Amazonas
A 1ª Teia Amazonas – Pontos de Cultura pela Justiça Climática teve como sede o histórico Palacete Provincial, em Manaus. Ali, entre 27 a 30 de janeiro, representantes de coletivos e organizações de base comunitária de todo o estado tiveram quatro dias de debates, atividades culturais e celebração dos povos e saberes da Amazônia.
As atividades incluíram uma mostra audiovisual (Cine Teia), a Feira Teia Criativa, com produtos da economia criativa e solidária dos pontos de cultura, além do Espaço Floresta Viva, que reuniu ambientação artística e exposições inspiradas nos territórios amazônicos.
Na plenária final, os grupos de trabalho apresentaram suas propostas para os eixos temáticos da 6ª Teia Nacional, e foram eleitos os 30 delegados e delegadas que representarão o estado no encontro que será realizado de 19 a 24 de maio, no Espírito Santo.
A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, esteve presente na abertura e destacou o papel estratégico da rede amazonense nesse diálogo sobre a crise climática. “Temos muito a aprender com os saberes dos povos originários, porque eles vivem em harmonia com a natureza”, destacou.
Depois da abertura com a presença de artistas dos bois Caprichoso e Garantido, a 1ª Teia Amazonas se despediu com um cortejo cultural, que seguiu do auditório até o Palco Teia, com apresentações de música, dança e expressões culturais que celebraram a força da cultura amazônida.
O público acompanhou o grupo Águas de Oxalá, seguido por apresentações do Coletivo Cultural Circo Caboclo, Grupo Folclórico Flores do Carimbó, Ponto de Cultura do Sol, Maracatu Pedra Encantada, Cocada Baré e, encerrando o evento, o show de Luli Braga.
Em janeiro, quando foi realizado o encontro, o estado contava com 182 pontos de cultura certificados no MinC, distribuídos em 17 dos 62 municípios amazonenses. Para fortalecer a rede Cultura Viva, foram repassados mais de R$ 9 milhões, por meio da Política Nacional Aldir Blanc, aos governos estadual e municipais.
1ª Teia Amazonas – Pontos de Cultura pela Justiça Climática
Onde: Manaus - Palacete Provincial
Quando: de 27 a 30 de janeiro de 2026
Quem realizou o encontro: Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Ministério da Cultura, com a participação de fazedores de cultura de diversos territórios
Representantes do MinC presentes: Márcia Rollemberg, secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, e Tião Soares, diretor de Promoção das Culturas Tradicionais e Populares

- Fotos: Aguilar Abecassis /SEC
SAIBA MAIS
