Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Cultura Viva
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Acompanhe os Canais de Cultura
    • Cursos e Capacitações
      • Cursos Abertos
      • Cursos em Execução / Finalizados
    • Editais
      • Editais Cultura Viva, Cultura Popular e Diversidade
      • Editais Diversos - Ministério da Cultura
    • Eventos
    • Notícias
    • Cultura Viva 20 anos
    • Perguntas Frequentes
      • Sobre a Cultura Viva
      • Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura
  • Biblioteca Cultura Viva
    • Acervo Documental PNCV
    • Galeria de Fotos
    • Identidade Visual
      • PNCV 2025
      • 6ª Teia Nacional
      • Cultura Viva na Aldir Blanc
    • Normativos
    • Consórcio Universitário Cultura Viva
  • Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura
    • Cadastre-se para ser um Ponto ou Pontão de Cultura
    • Comissão de Certificação
    • Critérios para a emissão da Certificação Simplificada
    • Funções do Cadastro Nacional
    • Mapa da Plataforma Rede Cultura Viva
    • Repositório no GitHub
  • Canais de Atendimento
    • Fala BR
    • Fale Conosco
  • Monitoramento da Política Pública
    • Indicadores PNCV
    • Pesquisa de Satisfação
    • Relatórios de Gestão
  • Rede Cultura Viva
    • Apoio à Cultura Viva, Cultura Popular e Diversidade
      • Edital de Premiação Cultura Viva - Sérgio Mamberti SCDC/MinC nº 08/2023
      • Edital Cultura Viva de Patrocínio sob a Forma de Apoio Cultural às Rádios Comunitárias
      • Prêmio Retomada – Diversidade Cultural / RS
    • Comissão Nacional de Pontos de Cultura - CNPdC
    • Parcerias Celebradas
    • Programa IberCultura Viva
    • Rede+Brasil - Elo União
    • Pontões de Cultura - Selecionados no Edital nº 09/2023
    • Cultura Viva na Aldir Blanc
      • Cultura Viva na Aldir Blanc
      • Fomento a projetos de Pontos e Pontões de Cultura
      • Premiação de Pontos e Pontões de Cultura
      • Concessão de Bolsa Cultura Viva para Mestras e Mestres das Culturas Tradicionais e Populares
      • Fóruns e Teias de Pontos de Cultura
      • Modelos de Editais
      • Normativos e circulares
      • Cartilhas e orientações
      • Contatos
      • Informes e Circulares ciclo 2
      • Cartilhas e orientações
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - TCC Pontos
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - TCC Pontões
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - Premiação
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - Bolsa Cultura Viva
    • TEIA 2026
      • Documentos
  • Pesquisa de Satisfação
    • Sou Cidadão
    • Sou Ente Federado
    • Sou Ponto/Pontão de Cultura
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Flickr
  • Facebook
Você está aqui: Página Inicial Acesso à Informação Notícias Culturas Tradicionais e Populares: tipicidade é incluída no Sistema da Lei Rouanet
Info

Notícias

FOMENTO

Culturas Tradicionais e Populares: tipicidade é incluída no Sistema da Lei Rouanet

Mudança faz parte das estratégias do MinC para ampliar o fomento à cultura no Brasil
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 13/08/2024 16h41
Cópia de carrossel (13).png

Foto: Michelly Matos, Encontro de Culturas da Chapada dos Veadeiros (GO), de 2024.

O Ministério da Cultura (MinC) incluiu a categoria Culturas Populares e Tradicionais na plataforma de cadastro e acompanhamento dos projetos culturais financiados com recursos da Lei Rouanet, o Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic). Na prática, os proponentes dessas manifestações culturais poderão cadastrar suas ações com maior precisão e identificar seu lugar em uma das principais ferramentas de fomento à cultura do Brasil.

Desde 2023, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, tem promovido ações para ampliar o alcance da Rouanet. Uma das alterações foi a inclusão, no ano passado, de novas tipicidades que sejam mais conectadas com a realidade da produção cultural brasileira. Uma das categorias criadas foi a de Povos e Comunidades Tradicionais, que agora passa a se chamar Culturas Populares e Tradicionais, um conceito mais amplo e inclusivo. Essas iniciativas abrangem diversas comunidades, como indígenas, quilombolas, povos de terreiros, ciganos, caiçaras, castanheiras e ribeirinhos.

A mudança foi resultado de uma articulação entre a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC) e a Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), ambas do Ministério da Cultura. "A inclusão dessa categoria significa o reconhecimento da importância cultural desses segmentos, contribui para o mapeamento dos grupos e principalmente para garantir a promoção dessas manifestações tão essenciais para a nossa identidade e diversidade cultural”, explica Márcia Rollemberg, secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC.

O secretário da Sefic, Henilton Menezes, destaca que, desde a inclusão do tema no Salic, no ano passado, já foram cadastrados 80 projetos nessa categoria, somando R$ 37.613.181,08 a serem captados. “Estamos constantemente implementando avanços no nosso sistema com objetivo de adequá-lo às dinâmicas da produção Cultural Brasileira, em toda sua diversidade”, aponta Henilton. “As alterações nos permitirão enxergar, com mais precisão, as formas que as demandas são apresentadas ao Ministério, o que promoverá uma maior possibilidade de atendimento".

A alteração no nome permitirá ao MinC mapear todas as iniciativas de culturas populares e tradicionais registradas no Salic. As informações coletadas também serão utilizadas para a implementação da Política Nacional das Culturas Tradicionais e Populares. “Mestras, mestres, grupos, coletivos, instituições culturais, festividades das culturas tradicionais e populares de todo Brasil já podem se ver como parte da política pública de cultura. Essas mudanças são importantes para trazer maior visibilidade e compreensão da diversidade e riqueza das culturas tradicionais e populares presentes em nosso país”, avaliou Tião Soares, diretor de Culturas Populares e Tradicionais do MinC.

Tipologias
Dentro da tipicidade Culturas Populares e Tradicionais, estão incluídas as seguintes tipologias: Andirobeiras; Apanhadores de Sempre-Vivas; Caatingueiros; Caiçaras; Castanheiras; Catadores de Mangaba; Ciganos; Cipozeiros; Extrativistas; Faxinalenses; Fundo e Fecho de Pasto; Geraizeiros; Ilhéus; Indígenas; Isqueiros; Morroquianos; Pantaneiros; Pescadores Artesanais; Piaçaveiros; Pomeranos; Povos de Terreiro; Quebradeiras de Coco Babaçu; Quilombolas; Retireiros; Seringueiros; Vazanteiros; e Veredeiros.

Henilton Menezes lembra que a lista poderá ser alterada para incluir outros segmentos que ainda não se sintam contemplados nessas definições. "O objetivo é que a Lei Rouanet represente toda a população brasileira, de todas as regiões e origens, por isso estamos em constante escuta da sociedade", acrescenta.

Definição
As Culturas Populares e Tradicionais englobam o conjunto de criações, expressas por um indivíduo ou grupos, que têm como referência as tradições, a preservação do legado cultural e o reconhecimento da identidade cultural e social das comunidades. Elas podem se utilizar de variadas linguagens artísticas, como o teatro, a música, a dança e as artes plásticas.

Entre as manifestações que têm origens nas tradições culturais estão, por exemplo, Folias de Reis, Congadas, Moçambiques, Fandango, Frevo, Afoxé, Maracatu, Capoeira, Jongo, Lambada, Xaxado, Catira, Ciranda, Maculelê, Forró, Cavalhada, Quadrilhas Juninas, Artesanato e Pinturas Corporais Indígenas. "Essas tradições são fundamentais para a cultura brasileira e merecem proteção e valorização", reforça Márcia Rollemberg.

Cultura, Artes, História e Esportes
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Acompanhe os Canais de Cultura
    • Cursos e Capacitações
      • Cursos Abertos
      • Cursos em Execução / Finalizados
    • Editais
      • Editais Cultura Viva, Cultura Popular e Diversidade
      • Editais Diversos - Ministério da Cultura
    • Eventos
    • Notícias
    • Cultura Viva 20 anos
    • Perguntas Frequentes
      • Sobre a Cultura Viva
      • Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura
  • Biblioteca Cultura Viva
    • Acervo Documental PNCV
    • Galeria de Fotos
    • Identidade Visual
      • PNCV 2025
      • 6ª Teia Nacional
      • Cultura Viva na Aldir Blanc
    • Normativos
    • Consórcio Universitário Cultura Viva
  • Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura
    • Cadastre-se para ser um Ponto ou Pontão de Cultura
    • Comissão de Certificação
    • Critérios para a emissão da Certificação Simplificada
    • Funções do Cadastro Nacional
    • Mapa da Plataforma Rede Cultura Viva
    • Repositório no GitHub
  • Canais de Atendimento
    • Fala BR
    • Fale Conosco
  • Monitoramento da Política Pública
    • Indicadores PNCV
    • Pesquisa de Satisfação
    • Relatórios de Gestão
  • Rede Cultura Viva
    • Apoio à Cultura Viva, Cultura Popular e Diversidade
      • Edital de Premiação Cultura Viva - Sérgio Mamberti SCDC/MinC nº 08/2023
      • Edital Cultura Viva de Patrocínio sob a Forma de Apoio Cultural às Rádios Comunitárias
      • Prêmio Retomada – Diversidade Cultural / RS
    • Comissão Nacional de Pontos de Cultura - CNPdC
    • Parcerias Celebradas
    • Programa IberCultura Viva
    • Rede+Brasil - Elo União
    • Pontões de Cultura - Selecionados no Edital nº 09/2023
    • Cultura Viva na Aldir Blanc
      • Cultura Viva na Aldir Blanc
      • Fomento a projetos de Pontos e Pontões de Cultura
      • Premiação de Pontos e Pontões de Cultura
      • Concessão de Bolsa Cultura Viva para Mestras e Mestres das Culturas Tradicionais e Populares
      • Fóruns e Teias de Pontos de Cultura
      • Modelos de Editais
      • Normativos e circulares
      • Cartilhas e orientações
      • Contatos
      • Informes e Circulares ciclo 2
      • Cartilhas e orientações
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - TCC Pontos
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - TCC Pontões
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - Premiação
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - Bolsa Cultura Viva
    • TEIA 2026
      • Documentos
  • Pesquisa de Satisfação
    • Sou Cidadão
    • Sou Ente Federado
    • Sou Ponto/Pontão de Cultura
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Flickr
  • Facebook
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca