bethencourt
12/11 a 3/12, quartas-feiras, das 18h30 às 20h30
Local: Teatro Glauce Rocha - Sala principal
Agenda
12/11 - “O colar da rainha”, direção de Silvia Monte;
19/11 - “Tem um psicanalista na nossa cama”, direção de Paula Sandroni;
26/11- “Bonifácio Bilhões”, direção de Antonio Gilberto;
03/12 - “A ovelha rebelde”, direção Cristina Bethencourt
Festa Teatral em Homenagem a João Bethencourt
10/12/2025, às 18h30
Com microfone aberto para a comemoração teatral dos 101 anos do artista
Local: Sala Murilo Miranda
Teatro Glauce Rocha – 8º. Andar
Classificações indicativas das atividades
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Exposição e Festa teatral – Livre
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Leituras – 14 anos
Ingressos: grátis, com retirada na bilheteria, na data de cada atividade
Endereço: Av. Rio Branco, 179, Centro. Rio de Janeiro (RJ) – Em frente ao Metrô Carioca
Concepção: Christina Bethencourt | Tania Brandão | Produção: Christina Bethencourt | Tania Brandão | Silvia Monte | Realização: Dino Promoções Artísticas | Scriptorium | Terceira Margem Produções Culturais
Mais informações: sydneymichelettejunior@gmail.com
Dança – Teatro – Circo – Música
“Oficina de Iluminação Cênica Ponto de Encontro de Fazedores de Arte”
Ministrante: João Gioia – artista iluminador especialista
29 de setembro a 22 de dezembro de 2025, às segundas-feiras
Horário: 14h às 17h
Inscrições abertas
No curso, o artista e técnico João Gioia tem como proposta criar uma experiência teórico-prática, que vai além da técnica: explora a luz como ferramenta criativa e expressiva em teatro, circo, dança, música e outras linguagens; e integra teoria, prática e acessibilidade. Há chance de participação semipresencial, online, ao vivo. Com mais de 20 anos no ramo, Gioia foi indicado a diversos prêmios. Une experiência prática, inovação e pesquisa, com uma formação sólida. “Destinada a artistas, técnicos, educadores e estudantes de artes cênicas outras linguagens, tanto iniciantes, a partir de 16 anos, quanto profissionais experientes, a Oficina de Iluminação Cênica Ponto de Encontro de Fazedores de Arte proporciona um mergulho na arte e técnica da iluminação de espetáculos”, resume a ementa.
Sobre João Gioia
Carioca, o iluminador, ator, professor e artista de teatro João Gioia é Bacharel em Artes Cênicas e em Docência. Trabalhou na iluminação do espetáculo As Comadres, dirigido por Ariane Mnouchkine, colaborando com Hugo Mercier Bosseny, com temporada em Paris (FR), na sede do Théâtre du Soleil – espetáculo indicado no Prêmio Melhor Desenho de Luz – Musical, do Broadway World Awards (2019), entre outros. Foi também indicado ao Prêmio Shell 2024 – Melhor Iluminação, por Sidarta. Foi professor de iluminação na Escola Spectaculu – direção artística de Gringo Cardia, Marisa Orth e Vik Muniz. Trabalhou como assistente de renomados iluminadores brasileiros, como Aurélio de Simoni, Paulo Cesar Medeiros, Renato Machado e Tomás Ribas e em companhias teatrais reconhecidas.
Público-alvo: Maiores de 16 anos, artistas, estudantes e profissionais interessados em iluminação cênica
Investimento: R$ 400 por mês – desconto de 10% para pacote de três meses
Local: Centro Técnico de Artes (CTA) – Fundação Nacional de Artes – Funarte
Endereço: Rua do lavradio, 54, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Calendário
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Setembro – 29/9 – aula inaugural
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Outubro – 4 encontros – dias 6, 13, 20 e 27
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Novembro – 4 encontros – dias 3, 10, 17 e 24
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Dezembro – 4 encontros – dias 1, 8, 15 + Formatura
Mais informações e inscrições a partir da página neste link
Realização: Ponte das Artes Produções | Apoio: Programa Funarte Aberta
Dança – Teatro – Circo – Música
Oficinas
Projeto “Te Espero lá no Cacilda”
Teatro e circo, dança contemporânea e percepção do movimento
Até dia 27 de novembro de 2025
Toda segunda-feira
Para pessoas com e sem deficiências, físicas ou intelectuais, as oficinas de dança e teatro incluem técnicas de música e circo. Está previsto no projeto, ainda, um espetáculo no teatro, no final do ano, com os participantes apresentando o resultado das pesquisas artísticas desenvolvidas.
