Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Cultura Viva
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Acompanhe os Canais de Cultura
    • Cursos e Capacitações
      • Cursos Abertos
      • Cursos em Execução / Finalizados
    • Editais
      • Editais Cultura Viva, Cultura Popular e Diversidade
      • Editais Diversos - Ministério da Cultura
    • Eventos
    • Notícias
    • Cultura Viva 20 anos
    • Perguntas Frequentes
      • Sobre a Cultura Viva
      • Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura
  • Biblioteca Cultura Viva
    • Acervo Documental PNCV
    • Galeria de Fotos
    • Identidade Visual
      • PNCV 2025
      • 6ª Teia Nacional
      • Cultura Viva na Aldir Blanc
    • Normativos
    • Consórcio Universitário Cultura Viva
  • Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura
    • Cadastre-se para ser um Ponto ou Pontão de Cultura
    • Comissão de Certificação
    • Critérios para a emissão da Certificação Simplificada
    • Funções do Cadastro Nacional
    • Mapa da Plataforma Rede Cultura Viva
    • Repositório no GitHub
  • Canais de Atendimento
    • Fala BR
    • Fale Conosco
  • Monitoramento da Política Pública
    • Indicadores PNCV
    • Pesquisa de Satisfação
    • Relatórios de Gestão
  • Rede Cultura Viva
    • Apoio à Cultura Viva, Cultura Popular e Diversidade
      • Edital de Premiação Cultura Viva - Sérgio Mamberti SCDC/MinC nº 08/2023
      • Edital Cultura Viva de Patrocínio sob a Forma de Apoio Cultural às Rádios Comunitárias
      • Prêmio Retomada – Diversidade Cultural / RS
    • Comissão Nacional de Pontos de Cultura - CNPdC
    • Parcerias Celebradas
    • Programa IberCultura Viva
    • Rede+Brasil - Elo União
    • Pontões de Cultura - Selecionados no Edital nº 09/2023
    • Cultura Viva na Aldir Blanc
      • Cultura Viva na Aldir Blanc
      • Fomento a projetos de Pontos e Pontões de Cultura
      • Premiação de Pontos e Pontões de Cultura
      • Concessão de Bolsa Cultura Viva para Mestras e Mestres das Culturas Tradicionais e Populares
      • Fóruns e Teias de Pontos de Cultura
      • Modelos de Editais
      • Normativos e circulares
      • Cartilhas e orientações
      • Contatos
      • Informes e Circulares ciclo 2
      • Cartilhas e orientações
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - TCC Pontos
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - TCC Pontões
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - Premiação
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - Bolsa Cultura Viva
    • TEIA 2026
      • Documentos
  • Pesquisa de Satisfação
    • Sou Cidadão
    • Sou Ente Federado
    • Sou Ponto/Pontão de Cultura
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Flickr
  • Facebook
Você está aqui: Página Inicial Acesso à Informação Notícias Após participar de evento sobre cultura infância e natureza, crianças fazem carta em defesa do planeta
Info

Notícias

ENCONTRO

Após participar de evento sobre cultura infância e natureza, crianças fazem carta em defesa do planeta

Em formato de texto e painel de desenhos, material reúne desejos infantis por um mundo justo e sustentável
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 15/10/2025 15h35
Cópia de carrossel (21).png

Foto: Felipe Torres

A entrega da Carta das Crianças pelo Planeta marcou o encerramento do Festival e Seminário Cultura Infância e natureza: agir pelo planeta, realizado no Rio de Janeiro. O material - em formato de texto e de um painel ilustrado - reúne as ideias e desejos das crianças para a construção de um mundo justo, sustentável e que coloque as infâncias no centro das decisões. A carta será apresentada na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém (PA), no próximo mês.

Realizado entre os dias 9 e 12 de outubro, o evento promoveu diversas oficinas e atividades lúdicas nas quais as crianças exploraram temas como diversidade, natureza, cultura e direitos. O Festival e Seminário reuniu ainda gestores públicos, pesquisadores, movimentos ligados à infância, representantes de Pontos e Pontões de Cultura, mestres e mestras das culturas tradicionais e populares em mesas de debates.

“Fizemos várias atividades de escuta com as crianças, que construíram uma carta sobre o que querem para o mundo e o que têm a nos alertar. O seminário foi um espaço de emoção, trocas e interação. Dar prioridade à infância é dar prioridade à natureza, é cuidar do planeta e de todos nós. Vamos juntos por um mundo com mais justiça climática e com muito mais amor”, resumiu a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg.

A realização desse evento, na avaliação da diretora de Promoção da Diversidade Cultural, Karina Gama, representou um momento simbólico e potente na reativação da pauta cultura infância. “A gente traz a infância como prioridade. Falar de criança não é apenas falar de futuro, é falar de presente. Então, o nosso objetivo foi pensar o tripé: infância, cultura e ação climática. Quando a gente pensa em agir pelo planeta e qual é a forma de agir, a gente precisa agir por meio da cultura. A retomada dessa rede é muito importante para pensar a infância nesse patamar de garantia de direitos culturais, de cidadania e de democracia”, concluiu.

Oficinas para as crianças

A elaboração da Carta das Crianças pelo Planeta ocorreu em três encontros da oficina Terra Sonhada, conduzida pelo Ponto de Cultura Usina da Imaginação (SC) e coordenada pela antropóloga Rita Oenning da Silva. Outros pontos marcaram presença no evento com atividades para o público infantil, como o Bola de Meia (SP) - que levou a ação Brincar é um Direito Cultura e o Estatuto da Criança e do Adolescente - e o Minhas Plantas Meu Quintal (MG), responsável pelas oficinas: Aconchego da Vovó e Bicho Folha.

“Passei para as crianças o meu saber através das plantas. Como é que eu sei que aquela plantinha chamada espada de São Jorge pode melhorar o ar na sua casa. E ensinei que uma folha seca pode virar arte. Então, passei a alegria e o prazer de viver em contato direto com a natureza e da importância de preservá-la”, comentou a Mestra Ana Maria Soares, conhecida como Vovó Ana, do Ponto de Cultura Minhas Plantas Meu Quintal.

As crianças tiveram a oportunidade também de participar das seguintes oficinas: Trilhar os Amanhãs e Clube da Horta, promovidas pela equipe do Museu do Amanhã, e Kiringue (palavra guarani que significa criança) conduzida por Ingrid Ara Santos da Silva (Guarani-mbyá) e Maria Daniela Corrêa de Macedo.


Mesas de Debates

Além das atividades infantis, a programação do Seminário e Festival contou com a realização de mesas de debates. No sábado (11), um dos temas discutidos foi “Infâncias e Culturas: Memórias Ancestrais, Diversidade e Futuros do Planeta”, com as diretrizes para orientar as políticas culturais e climáticas.

Na ocasião, o secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba, destacou a relevância das ações para a cultura infância e da relação com as pautas de patrimônio cultural e memória. “É importante o contato na infância com os sabedores populares e tradicionais, mas também o contato da infância com a natureza, com o chão e, ao mesmo tempo, com a vivência das artes”, observou.

Para Val Munduruku, integrante da Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós, a cultura e o meio ambiente são indissociáveis. “A arte pode chegar a lugares que a gente como uma organização jamais chegaria. Com o cantar, a gente consegue transmitir as nossas mensagens, educar e comunicar tudo o que a gente vivencia no território. A cultura tem esse poder também de transformação”, completou.

Já Ana Cláudia Leite, representante do Instituto Alana, abordou a participação social das crianças na elaboração e implementação de políticas públicas. Mas alertou que “esse processo deve ser feito de acordo com as especificidades dessa população e com a valorização de suas linguagens”.

Na mesma linha, a pesquisadora da UFRJ Patrícia Dornelles defendeu: “nesta perspectiva, precisamos pensar políticas que devem garantir o princípio da capacidade evolutiva da criança, garantindo espaço de escuta qualificada, participação autêntica com construção de soluções e reconhecendo saberes infantis como epistemologias legítimas nos processos decisórios sobre cultura e clima”, acrescentou.

Ainda na programação de sábado ocorreu a mesa “Saberes e Fazeres da Cultura Infância: Ancestralidade e Práticas Inspiradoras”, com mestras e mestres das culturas tradicionais e populares reunidos para compartilhar as experiências desenvolvidas em suas comunidades voltadas às crianças e que possibilitam a troca de conhecimentos, a formação de vínculos e a continuidades das tradições.

Entre os participantes, o Mestre Rosildo do Rosário, da Bahia, falou sobre o papel do brincar na formação das pessoas, o processo de aprendizado como os mais velhos e a compreensão de que o conhecimento transmitido de geração em geração é um patrimônio.

“É preciso pensar a criança como promotora de conhecimento. Aquela pessoa que compreende e transforma os ensinamentos e não é apenas a receptora daquela informação. Os nossos mestres de agora precisam entender que as crianças também são produtoras de verdade e que aquilo que a gente chama de ancestralidade é um vínculo ético e espiritual não apenas com o passado. É como uma presença que orienta e liga ao território, à nossa memória coletiva”, reforçou.

No evento, a cineasta Shirley Djuku Nã Krenak, compartilhou a sua experiência com educação indígena que une ancestralidade, agroecologia, bem-viver e reconexão com a Mãe Terra. “Trabalhar com educação não é simples. Nessa complexidade, é necessário transformar a essência de levar a palavra, de levar a espiritualidade, de levar a ancestralidade para dentro desses espaços fechados. Não é só colocar para fazer alguma coisa. É o processo da palavra, da escuta, e dos sentidos pequeninos”.

Na sexta (10), ocorreu a mesa Cultura Infância e Linguagens: Arte, Corpo, Memórias e Inclusão, no Teatro Pedro Calmon, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e a roda de conversa da ministra da Cultura, Margareth Menezes, com as crianças participantes da oficina Terra Sonhada. Na quinta (9), a mesa Vozes das Infâncias, abriu os debates com a presença da ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo.

Realização

O Festival e Seminário Cultura Infância e natureza: agir pelo planeta foi realizado pelo MinC, por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, do Laboratório de Arte, Cultura, Acessibilidade e Saúde (LACAS) do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina, do Fórum de Ciência e Cultura, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e do Museu do Amanhã. Conta com a parceria do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, do Instituto Alana, da Companhia Cultural Bola de Meia, da Usina da Imaginação, da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Cultura, Artes, História e Esportes
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Acompanhe os Canais de Cultura
    • Cursos e Capacitações
      • Cursos Abertos
      • Cursos em Execução / Finalizados
    • Editais
      • Editais Cultura Viva, Cultura Popular e Diversidade
      • Editais Diversos - Ministério da Cultura
    • Eventos
    • Notícias
    • Cultura Viva 20 anos
    • Perguntas Frequentes
      • Sobre a Cultura Viva
      • Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura
  • Biblioteca Cultura Viva
    • Acervo Documental PNCV
    • Galeria de Fotos
    • Identidade Visual
      • PNCV 2025
      • 6ª Teia Nacional
      • Cultura Viva na Aldir Blanc
    • Normativos
    • Consórcio Universitário Cultura Viva
  • Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura
    • Cadastre-se para ser um Ponto ou Pontão de Cultura
    • Comissão de Certificação
    • Critérios para a emissão da Certificação Simplificada
    • Funções do Cadastro Nacional
    • Mapa da Plataforma Rede Cultura Viva
    • Repositório no GitHub
  • Canais de Atendimento
    • Fala BR
    • Fale Conosco
  • Monitoramento da Política Pública
    • Indicadores PNCV
    • Pesquisa de Satisfação
    • Relatórios de Gestão
  • Rede Cultura Viva
    • Apoio à Cultura Viva, Cultura Popular e Diversidade
      • Edital de Premiação Cultura Viva - Sérgio Mamberti SCDC/MinC nº 08/2023
      • Edital Cultura Viva de Patrocínio sob a Forma de Apoio Cultural às Rádios Comunitárias
      • Prêmio Retomada – Diversidade Cultural / RS
    • Comissão Nacional de Pontos de Cultura - CNPdC
    • Parcerias Celebradas
    • Programa IberCultura Viva
    • Rede+Brasil - Elo União
    • Pontões de Cultura - Selecionados no Edital nº 09/2023
    • Cultura Viva na Aldir Blanc
      • Cultura Viva na Aldir Blanc
      • Fomento a projetos de Pontos e Pontões de Cultura
      • Premiação de Pontos e Pontões de Cultura
      • Concessão de Bolsa Cultura Viva para Mestras e Mestres das Culturas Tradicionais e Populares
      • Fóruns e Teias de Pontos de Cultura
      • Modelos de Editais
      • Normativos e circulares
      • Cartilhas e orientações
      • Contatos
      • Informes e Circulares ciclo 2
      • Cartilhas e orientações
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - TCC Pontos
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - TCC Pontões
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - Premiação
      • Modelo de Edital Ciclo 2 - Bolsa Cultura Viva
    • TEIA 2026
      • Documentos
  • Pesquisa de Satisfação
    • Sou Cidadão
    • Sou Ente Federado
    • Sou Ponto/Pontão de Cultura
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Flickr
  • Facebook
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca