Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Cultura Viva
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • assinatura
  • inss
  • mei
  • Simples Nacional
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • assinatura
  • inss
  • Acesso à Informação
    • Acompanhe os Canais de Cultura
    • Cursos e Capacitações
      • Cursos Abertos
      • Cursos em Execução / Finalizados
    • Editais
      • Editais Cultura Viva, Cultura Popular e Diversidade
      • Editais Diversos - Ministério da Cultura
    • Eventos
    • Notícias
    • Cultura Viva 20 anos
    • Perguntas Frequentes
      • Sobre a Cultura Viva
      • Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura
      • 6ª Teia Nacional Pontos de Cultura pela Justiça Climática
  • Biblioteca Cultura Viva
    • Acervo Documental PNCV
    • Galeria de Fotos
    • Identidade Visual
      • PNCV 2025
      • 6ª Teia Nacional
      • Cultura Viva na Aldir Blanc
    • Normativos
    • Consórcio Universitário Cultura Viva
  • Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura
    • Cadastre-se para ser um Ponto ou Pontão de Cultura
    • Comissão de Certificação
    • Critérios para a emissão da Certificação Simplificada
    • Funções do Cadastro Nacional
    • Mapa da Plataforma Rede Cultura Viva
    • Repositório no GitHub
  • Canais de Atendimento
    • Fala BR
    • Fale Conosco
  • Monitoramento da Política Pública
    • Indicadores PNCV
    • Pesquisa de Satisfação
    • Relatórios de Gestão
  • Rede Cultura Viva
    • Apoio à Cultura Viva, Cultura Popular e Diversidade
      • Edital de Premiação Cultura Viva - Sérgio Mamberti SCDC/MinC nº 08/2023
      • Edital Cultura Viva de Patrocínio sob a Forma de Apoio Cultural às Rádios Comunitárias
      • Prêmio Retomada – Diversidade Cultural / RS
    • Comissão Nacional de Pontos de Cultura - CNPdC
    • Parcerias Celebradas
    • Programa IberCultura Viva
    • Rede+Brasil - Elo União
    • Pontões de Cultura - Selecionados no Edital nº 09/2023
    • Cultura Viva na Aldir Blanc
      • Cultura Viva na Aldir Blanc
      • Fomento a projetos de Pontos e Pontões de Cultura
      • Premiação de Pontos e Pontões de Cultura
      • Concessão de Bolsa Cultura Viva para Mestras e Mestres das Culturas Tradicionais e Populares
      • Fóruns e Teias de Pontos de Cultura
      • Modelos de Editais
      • Normativos e circulares
      • Cartilhas e orientações
      • Contatos
      • Informes e Circulares ciclo 2
      • Cartilhas e orientações
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - TCC Pontos
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - TCC Pontões
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - Premiação
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - Bolsa Cultura Viva
    • TEIA 2026
      • 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura
      • Teias Estaduais
  • Pesquisa de Satisfação
    • Sou Cidadão
    • Sou Ente Federado
    • Sou Ponto/Pontão de Cultura
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Flickr
  • Facebook
Você está aqui: Página Inicial Acesso à Informação Notícias Colômbia sedia o 7° Congresso Latino-Americano e Caribenho de Culturas Vivas Comunitárias
Info

Notícias

INTERCÂMBIO

Colômbia sedia o 7° Congresso Latino-Americano e Caribenho de Culturas Vivas Comunitárias

Com o tema Todas as Vozes e o apoio do programa IberCultura Viva, o evento se realiza até o dia 26, em formato itinerante, nas cidades de Pasto, Cali e Medellín
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 17/04/2026 19h05 Atualizado em 17/04/2026 19h14
Cópia de carrossel (2).png

Foto: Corpo Carnaval

Começou hoje  (17), na Colômbia, o 7° Congresso Latino-americano e Caribenho de Culturas Vivas Comunitárias.  A programação segue até o dia 26, em formato de caravana, com sedes nas cidades de Pasto, Cali e Medellín. O programa de cooperação IberCultura Viva, que envolve governos de 14 países e é presidido pelo Brasil, estará presente no evento com uma agenda que articula formação, mobilidade, diálogo político, fortalecimento de redes e celebração de sua trajetória de mais de 10 anos.

O Ministério da Cultura (MinC) estará representado pela secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg; pelo diretor da Política Nacional Cultura Viva, João Pontes, e pela coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), Giselle Dupin. 

Para a secretária, que responde pela presidência do Conselho Intergovernamental do IberCultura Viva, esses congressos são momentos importantes para o fortalecimento de um movimento que há mais de 20 anos vem tecendo redes da cultura popular, arte e saberes ancestrais da América Latina. 

“O programa IberCultura Viva sempre apoiou a mobilidade e circulação de representantes de organizações, que atuam para o desenvolvimento de políticas culturais de base comunitária. Nesta sétima edição do Congresso Latino-americano, o movimento articula ações de formação, intercâmbio, celebração, reflexão e diálogo político entre governos locais, gestores culturais, instituições, espaços formativos e representantes da sociedade civil”, comentou Márcia Rollemberg.