Oficina de Teatro e Circo
Horário: das 13h30 às 15h
Coordenação: Rubens Gripp | Ministração: Angélica Gomes | Colaboração: estagiários da Angel Vianna Escola e Faculdade
Oficina de Dança Contemporânea e Percepção do Movimento
Com a Pulsar Cia. de Dança
Horário: das 15h30 às 17h.
Coordenação Geral e Direção: Maria Teresa Taquechel y Saiz
Coordenação Musical: Thelma Alvarez
Ministrantes parceiros: bailarinos Lilian Lima e Sergio Menezes.
Número de vagas: 15 em cada curso
Coordenação Geral e Direção: Maria Teresa Taquechel y Saiz
Oficina de Teatro e Circo
Coordenado por Rubens Gripp, fundador da oficina e do grupo Teatro Novo, o workshop é realizado pela professora Angélica Gomes. A proposta é desenvolver e apresentar o trabalho de um coletivo de teatro de atores/atrizes e produtores(as) de cultura com deficiências que, em sua maioria, ou tem síndrome de Down ou autismo, e/ou são cadeirantes. “É uma oficina que busca o desenvolvimento artístico e de criação, por meio das singularidades de cada um. O projeto também sensibiliza o público sobre o potencial de criação das pessoas com deficiência e o que podem desenvolver em teatro. Isso gera uma mudança de olhar sobre os atores e produtores com deficiência e o fazer artístico: quebra ideias preconceituosas de que “pouco eles poderiam fazer” ou de que “nada haveria de se aprender com eles” diz a sinopse.
Oficina de Dança Contemporânea e Percepção do Movimento
Coordenada pela bailarina, coreógrafa Maria Teresa Taquechel y Saiz, diretora da Pulsar Cia. de Dança – que também atua como oficineira – o trabalho articula conteúdos sobre a percepção do movimento e da dança contemporânea com estímulo à pesquisa corporal e ao desenvolvimento dos processos criativos. O foco é “ampliar a consciência sobre as relações internas do corpo; o meio em que está inserido; e a expressão de cada pessoa”. Busca-se, ainda, “enriquecer o repertorio corporal de cada participante e promover a troca/conexão com o espaço e as pessoas ao redor”. Concebido pela Pulsar Cia. de Dança, o projeto tem como coordenadora musical Thelma Alvares, professora da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também oficineira, ela desenvolve uma pesquisa musical com os(as) participantes, em se integram dança e música.
Os(as) ministrantes
Pesquisadora do movimento, Maria Teresa Taquechel y Saiz é mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e formada em Dança Contemporânea pela Angel Vianna Escola e Faculdade de Dança, da qual é membro associado e onde lecionou e coordenou a Pós-graduação em Corpo, Educação e Diferenças. Tem formação em Recuperação Motora e Terapia Através da Dança e no Método Feldenkrais. É diretora, coreógrafa e bailarina da Pulsar Companhia de Dança, desde sua fundação, em 2000 – em nome da qual recebeu o prêmio Ordem do Mérito Cultural 2004. A professora tem como foco: dança contemporânea, acessibilidade, conscientização através do movimento e criação coletiva.
Angélica Gomes é atriz, palhaça, trapezista, bailarina brincante e educadora, o grupo Teatro de Anônimo desde sua fundação. É formada pela Escola Nacional de Circo (Funarte) onde se especializou em números aéreos e pela Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna É licenciada em dança pela Faculdade de Dança Angel Vianna (2011). Com vasta experiência teatral e circense, em 2023, Maria Angélica idealizou e protagonizou o espetáculo infantil Dando Ouvidos, entre outros. Sua carreira é marcada pelo compromisso com a arte e a educação. Ministra oficinas de circo e teatro para crianças e famílias, como a Circo em Família, (2020), que buscou uma experiência criativa e divertida nas residências.
Thelma Alvares – Professora titular da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ), no curso de Licenciatura em Música e no Bacharelado em Musicoterapia, dedica-se, por meio da educação musical e da promoção da diversidade e da arte, a derrubar preconceitos e a construir novas percepções e oportunidades para a inserção social de grupos desfavorecidos. Fez estágio de pós-doutorado em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz. Bacharel em Musicoterapia – Conservatório Brasileiro de Música (CBM) – e doutora em Educação Musical/Musicoterapia (Universidade de Miami), escreveu livros interdisciplinares sobre estes temas. Entre suas várias especializações, está Saúde Mental (UFRJ). É mestra em Terapias Expressivas (Lesley College). Foi coordenadora do Curso de Especialização em Terapia das Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Lilian Lima - Bailarina, professora e pesquisadora em dança, é licenciada na área pela Angel Vianna. Estudou no Centro de Formação Artística de Rio das Ostras (RJ). Foi bailarina na Cia. de Dança Baía Formosa, na Catarse Cia. de Dança e Arte, na Cia. Gente e no Grupo Performance. Trabalhou como professora de dança em escolas e empresas de artes. Desde 2020, promove o projeto Corpo Livre, que disponibiliza aulas de Consciência Corporal. Realiza um trabalho voluntário de aulas dessa disciplina no Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB), desde 2023. É uma das idealizadoras do Coletivo de arte, pesquisa, educação e saúde Rememoriar.
