Notícias
ARTICULAÇÃO
Ministério da Cultura visita Aracruz, no Espírito Santo, para reuniões preparatórias da 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura
Foto: Divulgação
Escolhido para sediar o maior encontro da Política Nacional de Cultura Viva (PNVC), o município de Aracruz, no Espírito Santo, recebeu nesta semana uma equipe de servidores e consultores do Ministério da Cultura (MinC). A visita, liderada pela secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, teve como objetivo principal o planejamento de ações preparatórias para a 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura, que ocorrerá de 24 a 29 de março de 2026. A agenda incluiu reuniões com gestores municipais e estaduais e Pontos de Cultura em Aracruz e nos municípios vizinhos de Ibiraçu e João Neiva, em momentos de escuta e aproximação com o território.
“Foram dias intensos. Fizemos reuniões com o Grupo de Trabalho Local, os consultores e os parceiros que estão nos ajudando. Essa articulação é muito importante para a gente se preparar, ativar o território, conhecer os pontos de cultura e fazer essa Teia acontecer em março do ano que vem. Estamos trabalhando pelo bem da natureza e tecendo essa Teia de uma maneira potente e vigorosa, para que seja o grande encontro dos pontos de cultura, o momento de eleição da Comissão Nacional de Pontos de Cultura e de celebração da diversidade e da cultura brasileira”, explicou Márcia Rollemberg.
Segundo o secretário de Cultura do Espírito Santo, Fabrício Noronha, o alinhamento entre o governo estadual, a prefeitura e o Ministério da Cultura é importante para garantir o sucesso do evento. “Estamos realizando os preparativos para o Espírito Santo receber a Teia Nacional. Tivemos uma longa reunião da nossa equipe e da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC para entender sobre segurança, estrutura e fluxo do público. Estamos falando de um evento para quase 5 mil pessoas. Tivemos também uma agenda com as forças de segurança, tanto do Estado quanto da esfera federal, para entender todo esse arranjo. É um evento grandioso e a gente quer trazer segurança e conforto para todo mundo que vier aqui”, acrescentou.
No campo institucional, foram realizadas reuniões com representantes da prefeitura de Aracruz, com a Secretaria de Cultura (Secult-ES), com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-ES) e com a Secretaria de Estado de Planejamento (SEP-ES).

- Foto: Jéiny Schitine
Pontos de Cultura
Para fortalecer a articulação com as redes locais da Cultura Viva e acompanhar experiências que inspiram o tema da próxima edição da Teia Nacional: “Pontos de Cultura pela Justiça Climática”, a equipe do MinC esteve em diversos pontos de cultura reconhecidos no Espírito Santo. Um dos locais visitados, foi a Associação dos Artesãos de Barra do Riacho - Criarte, que se tornou referência em sustentabilidade e protagonismo feminino.
Coordenado por Ivete Caliman, o projeto Espírito das Águas transforma banners publicitários descartados em bolsas, vasos, luminárias e outros produtos de design. O reaproveitamento evita o descarte incorreto de resíduos e gera renda para cerca de 220 mulheres, entre artesãs e moradoras de áreas de vulnerabilidade social. “Há quatro anos, a Criarte não deixa um único resíduo ir para o lixo. Fazemos do banner uma fonte de sustentabilidade para essas mulheres”, destacou Ivete.
O grupo já participou de feiras nacionais e internacionais e integrou a comitiva do MinC em missão cultural no México. Segundo Ivete, a iniciativa dialoga diretamente com o tema da próxima Teia ao unir empreendedorismo, preservação ambiental e fortalecimento comunitário. “A Criarte é comunidade, empoderamento e resgate de identidade”, afirmou.
A programação seguiu com visita ao terreiro de Dona Astrogilda, liderança histórica do congo que em 2014 recebeu o título de Mestre da Cultura popular do estado do Espírito Santo. O espaço, que segue ativo e mantém viva a tradição ancestral, tem entre suas lideranças Cris Ribeiro, filha de Dona Astrogilda. Ela destacou a importância de preservar o legado construído por gerações. “A Cultura Viva é isso: manter acesa a herança dos nossos ancestrais e seguir juntos, fortalecendo uns aos outros”, afirmou.
Na sequência, ocorreu um cortejo cultural, reunindo a Banda de Congo São Benedito do Rosário, o Ginga Menino, o pagode Só Resenha, o samba Tamarine e a banda de corpo São Sebastião de Barra do Riacho, simbolizando a força e a união das redes culturais locais.
A equite esteve ainda nos pontos Instituto Preservarte – localizado em João Neiva e que há mais de 25 anos transforma vidas por meio da educação musical e artística- e Associação Amigos da Justiça, com sede em Ibiraçu e que promove projetos culturais e de protagonismo das comunidades.
Teia Aracruz
A visita do MinC ao território será concluída após a realização da Teia Municipal de Aracruz, que ocorre nesta sexta (31) e sábado (1º). Com o tema “Aracruz, Cultura Viva e Saberes Ancestrais: tecendo caminhos para a Justiça Climática”, o evento reúne artistas e fazedores de cultura do município, além de ser o momento de eleição dos delegados que participarão da Teia Estadual do Espírito Santo.
Equipe da SCDC/MinC
Além da secretária Márcia Rollemberg, estiverem presentes na comitiva do MinC o diretor da Política Nacional de Cultura Viva, João Pontes; a diretora de Promoção da Diversidade Cultural, Karina Gama; a chefe de Gabinete da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, Sybele Pereira; o coordenador-Geral de Articulação da Cultura Viva, Leandro Anton; e a equipe de consultores contratados para contribuir na realização da 6ª Teia Nacional.