Espaços de intercâmbio

Os Congressos Latino-americanos de Cultura Viva Comunitária são o espaço de intercâmbio das redes de Cultura Viva do continente. Acontecem a cada dois anos, em diferentes países (o do Peru estava previsto para 2021 e foi adiado devido à pandemia de Covid-19; o do México seria em 2024, mas por questões institucionais passou para 2025) e permitem que participantes compartilhem experiências e aprendizados, estabeleçam metas comuns e articulem ações para o desenvolvimento de políticas públicas de base comunitária que fortaleçam e multipliquem suas práticas nos territórios.

Os encontros são organizados em torno dos chamados “Círculos da palavra”. Cada um deles aborda um tema do trabalho comunitário realizado pelas organizações em seus territórios, como Arte e cultura para a transformação social; Comunicação; Infância e juventudes; Povos originários; Gênero e diversidades; por outras economias; Educação popular e criativa; Direitos humanos; Saúde e bem viver. Também há assembleias, feiras, visitas a comunidades, cortejos e festivais.

Nestes 10 dias do 7° Congresso Latino-americano e Caribenho de Culturas Vivas Comunitárias, que tem como tema Todas as Vozes, a programação nas três sedes colombianas inclui a realização de 15 círculos da palavra, feiras de saberes, seminários e rituais. São esperadas 450 pessoas participantes, provenientes de 23 países. 

Em Pasto (Nariño), as atividades se realizam de hoje (17) a domingo (19), com ações territoriais, cerimônias, oferendas, rodas de conversa, desfiles de murgas e coletivos de Nariño e Putumayo pelas ruas. Cali (Valle del Cauca) receberá o congresso nos dias 20 e 21, e Medellín (Antioquia), de 22 a 26 de abril. Nestas duas cidades estão previstos círculos da palavra, seminários, apresentações artísticas e visitas territoriais, feira de empreendimentos e cortejos.  

Ao longo desta jornada itinerante pela Colômbia, o IberCultura Viva impulsionará ações com suas duas redes – a Rede Educativa e a Rede de Cidades e Governos Locais –, participará de espaços estratégicos do congresso e lançará o livro IberCultura Viva +10 Años: Integración de Base Comunitaria y Derechos Culturales, publicação organizada no contexto da celebração de uma década do programa.

Em Medellín, Márcia Rollemberg, João Pontes e Giselle Dupin participarão dos círculos da palavra e de outros espaços voltados à reflexão sobre participação social, governança cultural, integração e políticas públicas.

Apresentação de dança do Centro Cultural Kallpachay Perú durante o 5° Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, em 2022 (Foto: IberCultura Viva)
Apresentação de dança do Centro Cultural Kallpachay Perú durante o 5° Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, em 2022 (Foto: IberCultura Viva)

Edições anteriores

Ainda que contem com aportes governamentais, os Congressos Latino-americanos de Cultura Viva Comunitária são iniciativas da sociedade civil, organizadas por redes latino-americanas de Cultura Viva. A primeira edição, na Bolívia, se deu em maio de 2013, quando a cidade de La Paz foi “tomada poeticamente por assalto” por cerca de 1.200 ativistas artístico-culturais provenientes de 17 países da América Latina.

Já o 2º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária foi realizado em El Salvador, um país marcado por lutas, conflitos, massacres, e que vivia um momento histórico com um governo que buscava promover a mudança social por meio da cultura. O evento foi organizado pela Rede Salvadorenha de Cultura Viva Comunitária, de 27 a 31 de outubro de 2015, sob o lema Convivência para o Bem Comum. Uma caravana brasileira, com 25 representantes de pontos de cultura, teve o apoio do MinC para participar do encontro em San Salvador.

Dois anos depois, em novembro de 2017, o 3º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, realizado em Quito (Equador) com o lema Ser Comunitário, reuniu cerca de 450 participantes provenientes de redes, coletivos e organizações culturais de 18 países da América Latina. Foram seis dias de espetáculos, palestras, debates, exposições, círculos da palavra e percursos culturais pela cidade.

Em maio de 2019, o 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária ganhou uma versão itinerante, com quatro sedes na Argentina: Mendoza, Córdoba, Entre Ríos e Buenos Aires. Durante nove dias, as pessoas participantes do congresso percorreram em caravana mais de 1.400 km no sul do mundo, promovendo uma série de atividades pelo caminho: festivais, feiras, exposições, espetáculos, debates, círculos da palavra, assembleias e plenárias.  Territórios para o Bem Viver foi o tema desta edição. 

Em outubro de 2022, o 5º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária também se realizou de forma itinerante, com sedes em Lima (Lima Centro, San Juan de Lurigancho e Ate-Vitarte) e Junín (Huancayo). Foram oito dias de debates, feiras, rituais, cortejos, apresentações artísticas, visitas a comunidades e sítios arqueológicos, sob o lema Tecendo Esperança e solidariedade para o Bem Viver. Das 580 pessoas inscritas, cerca de 450 participaram da caravana que partiu de Lima com destino a Huancayo, em uma viagem de mais de 8 horas.