Sergio Menezes - Professor, bailarino e coreógrafo e produtor de danças urbanas desde 2013, foi intérprete-criador da Cia. DançaRio. Já foi dançarino e coreógrafo em trabalhos para empresas de marcas conhecidas. É membro da Comissão Artística de Dança Show no Sindicato dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro (SPDRJ). É considerado pioneiro na profissionalização da K-performance no Brasil. Produziu e idealizou vários eventos reconhecidos de K-pop e cultura Coreana. Foi jurado em vários festivais ligados a esse gênero. É graduado em Marketing e pós-graduado em Neurociência do Desenvolvimento, com MBA em Comunicação e Marketing.
Parcerias: Programa de Estágios do Curso de Licenciatura em Dança da Angel Vianna Escola e Faculdade
Projeto Musidança – Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB – UFRJ).
Inscrições gratuitas: realizadas em entrevistas, marcada pelo Whatsapp (21) 999735534
Local: Teatro Cacilda Becker
Endereço: Rua do catete, 338 - Catete – Rio de Janeiro (RJ) | Próximo à Estação do Metrô Largo do MachadoLeia mais aqui, na Seção Notícias do site da Funarte
CIRCO
Espetáculo
“Desencontros: bar e lanches”
Peça de circo contemporâneo, com elementos de teatro
13 a 23 de novembro, de quinta-feira a domingo
Horários: de quinta a sábado, às 19h | Domingos - 17h
Diz a sinopse: “A cena traz dois personagens ‘exaltados”, que se sentam em uma mesa de bar típica. Entre copos e garrafas, eles se atam, e desatam; passeiam; e se empilham no tempo. Da calada da noite ao raiar do dia são atravessados pela infinidade de acrobacias que um botequim de uma esquina carioca é capaz de conter”
Ingressos: R$ 40; meia-entrada: R$ 20 | Vendas pelo site Sympla, neste link:
Local: Teatro Dulcina
Endereço Rua Alcindo Guanabara, 17, Centro – Rio de Janeiro (RJ) | Próximo à Estação Cinelândia do Metrô
Elenco: Lucas Machado e Luisa Miranda (Bu) | Direção e dramaturgia: Fábio Freitas | Direção de acrobacia: Alexandre Jaspion Direção musical: Vinícius Mousinho Cenografia e cenotécnica: Dodô Giovanetti Figurino e costura: Marina Moura Iluminação: Ricardo Rocha | Produção executiva: Bia Souto Maior Assistente de produção: Vino Soares Operação de luz: Marcello Freitas (Gugu) Operação de som: Raelli AzuosIntérprete de libras: Mali Glass Fotografia: Moskow Realização: Cia. Lé com Cré
Mais informações – E-mail: companhialecomcre@gmail.com | Whats.: – (21)986010166
DANÇA
Espetáculo
“Além da Pele”
15 e 16 de novembro de 2025, sábado e domingo, às 19h
Os 12 artistas em cena, do Grupo Experimental do Laboratório de Dança Daniel Cortez convidam o público para uma “jornada pelas camadas invisíveis que constituem o ser humano – na qual o corpo torna-se voz, revelando o que há além da aparência”, diz a sinopse – e acrescenta: “Mostra que somos imaginação, desejo, sentimento e transformação. Com uma linguagem simbólica e potente, os movimentos desenham no ar aquilo que as palavras não alcançam – personalidades que se reinventam; emoções que afloram; e identidades que transbordam. A cena se transmuta em espelho e abismo: o corpo reage ao mundo e a si mesmo, em uma coreografia que mergulha entre o visível e o que pulsa por dentro” A obra convida o público a uma escuta profunda e a “sentir o que vibra sob o superficial”.
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 40 | Meia-entrada: R$20. Vendas pelo site Sympla, aqui neste link, ou na bilheteria
Local: Teatro Cacilda Becker — Rua do Catete, 338, Catete, Rio de Janeiro (RJ) – Próximo ao Metrô Largo do Machado
Duração: 60 minutos
Direção Artística: Estevão Freitas | Coreografia: Daniel Cortez | Elenco: Juliana Graciliano, Nadimile Lucena, Geyslane Souza, Lanna Gonçalves, Kaylane Graciano, Fabiana Silva, Morgana Vitalino, Nicolly Alves, Naira Benites, Paulo Vitor da Silva, Amanda Figueira, Guilherme Couto | Realização: Laboratório de Dança Daniel Cortez — Grupo Experimental | Apoio: Funarte, Ministério da Cultura, Governo Federal – Programa Funarte Aberta
Mais informações: Produção – email - gtaslucianas@gmail.com | Whats.: 21 987674752 | Direção Artística: estevaofreitaas123@gmail.com 21 96542-2116
Ásara
Solo, com Margot
20 a 23 de novembro de 2025, de quinta-feira a domingo
Horários: quinta a sábado às 19h; domingo, às 18h
Para a peça de dança, Margot se baseou em representações simbólicas de aves brasileiras. Nela, explora questões como fragilidade, finitude e medo, a partir de movimentos e dramaturgia que evocam os pássaros e de mitos e lendas sobre eles. Com uma linguagem que transita entre imagens corporais abstratas e movimentações erráticas, a coreografia explora como ficções podem se tornar estratégias de permanência. O espetáculo tem origem na experiência de Margot com ataques de pânico, para questionar a perecibilidade do corpo e da existência humanos; e como as pessoas podem superar as marcas das violências sofridas na vida. Na cena, uma baixa luminosidade e sons de instrumentais dissonantes se mesclam. “A obra flerta com o terror daquilo que transita entre o humano e o inumano”, diz a sinopse.
Quem é Margot
Margot, ou Mariah de Castro Arco e Flexa, atua na dança desde os 16 anos de idade. Artista carioca, com identidade e expressão de gênero não-binárias, de 23 anos, desenvolve uma carreira marcada pelo acúmulo de prêmios em batalhas de voguing e de danças urbanas em geral. Chegou às seletivas nacionais do maior evento de batalha de estilo misto do Brasil, e um dos maiores do mundo: a Redbull Dance Your Style, em 2023 e 2025. Atua para o ressurgimento, no Rio de Janeiro, da cena de “waacking’ a – um dos grandes estilos do “soul train” –, seguindo a tendência de São Paulo. Passou por grupos como a Companhia Gente, a Companhia Híbrida, a Improvável Produções e a francesa Malka.
Classificação Indicativa: 16 anos
Ingressos: Valor: R$ 30 | Meia-entrada: R$ 15 | Vendas pelo site Sympla, neste link, e na bilheteria
Duração: 45 minutos
Local: Teatro Cacilda Becker
Endereço: Rua do Catete, 338 - Catete, Rio de Janeiro (RJ)
Direção e performance: Margot | Trilha sonora: Gian Saru | Fotografia e Filmagem: Aniram e Matheus de Moura | Desenho de Luz: Leonardo Laureano | Ass. de produção e imprensa: Matheus de Moura | Apoio: Programa Funarte Aberta 2025 – Ocupação dos Espaços Culturais da Funarte no Rio de Janeiro
Mais informações: Matheus de Moura – matheusjorvieria@gmail.com – e Mariah de Castro mariaharcoeflexa@gmail.com | Whats. – 21 996942938
TEATRO
Espetáculo do gênero “suspense contemporâneo”
“O Som que Vem de Dentro”
8 de novembro a 14 de dezembro de 2025, de quinta-feira a domingo
Horários: quinta a sábado, às 19h; domingo, às 18h
Versão brasileira de um espetáculo que é sucesso na Broadway e em todo o mundo tece uma trama de suspense e mistério e aborda temas com a luta contra o câncer e o suicídio. É a primeira montagem no Brasil da peça do estadunidense Adam Rapp – indicada a seis prêmios Tony, em 2020. Trazendo momentos de tensão intensos e cheia de nuances, a história gira em torno da relação de Bella Lee Baird – professora de Literatura na Universidade de Yale, que se vê diante de um câncer em estágio avançado –, e Christopher Dunn, jovem escritor com um espírito inquieto e desajustado. São dois jovens em luta contra seus “destinos”. “A cada palavra e gesto, as cenas expõem dores e as esperanças desses dois personagens, em luta constante contra suas realidades.
O autor – Um dos mais aplaudidos autores estadunidenses da atualidade, Adam Rapp (1968) é autor de romances e textos para teatro, além de roteirista, músico e diretor de cinema. Sua peça O Inverno da Luz Vermelha foi finalista do Prêmio Pulitzer (2006) – na montagem brasileira teve Marjorie Estiano como protagonista e direção de Monique Gardenberg. O último trabalho do autor foi The Outsiders a new musical, em cartaz na Broadway, atualmente, e vencedor do Tony – Melhor Musical 2024, com indicação para Adam para Melhor Autor de Musical do ano. A maioria dos textos teatrais de Rapp apresenta elencos reduzidos e são ambientadas em espaços pequenos. Muitos personagens são americanos da classe trabalhadora.
O diretor – Com 25 anos de carreira, João Fonseca é diretor de teatro, cinema e televisão. De Santos (SP), iniciou como ator em São Paulo, no Centro de Pesquisas Teatrais, de Antunes Filho. Em 1993, se muda para o Rio de Janeiro. Estreia como diretor em 97, na Companhia Os Fodidos Privilegiados, dirigida por Antônio Abujamra. Participou de mais 70 montagens, de todos os gêneros, com vários prêmios/indicações de melhor diretor, entre os quais o Shell, o Bibi Ferreira e o Cesgranrio. Dirigiu grandes sucessos dos palcos e da TV brasileiros, entre eles os musicais: Tim Maia – Vale Tudo, de Nelson Motta (2011) e Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, o Musical, de Aloísio de Abreu (2013); as montagens teatrais Minha Mãe É Uma Peça (2006) – que depois se tornou filme –, e Maria do Caritó (2010) – seu segundo Prêmio Shell.
Os Artistas
Gláucia Rodrigues foi indicada a prêmios de melhor atriz, como o Shell, o Mambembe (coadjuvante) e o Cultura Inglesa. Bacharel em Artes Cênicas pela UNIRIO e bailarina formada pela Escola de Danças Maria Olenewa, estreou no teatro dirigida por Antunes Filho, em Macunaíma – que foi a nove países de três continentes – e O Eterno Retorno – indo à Alemanha, à França a Portugal, à Inglaterra e à Suíça. Dirigida por Claudio Torres Gonzaga, interpretou Shakespeare e Bernard Shaw. Fez Molière, dirigida por João Bethencourt, Jaqueline Laurence, José Henrique Moreira e Claudio Torres Gonzaga, de 1996 a 2007; com direção de Sidnei Cruz, Joe Orton, entre outros autores e diretores reconhecidos. Fez, na TV aberta, Pantanal e diversas outras novelas e seriados. Em cinema, atuou em vários sucessos.
Formado em Atuação Cênica pela UNIRIO, André Celant recentemente atuou em A Comunidade do Arco-Íris, de Caio Fernando Abreu, dirigido por Suzana Saldanha e Gilberto Gawronski. Fez Alzira Power, de Antônio Bivar – direção João Fonseca; Sangue Como Groselha, dirigido por Ricardo Santos; e Gabriela – o Musical e Evoé – o Musical, ambos com direção de João Fonseca e Nello Marrese; além de Quase, dirigido por Vanessa Garcia; e Othello, O Mouro de Veneza (Shakespeare) – direção Carlos Fracho. Integrou o coletivo Prática de Montação. Foi assistente de direção no projeto Grau Zero – texto de Diogo Liberano, direção de Marcéu Pierrot; em Ensaio Sobre a Perda – de Herton Gustavo Gratto, direção de João Fonseca; e, com o mesmo diretor, A Pedra Escura, de Alberto Conejero.
Cia. Limite 151 – O diretor Marcelo de Barreto, o músico Wagner Campos e os atores Cris D’Amato, Gláucia Rodrigues e Edmundo Lippi. Fundaram a Cia. Limite 151 em 1991. Desde então, ela buscou construir um repertório o mais diversificado possível, sempre tendo como critério a escolha de textos que lhes possibilitassem, sobretudo, o prazer de estar em cena. Assim é que, em seus 34 anos de atividade contínua, o grupo encenou 21 espetáculos, de autores como Nelson Rodrigues, Shakespeare, Tennessee Williams; Geoffrey Chaucer, Molière, Zola e Tchékhov. Entre os trabalhos do grupo estão: Dom Quixote de La Mancha – Miguel de Cervantes; Frankenstein – Mary Shelley; A Moratória – Jorge Andrade; e o musical Vicente Celestino – A Voz Orgulho do Brasil – Wagner Campos.
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos: R$ 60 | R$ 30 | Vendas: pelo site Sympla, aqui neste link (com taxa da plataforma) e na bilheteria
Duração: 80 min
Importante
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Não há trocas de ingressos nem devolução de valores de compra – tenha certeza do dia da sessão para a qual fez a compra.
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É proibida a entrada na sala de espetáculos após o início da apresentação
Local: Teatro Glauce Rocha
Endereço: Av. Rio Branco, 179, Centro – Rio de Janeiro (RJ) | Em frente ao Metrô Carioca
Texto: Adam Rapp | Tradução: Clara Carvalho | Direção: João Fonseca| Elenco: Gláucia Rodrigues e André Celante| Cenário e Adereços: Nello Marrese | Figurino: Marieta Spada | Iluminação: Daniela Sanchez| Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho | Direção de Produção: Edmundo Lippi | Produção Executiva: L. W. Produções Artísticas Ltda.| Produtora executiva: Valéria Meirelles| Coprodução de João Fonseca e Cia Limite 151
Mais informações: Cia Limite 151 – Rede social: instagram.com/osomquevemdedentro/ | Site: www.cialimite.com.br | E-mail: cialimite@gmail.com | Whats.: (21) 983065366 | Tel. Fixo: (21) 35865366
Espetáculo
“Quarto de Empregada”
1 a 30 de novembro
Horários: sábados às 19h30h e domingos às 18h30h.
O texto, de Roberto Freire, retrata uma noite de espera e desilusão: Suely, uma jovem grávida, aguarda Argemiro, seu namorado, que diz ser militar de carreira, com quem planeja viver. Sua colega de quarto, Rosa, idosa marcada pelas durezas da vida, percebe a farsa e tenta ajudar Suely, convencida de que Argemiro jamais aparecerá. A obra desvenda a dura realidade dessas duas mulheres, expondo verdades dolorosas e sonhos despedaçados dentro de um ambiente sem espaço, com atmosfera claustrofóbica onde moram: o “quarto de empregada” da casa dos seus patrões. A direção é de Lourenço Marques.
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 50 | Meia-entrada: R$ 25 | Vendas na bilheteria ou pela internet, neste link
Local: Teatro Glauce Rocha – Sala Murilo Miranda
Endereço: Av. Rio Branco, 179, 8º andar, Centro, Rio de Janeiro (RJ) Próximo à Estação do Metrô
Adaptação: Elizia Gomes | Codireção: Luma Louzada | Produção: Esther Brollo \ Elenco: Elizia Gomes, Leticia Catalá, Luma Louzada, Sônia Corrêa, Esther Brollo e Duda Rocha
Mais informações: Whats.: 21 97961-4932 | E-mail: lourencogustav@gmail.com
MÚSICA
Espetáculo
“Oyáladê – Força Feminina”
Com a Banda Oyáladê | Participação especial: Mulheres ao Vento
7 a 9 de novembro, de sexta-feira a domingo
Horários: Sexta-feira e sábado, às 19h | domingo, às 18h
O show do dia 7 é gratuito e as outras datas têm preços populares
No show, a Banda Oyáladê, formada por mulheres negras, traz um repertório que vai do jongo ao afoxé. Com apoio do Programa Funarte Aberta, a apresentação de sexta-feira, dia 7, é gratuita e as demais têm preços populares. “No espetáculo, a Banda Oyáladê convida o público a uma verdadeira imersão nos ritmos e histórias que atravessam a cultura afro-brasileira, unindo música, espiritualidade e resistência. No palco, a potência percussiva e vocal do grupo se manifesta por meio de músicas autorais e releituras que transitam pelo samba, o coco, e outros ritmos de matriz africana”.
Classificação etária: Livre.
Ingressos: Dia 7 entrada gratuita, com retirada pelo site www.sympla.com.br e na bilheteria / Dias 8 e 9 R$40 (inteira) R$20 (meia entrada), com retirada pelo Sympla e na bilheteria
Duração: 90 minutos.
Acessibilidade: Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) - dia 7/11, sexta-feira
Local: Teatro Cacilda Becker
Endereço: Rua do Catete, 338, Catete – Rio de Janeiro (RJ) | Próximo ao Metrô Largo do Machado
Direção: Simonne Alves | Direção Musical: Ingrid Machado | Banda Oyáladê: Ingrid Machado (Percussão), Juliana Camila (percussão), Kassandra Vapezi (sax e voz), Marcella Pederneira (voz), Simonne Alves (percussão e voz), Tula Pereira (percussão e voz), Vanessa Machado (violão e voz). | Produção: Marimba Cultural | Produção Executiva: Nathalia Leite | Assistente de produção: Maria Clara Maiorano | Produção Artística: Rebeca Barboza | Figurinista: Jessica Louzada | Cenografia: Maria Clara Maiorano | Fotógrafa: Gabriela Machado | Luz: Lilian da Terra e Ileana Thais | Som: Raquel Brandi | Design: Dany Caetano | Assessoria de Imprensa: Juliana Portella | Realização: Marimba Cultural | Fomento: Ministério da Cultura – Governo Federal – Lei nº 14.399/2022 – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura | Edital Pró-Carioca Linguagens – Programa de Fomento à Cultura Carioca – Edição PNAB - Política Nacional Aldir Blanc / Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura do Rio de Janeiro | Edital Fluxos Fluminenses – Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa – Governo do Estado do Rio de Janeiro | Apoio: Programa Funarte Aberta
Apresentação de samba
“Bira da Vila De Vinte Em Vinte”
8 de outubro a 26 de novembro de 2025
Horários: quartas-feiras, às 19h
No Show, o cantor, compositor e produtor cultural Bira da Vila passeia pela história do samba por meio das obras mais emblemáticas dos mestres do estilo. “Percorre os principais marcos do gênero, do século XIX até hoje, em um mapeamento cronológico, que emociona e educa”, diz a sinopse. A viagem musical começa em 1875, com Joaquim Antônio da Silva Callado e Chiquinha Gonzaga, com o choro e o maxixe; passa para o início do Século XX, na famosa casa de Tia Ciata, no Rio de Janeiro, a “Pequena África”; e por nomes como Donga, Sinhô e João da Baiana; e em mais uma geração, com Pixinguinha, Paulo da Portela, Ari Barroso e Ismael Silva. “É uma verdadeira aula viva sobre memória e ancestralidade, celebrando os grandes compositores da nossa história”, conclui o texto.
