Programação de 12/09 a 18/09
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Programação
Espetáculo “Dorotéia – Farsa irresponsável" / Crédito: Bruna Felicia
RIO DE JANEIRO
TEATRO
“Dorotéia – Farsa irresponsável”
Texto: Nelson Rodrigues
19 a 21 de setembro, de sexta-feira a domingo
Horário: Dias 19 e 20, às 19h; dia 21, às 18h.
Compra antecipada de ingressos pela internet com descontos
A tragicomédia traz a personagem que dá nome à obra: uma mulher de vida leviana, que retorna à moradia de suas parentas distantes, para tentar ser absolvida dos seus pecados. “É uma casa sem quartos, só de salas, onde não entra um homem há 20 anos!” – diz o texto. “O retorno ocorre no mesmo dia em que Dona Flávia, a mais velha e feia da família, casará sua filha – nascida morta e de cinco meses –, Maria das Dores, com um noivo invisível!”, resume a sinopse. “A peça Dorotéia reúne dramas familiares, moralidade, desejo, botinas (des)abotoadas e chagas! Dentro da farsa, o trágico; do trágico, ela chega ao cômico; do cômico, ao absurdo”. comenta o Fócu - Grupo de Teatro,
Sobre o Fócu – Grupo de Teatro – Originário de Ribeirão Preto (SP) e fundado em 2020, funde sua “técnica artesanal” de encenação às pesquisas que desenvolve na dramaturgia brasileira. Busca, ainda, aplicar o vanguardismo do chamado “teatro físico” – o que destaca a linguagem corporal – às peças.
Categoria: Adulto
Gênero: tragicomédia
Classificação etária: 14 anos
Ingresso antecipado: R$ 35, + R$ 3,50 (taxa) – no site Sympla – aqui, neste link. Na bilheteria, no dia da apresentação, R$ 60 – meia-entrada R$ 30.
Duração: 75 minutos
Local: Teatro Glauce Rocha
Endereço: Av. Rio Branco 179, Centro – Rio de Janeiro (RJ) | Em frente à Estação do Metrô Carioca
Texto: Nelson Rodrigues | Realização, Produção e Cenário: Fócu – Grupo de Teatro | Direção: Richard Oliveira | Assistência de Direção: Gracyela Gitirana | Preparação de Elenco: Marcos Poellnitz | Figurinos – Concepção: Sheyanne Parreira | Iluminação: Michel Mika Masson | Elenco: Marcos Poellnitz, Carol Camillo, Bruna Almeida, Lucas Sambudio, Wigna Alves, Richard Oliveira e Gabriel Amaral | Operação de Luz: Michel Mika Masson | Operação de Som: Gracyela Gitirana | ; Camillo | Maquiagem: Marcos Poellnitz e Carol | Figurino – Confecção: Ateliê Marilza Rosa | Apoio: Programa Funarte Aberta, Cia. Representando a Arte e Gitirana Produções
Espetáculo “A História do Jardim Zoológico”
Com o Grupo Realce (RJ)
3 a 25 de setembro, quartas e quintas-feiras, às 19h
Pelo texto, que marcou a estreia do dramaturgo Edward Albee (EUA) em 1959, o autor ganhou o Prêmio Obie de Melhor Peça, no ano seguinte – depois, por outras obras, foi contemplado três vezes com o Pulitzer. A peça narra um diálogo conflituoso entre dois homens de realidades diferentes: Jerry, solitário e entediado, e Peter, bem-sucedido, aparentemente feliz no casamento e com sua família. Esse contato marcará para sempre a realidade das duas pessoas. O encontro foi em um banco de jardim, no Central Park, em Nova Iorque. Vindo de um passeio no Jardim Zoológico, Jerry aborda Peter, que interrompe sua leitura e começa uma conversa casual. Aparentemente inofensiva, a trama expõe as dores dos personagens e revela um ponto comum entre eles.
O autor e sua obra - Edward Albee (1928-2016), escreveu mais de 30 peças, entre elas Quem tem medo de Virgínia Woolf – adaptada para o cinema nos Estados Unidos e sucesso no Brasil e no mundo, em várias montagens. O Prêmio Obie, do jornal Village Voice, conquistado por A História do Zoológico, é considerado distinção importante para produções teatrais “off-Broadway” (para espaços com menos de cem lugares) em Nova York. Foi um reconhecimento significativo para a estreia de Albee como dramaturgo, ajudando a consolidar sua a reputação e a da obra no panorama cênico.
O Grupo Realce – Com base em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro, o coletivo foi fundado em 2021, de modo independente. Além de História do Jardim Zoológico, a companhia montou peças como: Relatos de Professores, ANA e O Que é a Vida e outras. Seu intuito é fazer montagens autorais e dar voz a autores ainda não reconhecidos, além de montar clássicos. Realizou várias apresentações, em diversas unidades da Federação, como SP, MG, ES, PE que receberam excelentes críticas e diversos prêmios – mais de 25 deles pelo espetáculo Relatos de Professores; e, pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro uma Moção de Congratulações e Aplausos, em 2024, por difundir a arte e a cultura da Zona Oeste, no estado e no Brasil. Depois de uma turnê pelo país, planeja para breve se apresentar no exterior.
Classificação Indicativa: 14 anos
Ingressos: R$ 40 | Meia-entrada: R$ 20 | Vendas pelo site sympla.com.br e na bilheteria
Duração: 55 minutos
Local: Teatro Cacilda Becker
Endereço: Rua do Catete, 338 - Catete, Rio de Janeiro (RJ) | Próximo ao Metrô Largo do Machado
Texto: Edward Albee | Direção: Cláudio Torres Gonzaga | Elenco: Jon Sandes e Felipe Coutinho | Figurino: Patricia Muniz | Ass de Figurino: Fernanda Vieira | Idealização do Cenário: Felipe Coutinho, Jon Sandes e Cláudio Torres Gonzaga | Desenho de Luz: Cláudio Torres Gonzaga, Felipe Coutinho e Jon Sandes. | Artes Gráficas: Carlos Eduardo Gonçalves | Realização e Produção Geral: Grupo Realce
Mais informações: e-mail - gruporealcerj@gmail.com – Whats.: (21) 988421409
Espetáculo
“Improvisa Comigo Esta Noite"
13 a de agosto a 10 de setembro, quartas-feiras, às 19h30
Com cinco cenas inéditas, geralmente de comédia, o solo é criado na hora da apresentação, com participação espontânea do público. Enquanto coautor, ele pode contribuir com a dramaturgia de várias formas. “Participa quem quiser, todo mundo em suas poltronas, e ninguém é chamado ao palco. Não há ‘cena de plateia’, mas sim ‘com plateia’”, diz o ator, Claudio Amado. O espetáculo estreou em 2023, na Colômbia, no Festival Internacional de Improvisação de Cundinamarca (Cundimpro). Celebra os 20 anos de atividades da realizadora, a Companhia Teatro do Nada – fundada por Claudio e uma das pioneiras do “teatro de improviso” no Brasil. O projeto participou da Mostra Impro Grand Prix 2024, em que ganhou os prêmios Melhor Improvisador e Melhor Espetáculo.
Sobre Claudio Amado – Ator e diretor, ganhou o Troféu Oscarito – Melhor Ator, no Prêmio Estadual de Esquetes de Humor – 2º Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro (2009). Participou de quase 40 espetáculos de improvisação, no Brasil e em outros países, como Chile, Colômbia e Costa Rica. Escreveu e publicou dois livros sobre improvisação teatral. Em 2017, criou uma empresa de consultoria que utiliza o conceito de “Improvisação Aplicada” para treinamentos corporativos e para o desenvolvimento humano em geral. Fundou a Cia. Teatro do Nada.
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos: R$ 40 | Meia-entrada: R$20 – para idosos, estudantes, classe teatral, professores da rede pública ou particular de ensino, pessoas com deficiência, público lgbtqiapn+ e indígenas
Venda na bilheteria e pelo site Sympla, aqui neste link (com taxa da plataforma)
Duração: 60 minutosLocal: Teatro Glauce Rocha
Endereço: Av. Rio Branco 179, – Centro – Rio de Janeiro (RJ) – Próximo à Estação do Metrô CariocaCapacidade: 50 lugares
Direção e atuação: Claudio Amado | Trilha sonora: Taiyo Omura | Iluminação: Pedro Garcia | Produção Executiva: Juliana Calafange | Assessoria de imprensa: Lyvia Rodrigues/Aquela Que Divulga
Teatro – Circo
Espetáculo com recursos de teatro de animação
“Os Mendigos e o Pato do Imperador”
5 a 28 de setembro
Horários: Sexta-feira a domingo | Sextas e sábados às 19h30 | Domingos às 18h30
Ingressos a preços populares para colaboradores do projeto e gratuitos para instituições sociais
Na montagem, a trupe Os Trágicos da Cidade conta a história de quatro artistas mambembes que, pela fome, cometem o “crime” de comer o pato de estimação de um autoritário imperador. Com seis atores, o espetáculo traz humor e poesia, em práticas circenses, de circo-teatro e de teatro de animação. Com referências da farsa medieval e da commedia dell’arte, há personagens-tipo e exageros. A peça exalta o teatro como ferramenta de liberdade e de poesia e destaca a hipocrisia social. “Surge como uma fábula teatral, que gera reflexão sobre o verdadeiro sentido da palavra ‘liberdade’, neste momento, em que o termo ‘liberdade de expressão’ vem sendo distorcido, para sustentar discursos extremistas e intolerantes. A obra surgiu da necessidade de discutir, por meio da arte, essas questões atuais urgentes”, diz o grupo.
Sobre Os Trágicos da Cidade – É uma trupe de artistas/brincantes que compartilham o amor pelo ofício teatral. Nasceu na Faculdade de Teatro da Fundação Cesgranrio, o exercício sobre a obra de Shakespeare Ser ou Não Ser Hamlet. O nome surgiu de uma frase da peça. Oficialmente formado em 2022, participou da homenagem ao Dia do Ator, no Rio de Janeiro, organizada pelo Santuário do Cristo Redentor, no Corcovado. Em pouco tempo, apresentou-se nos teatros Cesgranrio, na Sala Baden Powell e em Niterói, no Theatro Municipal João Caetano. Atuou no festival Teatro para Todos, em Teresópolis, na Mostra de Espetáculos da 13ª edição do Festival de Teatro Universitário (Festu); e no18º Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória (ES).
Ingressos: a partir de R$ 25 – consulte política abaixo | Venda online, no link: linktr.ee/ostragicosdacidade ou no site sympla.com.br | Venda presencial na bilheteria
Autoclassificação Indicativa: 12 anos – Conteúdo sem violência; apresentação de nudez sugerida (por sombra) não erotizada, e de consumo moderado ou insinuado de drogas lícitas *
Local: Sala Murilo Miranda – Teatro Glauce Rocha
Endereço: Avenida Rio Branco, nº 179, 8º Andar – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Política de ingressos a preços populares
Opções
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Gratuitos: Política independente de democratização de acesso ao teatro: cota percentual de ingressos para projetos e instituições sociais. Consultar disponibilidade e agendar com a produção pelo e-mail: ostragicosdacidade@gmail.com.
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Meia-Entrada: R$ 25 – Para estudantes, idosos, professores e demais categorias previstas em lei
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Ingresso padrão (sem descontos): R$ 50 – Valor padrão
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Ingresso Colaborador: R$ 70 – Para quem deseja contribuir um pouco mais e fortalecer o trabalho e pesquisa do coletivo
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Super Colaborador: R$ 100 – Para quem quer dar um passo extra no apoio ao projeto do grupo, colaborando para garantir que ele possa continuar pesquisando e criando novas obras
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Colaborador Livre (PIX): valor livre, a partir de R$ 50 – Você escolhe a quantia que deseja contribuir, a transfere, via PIX, e envia o comprovante para ostragiocosdacidade@gmail.com | A produção retornará com a confirmação de compra.
Direção Convidada: Andrea Cevidanes | Texto: Rodrigo Paouto | Direção Musical: Danni Marinho | Direção de Arte: Milena Paiva | Iluminação e Operação de Luz: Amanda Barroso | Elenco: Alê Becker, André Caldas, Dani Saboia, Gustavo Guimarães, Milena Paiva, Monica Ferreira e Thiago Emanuel | Produção: Gustavo Guimarães e Thiago Emanuel | Maquiagem: Dani Saboia | Máscaras e bonecos: Milena Paiva | Assessoria de Imprensa: Matheus Vieira | Apoio: Programa Funarte Aberta – Fundação Nacional de Artes – Funarte – Ministério da Cultura - Governo Federal; Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian; Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro; Marar Estúdio de Criação; Tem Conteúdo & Produções Artísticas; Damiane Nachtigal Advocacia e Consultoria; Centro de Atividades Sociais e Artísticas (C.A.S.A.); Cia. Teatro Porão; Aqui tem crocheteira | Realização: Os Trágicos da Cidade
*Critérios estabelecidos conforme o Guia Prático de Classificação Indicativa de Audiovisual – 4º Edição, 2021 – Ministério da Justiça e Segurança Pública
Dança – Teatro – Circo – Música
Oficinas
Projeto “Te Espero lá no Cacilda”
Teatro e circo, dança contemporânea e percepção do movimento
Até dia 27 de novembro de 2025
Toda segunda-feira
Para pessoas com e sem deficiências, físicas ou intelectuais, as oficinas de dança e teatro incluem técnicas de música e circo. Está previsto no projeto, ainda, um espetáculo no teatro, no final do ano, com os participantes apresentando o resultado das pesquisas artísticas desenvolvidas.
