Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense
CODEARQ:
BR SECEMAS
Nome da Instituição:
Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense
Endereço:
Praça Gracho Cardoso - São José
Cidade:
Aracaju
Estado:
SE
CEP:
49.015-180
Telefone:
(79) 3179-2023
Seu endereço de e-mail:
URL:
https://maisatheneu.com.br/cemas
Ano de criação:
2005
Vinculação administrativa:
Centro de Excelência Atheneu Sergipense-SEED/SE
Missão Institucional:
O CEMAS tem por principal objetivo preservar os vestígios escritos ou não, o testemunho histórico, além de criar informações necessárias para salvaguardar o patrimônio cultural e manter exposição permanente da memória educacional e social do Atheneu Sergipense.
A historicidade dos documentos arquivados no CEMAS, transporta múltiplos fazeres cotidianos de sujeitos que passaram por aquela “Casa de Educação Literária” e que se imortalizaram nos registros das atas, ofícios, provas, cadernetas, jornais, relatórios, concursos, livros, móveis, fotografias. Pode-se assegurar que o CEMAS é o “coração”, o “núcleo” do Atheneu Sergipense.
Caracterização do Acervo:
O acervo do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (CEMAS) é composto por documentos oriundos da própria escola criada em 1870 e em pleno funcionamento até a contemporaneidade. A instituição salvaguardou documentos como: atas, livros de ofício, livros de registro, livros de correspondências, livros de matrículas, boletins, atestados, certidões, jornais estudantis, cadernetas, diários, entre tantos outros, que estão sob a responsabilidade do CEMAS. Um espaço criado em 2005 na própria escola, sendo que seu funcionamento acontece por meio da parceria universidade/escola com uma série de ações de ensino, pesquisa e extensão.
Materialmente, cada documento histórico salvaguardado no CEMAS, encontra-se acondicionado em pacotes, com numeração específica, sendo distribuídos conforme a série documental em 233 caixas-arquivo, contendo mais de 100.000 páginas em diferente estado de conservação. Seguindo os preceitos da arquivística o acervo tem um único Fundo Arquivístico, denominado Atheneu Sergipense, o qual está subdividido em dez séries (Atas, Atestados Médicos, Boletins, Cadernetas, Correspondências, Exames e Concursos, Imprensa, Livros de Ponto, Livros de Registros, Matrículas e Transferências), e duas subséries (Correspondências Expedidas e Recebidas).
Todo o material já organizado está disposto em Guia de Fontes compreendendo: 2 catálogos do período de 1848 a 1950; 2 catálogos do período de 1950 a 1970; 1 catálogo com as fontes da Arcádia Literária Estudantil do Atheneu Sergipense, que identifica os documentos dessa agremiação estudantil, subdividido nas séries: Concursos de Poesia, Correspondências, Documentos Oficiais, Ficha dos Sócios, Imprensa, Livros de Atas, Livros de Registros, Livros e Desenhos, Monografias para Concursos da Arcádia, Poesias, Panfletos, Cartazes; e 1 catálogo com fontes iconográficas, que cataloga as fotografias relacionadas ao Atheneu Sergipense e localizadas no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, que revelam professores em excursões, aulas práticas, laboratórios, reuniões. Há também no CEMAS peças de laboratórios, quadros de formaturas e de alunos, fardamentos escolares, móveis, troféus, acervo bibliográfico da Arcádia Literária.
Condições de acesso aos documentos:
O acesso aos documentos ocorre mediante apresentação de documento de identificação e preenchimento de formulário específico para a pesquisa. Em tal formulário, entre outros aspectos, ressalta-se a observância a Lei Geral de Proteção de Dados, como também os fins públicos da pesquisa, não sendo cobrado nenhum valor para tal acesso. Reitera-se que cada pesquisador/a se compromete a enviar o resultado das pesquisas a ser armazenado no CEMAS.
Dia e horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Serviços de reprodução:
O pesquisador pode fotografar os documentos sem uso de flash, caso assine o formulário necessário para a pesquisa e utilize todos os EPI's essenciais no processo.
Data do Cadastro:
07/02/2025