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos: R$ 80. Meia-entrada: R$ 40 | Vendas: site www.sympla.com.br (breve) e na bilheteria
Local: Teatro Dulcina
Endereço: Rua Alcindo Guanabara, 17, Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Realização: BV Produções | Apoio: Programa Funarte Aberta | Mais informações: Whats.: (21) 96461 9015 ou (21) 96597 0610 | E-mail: bvproducoesbx@gmail.com
BELO HORIZONTE
CIRCO
Debuta – Encontro de Palhaçaria Feminina”
13 a 20 de novembro de 2025
Espetáculos sempre às 19h, com tradução em Libras
O evento, idealizado pela Minha Companhia, formada por Janaína Morse e Maria Tereza Costa, valoriza a produção e o protagonismo de mulheres na arte da comicidade - que vai da palhaçaria à bufonaria. Ao todo, serão apresentados quatro espetáculos com artistas de Minas Gerais e da Bahia e duas oficinas de palhaçaria feminina. Idealizado por Janaína Morse, a peça Brisa’s Beach - um dos primeiros solos de palhaçaria feminina de Minas Gerais - abre a mostra de espetáculos do encontro no dia 14/11, quinta-feira, às 19h.
O projeto conta com apoio do Programa Funarte Aberta. Todos os espetáculos do encontro são gratuitos e possuem acessibilidade em Libras. Distribuição de senhas 1 hora antes das apresentações, na própria Funarte MG. Para inscrição nas oficinas e mais informações sobre a programação: Instagram @minha_companhia.
“O Debuta é um movimento fundamental por abrir espaço para a presença e a voz das mulheres na palhaçaria, uma linguagem historicamente marcada pela figura do palhaço. É uma iniciativa que oferece visibilidade, escuta e reconhecimento às artistas que pesquisam e reinventam essa arte a partir de seus próprios olhares e vivências, repensando narrativas e modos de rir e pensar o mundo”, comenta Janaína Morse, uma das idealizadoras.
Estão previstas duas ações formativas. A primeira acontece no dia 13 de novembro, quinta feira, em que será realizado um workshop sobre a estética da palhaçaria, ministrado por Janaina Morse e Maria Tereza Costa. Já nos dias 17, 18 e 19 de novembro, segunda a quarta-feira, acontece a Oficina de Palhaçaria Negra, oferecida pela artista Juliene Lellis. Serão abertas 20 vagas gratuitas, para cada atividade.
DANÇA
“Rastros & Convidados”, com Carlos Arão
14, 15 e 16 de novembro de 2025
20h30
Com uma carreira de quatro décadas, Arão revisita momentos marcantes de sua trajetória, compartilhando com o público histórias que se revelam em gestos, movimentos e sonoridades. A trilha sonora conduz o espetáculo, ampliando a experiência sensorial e conectando as memórias dos artistas às do público. “A cada sessão, novos artistas das artes cênicas são convidados a deixar seus próprios rastros em cena, compondo uma obra única e efêmera a cada noite", afirma o artista.
Local: Funarte/MG
Classificação: 14 anos
Ingressos: Gratuitos — retirada pelo Sympla
TEATRO
Espetáculo “Fuxicos: A Comédia” - Tô-Garrado Cia de Teatro
14, 15 e 16 de novembro
Sexta e sábado às 20h | Domingo às 18h
Com humor e crítica, “Fuxicos” transporta o público para Breajautuba do Sul, uma fictícia cidade do sertão onde as paredes têm ouvidos — “e uma língua ainda mais ferina”. “A trama mergulha no cotidiano de uma comunidade pequena, onde fofocas, preconceitos e aparências movem as relações humanas, transformando o ato de “falar da vida alheia” em uma verdadeira arte", afirma a Companhia.
O enredo acompanha Tonico, um rapaz apaixonado por Esmeralda, filha do temido Coronel Firmino. Para viver esse amor proibido, ele aceita participar de um plano inusitado para enganar o sogro. Mas tudo sai do controle quando Quitéria do Olho Torto, a maior fofoqueira da cidade, descobre a armação e espalha a notícia — transformando Breajautuba num redemoinho de mentiras, confusões e risadas.
SÃO PAULO
ARTES INTEGRADAS
Café do Jorge e Feira Esquerda Livre
15 de novembro
Sábado das 10h às 19h
O evento marca os 5 anos do Café do Jorge, espaço que se consolidou como ponto de encontro entre gastronomia e resistência cultural, e integra a programação dos Encontros Improváveis, iniciativa da Feira Esquerda Livre que transforma o espaço público em território de criação coletiva e diálogo.
“Entre música, arte e sabores, a Feira Esquerda Livre e o Café do Jorge convidam o público a viver um ato poético de república popular, em que cada encontro, improviso e partilha é uma pequena proclamação: a de que as pessoas podem se reunir, ocupar o espaço público e exercer o empreendedorismo popular na prática. É um dia para celebrar a potência da cultura popular e da cozinha feita com propósito, fortalecendo os laços da economia solidária",
Complexo Cultural Funarte SP
Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos
Evento gratuito
TEATRO
Espetáculo “Zizinha, a árvore e a sombrinha” - Grupo Cia. das Cores
De 08 a 30 de novembro de 2025
Sábado e domingo às 16h
De acordo com a sinopse, em um santuário de animais, uma árvore e sua sombrinha, abrem espaço para o encontro de duas histórias: a de ZIZINHA, uma veterinária que cuida dos bichos resgatados, e a de ZEZINHO, um garoto curioso que ainda busca descobrir qual será o seu caminho quando crescer.
O espetáculo aborda temas como acolhimento e adoção. “Ao tratar da constituição familiar, ecoa temas como a diversidade, amizade, modos de amar e o ato de cuidar de uma criança em suas diferentes configurações. Para aproximar o público e ampliar a identificação com os personagens, Edson Gon e Rodrigo Cesar escolheram retratar histórias de animais que adotam outras espécies, inspirados em casos reais de convivência e acolhimento entre diferentes seres", afirma o Grupo.
Sala Carlos Miranda – Complexo Cultural Funarte SP
Ingressos: R$40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia) - Sympla e bilheteria local
Classificação: 05 anos
Duração: 50 minutos
Local: FUNARTE/MG – Rua Januária, 68, Centro – Belo Horizonte
Classificação: 14 anos
Ingressos pelo Sympla
Valores: R$ 52 (inteira) | R$ 26 (meia-entrada)
Espetáculo LETI, com Cassiano Fraga
Até 20 de novembro de 2025
Quartas às 20h / Quintas, às 19h
Sala Carlos Miranda – Complexo Cultural Funarte SP
A dramaturgia é dividida em três capítulos — O Quarto, A Fome e O Colapso — que abordam, respectivamente, a infância, o embate entre desejo e fé e o impacto das relações digitais nas formas de existir e se relacionar. O texto foi construído a partir de perguntas que guiaram o processo de criação.
O espetáculo é apresentado em um quadrado cênico, com uma tela de projeção e objetos que compõem o espaço. O figurino tem origem em uma lembrança pessoal do artista. Em alguns momentos, parte do público é convidada a manusear objetos de cena.
Sala Carlos Miranda – Complexo Cultural Funarte SP
Ingressos: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia) - Retirada pelo Sympla
Classificação: 16 anos
Espetáculo “Corpo Alvo” - Coletivo da Uva
De 13 a 16 de novembro de 2025
Quinta, sexta e sábado às 20h. Domingo às 19h15.
Sala Renée Gumiel – Complexo Cultural Funarte SP
O Coletivo da Uva apresenta o espetáculo “Corpo Alvo” estreia curta temporada na Funarte SP, na Sala Rénee Gumiel, de 13 a 16 de novembro. Quatro atores entram em cena para dialogar sobre os corpos que são alvos na sociedade, trazendo questionamentos a partir de suas próprias vivências e de situações frequentemente tratadas como “casos isolados”, mas que se repetem com pessoas que possuem características semelhantes às suas.
“Corpo Alvo é uma reflexão sobre a sociedade em que vivemos — uma sociedade que naturaliza casos de racismo, LGBTfobia, machismo e outros preconceitos. Diante dessa realidade e do crescente discurso de ódio, os atores apresentam cenas que se intercalam com a sátira de um podcast, fazendo alusão à onda conservadora que muitas vezes se disfarça de entretenimento", explica o Coletivo.
Sala Renée Gumiel – Complexo Cultural Funarte SP
Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Retirada pelo Sympla
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