Oficina de Teatro e Circo
Horário: das 13h30 às 15h
Coordenação: Rubens Gripp | Ministração: Angélica Gomes | Colaboração: estagiários da Angel Vianna Escola e Faculdade
Oficina de Dança Contemporânea e Percepção do Movimento
Com a Pulsar Cia. de Dança
Horário: das 15h30 às 17h.
Coordenação Geral e Direção: Maria Teresa Taquechel y Saiz
Coordenação Musical: Thelma Alvarez
Ministrantes parceiros: bailarinos Lilian Lima e Sergio Menezes.
Número de vagas: 15 em cada curso
Coordenação Geral e Direção: Maria Teresa Taquechel y Saiz
Oficina de Teatro e Circo
Coordenado por Rubens Gripp, fundador da oficina e do grupo Teatro Novo, o workshop é realizado pela professora Angélica Gomes. A proposta é desenvolver e apresentar o trabalho de um coletivo de teatro de atores/atrizes e produtores(as) de cultura com deficiências que, em sua maioria, ou tem síndrome de Down ou autismo, e/ou são cadeirantes. “É uma oficina que busca o desenvolvimento artístico e de criação, por meio das singularidades de cada um. O projeto também sensibiliza o público sobre o potencial de criação das pessoas com deficiência e o que podem desenvolver em teatro. Isso gera uma mudança de olhar sobre os atores e produtores com deficiência e o fazer artístico: quebra ideias preconceituosas de que “pouco eles poderiam fazer” ou de que “nada haveria de se aprender com eles” diz a sinopse.
Oficina de Dança Contemporânea e Percepção do Movimento
Coordenada pela bailarina, coreógrafa Maria Teresa Taquechel y Saiz, diretora da Pulsar Cia. de Dança – que também atua como oficineira – o trabalho articula conteúdos sobre a percepção do movimento e da dança contemporânea com estímulo à pesquisa corporal e ao desenvolvimento dos processos criativos. O foco é “ampliar a consciência sobre as relações internas do corpo; o meio em que está inserido; e a expressão de cada pessoa”. Busca-se, ainda, “enriquecer o repertorio corporal de cada participante e promover a troca/conexão com o espaço e as pessoas ao redor”. Concebido pela Pulsar Cia. de Dança, o projeto tem como coordenadora musical Thelma Alvares, professora da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também oficineira, ela desenvolve uma pesquisa musical com os(as) participantes, em se integram dança e música.
Os(as) ministrantes
Pesquisadora do movimento, Maria Teresa Taquechel y Saiz é mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e formada em Dança Contemporânea pela Angel Vianna Escola e Faculdade de Dança, da qual é membro associado e onde lecionou e coordenou a Pós-graduação em Corpo, Educação e Diferenças. Tem formação em Recuperação Motora e Terapia Através da Dança e no Método Feldenkrais. É diretora, coreógrafa e bailarina da Pulsar Companhia de Dança, desde sua fundação, em 2000 – em nome da qual recebeu o prêmio Ordem do Mérito Cultural 2004. A professora tem como foco: dança contemporânea, acessibilidade, conscientização através do movimento e criação coletiva.
Angélica Gomes é atriz, palhaça, trapezista, bailarina brincante e educadora, o grupo Teatro de Anônimo desde sua fundação. É formada pela Escola Nacional de Circo (Funarte) onde se especializou em números aéreos e pela Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna É licenciada em dança pela Faculdade de Dança Angel Vianna (2011). Com vasta experiência teatral e circense, em 2023, Maria Angélica idealizou e protagonizou o espetáculo infantil Dando Ouvidos, entre outros. Sua carreira é marcada pelo compromisso com a arte e a educação. Ministra oficinas de circo e teatro para crianças e famílias, como a Circo em Família, (2020), que buscou uma experiência criativa e divertida nas residências.
Thelma Alvares – Professora titular da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ), no curso de Licenciatura em Música e no Bacharelado em Musicoterapia, dedica-se, por meio da educação musical e da promoção da diversidade e da arte, a derrubar preconceitos e a construir novas percepções e oportunidades para a inserção social de grupos desfavorecidos. Fez estágio de pós-doutorado em Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz. Bacharel em Musicoterapia – Conservatório Brasileiro de Música (CBM) – e doutora em Educação Musical/Musicoterapia (Universidade de Miami), escreveu livros interdisciplinares sobre estes temas. Entre suas várias especializações, está Saúde Mental (UFRJ). É mestra em Terapias Expressivas (Lesley College). Foi coordenadora do Curso de Especialização em Terapia das Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Lilian Lima - Bailarina, professora e pesquisadora em dança, é licenciada na área pela Angel Vianna. Estudou no Centro de Formação Artística de Rio das Ostras (RJ). Foi bailarina na Cia. de Dança Baía Formosa, na Catarse Cia. de Dança e Arte, na Cia. Gente e no Grupo Performance. Trabalhou como professora de dança em escolas e empresas de artes. Desde 2020, promove o projeto Corpo Livre, que disponibiliza aulas de Consciência Corporal. Realiza um trabalho voluntário de aulas dessa disciplina no Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB), desde 2023. É uma das idealizadoras do Coletivo de arte, pesquisa, educação e saúde Rememoriar.
Sergio Menezes - Professor, bailarino e coreógrafo e produtor de danças urbanas desde 2013, foi intérprete-criador da Cia. DançaRio. Já foi dançarino e coreógrafo em trabalhos para empresas de marcas conhecidas. É membro da Comissão Artística de Dança Show no Sindicato dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro (SPDRJ). É considerado pioneiro na profissionalização da K-performance no Brasil. Produziu e idealizou vários eventos reconhecidos de K-pop e cultura Coreana. Foi jurado em vários festivais ligados a esse gênero. É graduado em Marketing e pós-graduado em Neurociência do Desenvolvimento, com MBA em Comunicação e Marketing.
Parcerias: Programa de Estágios do Curso de Licenciatura em Dança da Angel Vianna Escola e Faculdade
Projeto Musidança – Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB – UFRJ).
Inscrições gratuitas: realizadas em entrevistas, marcada pelo Whatsapp (21) 999735534
Local: Teatro Cacilda Becker
Endereço: Rua do catete, 338 - Catete – Rio de Janeiro (RJ) | Próximo à Estação do Metrô Largo do MachadoSÃO PAULO
ARTES VISUAIS
Exposição “Latina Demais para Ser Minimalista”
De 06 a 21 de setembro de 2025
Visitação: de quarta a domingo, das 14h às 19h
Responsável por toda a concepção criativa da mostra — desde a pesquisa estética e temática até a curadoria dos núcleos que a compõem —, a artista é guiada por valores sociais, afetivos, espirituais e culturais, com forte base em vivências e na ancestralidade do território nordestino e latino-americano. Sua arte carrega a herança familiar do bordado, da pintura, do desenho e da costura, evidenciando sua paixão pelas artes manuais. “A exposição é fruto de um trabalho sensível e autoral, com o objetivo de fortalecer, valorizar e perpetuar a cultura popular brasileira para as próximas gerações", afirma Lid Mendes.
Galeria Mario Schenberg – Complexo Cultural Funarte SP
Entrada gratuita
Classificação Livre
ARTES INTEGRADAS
Oficina “Corpo Poético e Máscara Neutra”
13 e 14 de setembro de 2025
Sábado das 14h às 20h / Domingo das 14h às 18h
A oficina “Corpo Poético e Máscara Neutra” propõe uma imersão criativa nos fundamentos do teatro físico, inspirada no método do consagrado pedagogo francês Jacques Lecoq. Dividida em três módulos de três horas, a atividade oferece ao público uma experiência prática e sensível, que une movimento, improvisação e elementos da natureza como ferramentas de expressão dramática.
A metodologia adotada valoriza o corpo como principal instrumento de criação e comunicação cênica. Por meio de exercícios com máscaras neutras, mímica e técnicas corporais inspiradas nos quatro elementos — terra, água, fogo e ar —, os participantes são convidados a experimentar diferentes estados físicos e energéticos, aprofundando sua escuta, presença e criatividade.
Sala Arquimedes Ribeiro – Complexo Cultural Funarte SP
Investimento: R$ 100,00 Inscrições neste link: https://encurtador.com.br/mhr75
DANÇA
Espetáculo “Rútilus” + Encontros com Especialistas
De 05 a 28 de setembro de 2025
Sextas, sábados e domingos às 19h
As sessões nas sextas e sábados contarão com acessibilidade em libras
O espetáculo nasce do desejo de revisitar a peça Rútilo Nada, criada por Wellington Duarte, Donizeti Mazonas e Daniel Fagus Kairoz em 2010. A primeira montagem teve como inspiração a novela homônima de Hilda Hilst, que narra uma trágica história de amor entre dois homens. Nesta nova montagem, outro texto da escritora, Lucas, Naim, acrescenta um novo matiz à obra, expandindo a reflexão sobre a ética do desejo para incluir questões de paixão e velhice.
Segundo a produção, a retomada do espetáculo de 2010 é também uma forma de reinventá-lo e reinscrevê-lo no contexto político atual. “Nas narrativas de Hilst, homens maduros — já marcados pela idade e pela rotina das convenções — rendem-se a paixões arrebatadoras. O encontro entre corpos desajusta o curso esperado da vida e expõe o preço de aquilo que a sociedade insiste em considerar intolerável. Rútilus ilumina esse abismo e, ao mesmo tempo, essa centelha: o risco e o fulgor de amar para além dos limites”.
Sala Renée Gumiel – Complexo Cultural Funarte SP
Entrada Gratuita
A bilheteria abre 1h antes do espetáculo
Classificação: 18 anos
Duração: 60 minutos
TEATRO
Espetáculo “Não Beba a Água do Poço”
De 05 de setembro a 27 de setembro de 2025
Sextas e sábados às 20h
Com adaptação de Alladin Rizzo e Bárbara Berne, inspirada em “A Palavra Progresso na Boca da Minha Mãe Soava Terrivelmente Falsa”, de Matéi Visniec, a montagem desloca o contexto de guerra do texto original para as catástrofes que marcam o cenário brasileiro: rompimentos de barragens, enchentes, lama que engole casas, destrói comunidades inteiras, apaga vidas e soterra sonhos.
Com direção de Bruna Varga e assistência de Giulia Lira, o espetáculo é fruto de um processo colaborativo do QUEIMA Coletivo, formado por artistas em formação na Escola de Teatro Macunaíma. A peça propõe um rito cênico sobre ausências, justiça e permanência, trazendo as experiências de dor e luta para o palco, "num chamado para que a memória permaneça como direito, e a cena, como espaço de reparação simbólica", afirma a produção.
Sala Carlos Miranda – Complexo Cultural Funarte SP
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) / R$ 15 (meia)
A bilheteria abre 1h antes do espetáculo Sympla
Duração: 80 minutos
Classificação: 12 anos
Espetáculo “O Pacto”
12,13 e 14 de setembro de 2025
Sexta e sábado 20h | Domingo 18h
O espetáculo retrata dois momentos da vida desse grupo, revelando sua intimidade, conflitos, conquistas e perdas ao longo de uma existência partilhada.
“O Pacto” também mergulha nas complexidades do universo feminino — sua diversidade, ambivalência e os desafios da sororidade — abrindo espaço para uma reflexão sensível sobre a vida e seus grandes dilemas.
O grupo é formado por "não-atores" e vem investigando, há 13 anos, o fenômeno teatral por meio da improvisação, do desenvolvimento da linguagem corporal e da compreensão das dinâmicas da expressão humana. A liderança é de Vanise Carneiro (atriz, diretora e educadora) e Deborah Bretas (psicóloga e pesquisadora). O texto e a encenação surgem como instrumentos de aprofundamento dessa longa e consistente pesquisa artística.
Sala Augusto Boal – Teatro de Arena Eugênio Kusnet
Rua Dr. Teodoro Baima, 94 - Vila Buarque, São Paulo
Ingressos na bilheteria local: R$ 80,00 (apoiador) / R$ 40,00 (inteira) / R$ 20,00 (meia)
Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos
BELO HORIZONTE
ARTES INTEGRADAS
ELAS FESTIVAL 2025
Data: 11 e 13 de setembro
O tema do ELAS Festival 2025 é “As mulheres são como as águas, crescem quando se encontram”. A proposta explora a ideia de que mulheres, em suas singularidades e coletividades, movimentam-se como águas — flexíveis e potentes -, capazes de transformar os espaços por onde passam. O ELAS Festival tem apoio do Programa Funarte Aberta.
Mais informações: @elasfestival
Local: Funarte MG (Rua: Januária, 68 – Centro)
Ingressos a preços populares pelo Sympla.
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