Notícias
DEBATES
Salvador sedia Encontro Internacional de Pesquisa sobre a Cultura Viva
Pesquisadores do Brasil e da América Latina estão reunidos, até esta sexta-feira (23), em Salvador (BA), para debater e compartilhar conhecimento sobre a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV). Iniciado na última terça-feira (20), o Encontro Internacional de Pesquisa sobre a Cultura Viva integra a programação do 20º Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult).
A atividade foi organizada pelo Consórcio Universitário Cultura Viva, formado pelas universidades federais da Bahia (UFBA), Fluminese (UFF) e do Paraná (UFPR). O Consórcio é fruto de uma parceria com a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC) para realizar ações de pesquisa e formação no âmbito da PNCV.
Márcia Rollemberg, secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, explica que “a parceria com a rede de universidades integra o processo de retomada e de fortalecimento da Cultura Viva”, iniciado em 2023, e está contribuindo com as reflexões sobre a memória, os desafios e o futuro dessa política nesse momento de celebração de seus 20 anos.
Segundo Luiz Augusto Rodrigues, coordenador pela UFF junto ao Consórcio, esse evento representa a retomada e a ativação das pesquisas sobre a Cultura Viva, que tem sido objeto de estudos acadêmicos e projetos de produção de conhecimento dentro e fora das universidades desde sua criação, em 2004. A Cultura Viva inovou as políticas culturais ao potencializar grupos e agentes culturais nos territórios e nas comunidades do país. Tornou-se uma referência internacional, principalmente na América Latina.
“O fortalecimento da pesquisa sobre a Política Nacional de Cultura Viva se soma a uma outra frente de investigação que vem sendo objeto do Consórcio: o programa IberCultura Viva, integrado por 11 países latino-americanos e pela Espanha”, explica Deborah Rebello Lima, coordenadora desse projeto pela UFPR.
O IberCultura Viva surgiu em 2014, a partir da experiência brasileira, como um programa de cooperação técnica entre 13 países ibero-americanos onde são desenvolvidas políticas culturais de base comunitária. Atualmente, o IberCultura Viva é presidido pela secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg.
Já Guilherme Varella, coordenador pela UFBA, reforça que outro eixo importante de atuação em desenvolvimento é o de formação, que atenderá aos Pontões de Cultura e aos Agentes Cultura Viva oriundos das parcerias estabelecidas pelo Edital 09/2023 da SCDC/MinC.
Programação
O evento pode ser acompanhado ao vivo pelo YouTube.Os quatro dias de atividades incluem mesas coordenadas e sessões de artigos, com a participação de mais de 30 autores com trabalhos que abordam temas estratégicos e de relevância dentro do universo da PNCV. Também é uma oportunidade para debater as interações e contribuições entre a política brasileira e as desenvolvidas na América Latina.
Além da apresentação de trabalhos e o intercâmbio de práticas, serão lançados no encontro o site do consórcio https://consorcioculturaviva.uff.br e o dossiê de artigos “Cultura Viva: do Programa à Lei”- em comemoração aos 20 anos do conceito Cultura Viva - junto à edição 26 de PragMATIZES - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura, disponível em www.periodicos.uff.br/pragmatizes.
Confira as mesas com debates sobre a Cultura Viva
20/08 (Terça-feira)
10h às 12h – Mesa “Cultura Digital, Soberania de Dados e pedagogia política: contribuições para a política nacional de Cultura Viva” (GT Cultura Viva)
Youtube
16h30 às 18h30 – Mesa “Cultura Viva en América Latina. Cultura Viva Comunitaria” (GT Cultura Viva) / Local: Sala 304 do IHAC | Youtube
21/08 (Quarta-feira)
16h30 às 18h30 – Mesa “Cultura Viva: Programa, Política e Poesia” (GT Cultura Viva) | Youtube
22/08 (Quinta-feira)
16h30 às 18h30 – Mesa “GT de Sistematización de las politicas culturales de base comunitaria Iberculturaviva” (GT Cultura Viva) | Youtube
23/08 (Sexta-feira)
14h - Reunião do Encontro Internacional de Pesquisas sobre a Cultura Viva, finalizando o evento que começou no dia 20 | Youtube