A sexta edição foi realizada no México, em abril de 2025. Os locais escolhidos para o 6º Congresso Latino-americano de Culturas Vivas Comunitárias (desta vez com o nome no plural) foram a cidade de Morelia e a comunidade indígena P'urhépecha de Cherán, em Michoacán. Esta comunidade foi marcada por um levantamento civil, em abril de 2011, quando homens e mulheres se organizaram para enfrentar o crime organizado e a exploração madeireira ilegal em suas florestas. Daí saiu o tema do evento: Cuidar do Comum para Defender a Vida.

 

Apoio para mobilidade

Desde 2017, o IberCultura Viva conta com o Edital de Mobilidade para apoiar a participação de representantes de organizações e coletivos culturais nos Congressos Latino-americanos de Cultura Viva Comunitária. Em 2017, foram distribuídas passagens aéreas para 52 representantes de organizações culturais comunitárias dos países membros do programa participarem das atividades do congresso no Equador. Em 2019, 33 pessoas foram selecionadas para acompanhar a caravana na Argentina. Em 2022, 61 viajaram para Lima com o apoio do IberCultura Viva. 

Em 2025, o Edital de Mobilidade selecionou 68 representantes dos países que integram o IberCultura Viva para participar tanto da sexta edição do congresso, como do Seminário Internacional Cultura Viva Comunitária – Uma Escola Latino-americana de Políticas Culturais, realizado de 8 a 10 de abril na Cidade do México. 

Em 2026, para esta edição do congresso na Colômbia, foram selecionadas 51 pessoas dos 14 países membros: 4 da Argentina, 6 do Brasil, 4 do Chile, 6 da Colômbia, 3 da Costa Rica, 3 do Equador, 3 de El Salvador, 3 da Espanha, 4 do México, 2 do Panamá, 3 do Paraguai, 4 do Peru, 3 da República Dominicana e 3 do Uruguai. Somados os 3 apoios adicionais concedidos pelo Chile com recursos extras, serão 54 pessoas participando do evento por meio deste edital.



Saiba mais sobre o congresso aqui e no site www.iberculturaviva.org 

Cultura, Artes, História e Esportes
Tags: CULTURA VIVAIBERCULTURA VIVA
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Acompanhe os Canais de Cultura
    • Cursos e Capacitações
      • Cursos Abertos
      • Cursos em Execução / Finalizados
    • Editais
      • Editais Cultura Viva, Cultura Popular e Diversidade
      • Editais Diversos - Ministério da Cultura
    • Eventos
    • Notícias
    • Cultura Viva 20 anos
    • Perguntas Frequentes
      • Sobre a Cultura Viva
      • Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura
      • 6ª Teia Nacional Pontos de Cultura pela Justiça Climática
  • Biblioteca Cultura Viva
    • Acervo Documental PNCV
    • Galeria de Fotos
    • Identidade Visual
      • PNCV 2025
      • 6ª Teia Nacional
      • Cultura Viva na Aldir Blanc
    • Normativos
    • Consórcio Universitário Cultura Viva
  • Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura
    • Cadastre-se para ser um Ponto ou Pontão de Cultura
    • Comissão de Certificação
    • Critérios para a emissão da Certificação Simplificada
    • Funções do Cadastro Nacional
    • Mapa da Plataforma Rede Cultura Viva
    • Repositório no GitHub
  • Canais de Atendimento
    • Fala BR
    • Fale Conosco
  • Monitoramento da Política Pública
    • Indicadores PNCV
    • Pesquisa de Satisfação
    • Relatórios de Gestão
  • Rede Cultura Viva
    • Apoio à Cultura Viva, Cultura Popular e Diversidade
      • Edital de Premiação Cultura Viva - Sérgio Mamberti SCDC/MinC nº 08/2023
      • Edital Cultura Viva de Patrocínio sob a Forma de Apoio Cultural às Rádios Comunitárias
      • Prêmio Retomada – Diversidade Cultural / RS
    • Comissão Nacional de Pontos de Cultura - CNPdC
    • Parcerias Celebradas
    • Programa IberCultura Viva
    • Rede+Brasil - Elo União
    • Pontões de Cultura - Selecionados no Edital nº 09/2023
    • Cultura Viva na Aldir Blanc
      • Cultura Viva na Aldir Blanc
      • Fomento a projetos de Pontos e Pontões de Cultura
      • Premiação de Pontos e Pontões de Cultura
      • Concessão de Bolsa Cultura Viva para Mestras e Mestres das Culturas Tradicionais e Populares
      • Fóruns e Teias de Pontos de Cultura
      • Modelos de Editais
      • Normativos e circulares
      • Cartilhas e orientações
      • Contatos
      • Informes e Circulares ciclo 2
      • Cartilhas e orientações
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - TCC Pontos
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - TCC Pontões
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - Premiação
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - Bolsa Cultura Viva
    • TEIA 2026
      • 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura
      • Teias Estaduais
  • Pesquisa de Satisfação
    • Sou Cidadão
    • Sou Ente Federado
    • Sou Ponto/Pontão de Cultura
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Flickr
  • Facebook
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca