Centro de Memória e Pesquisa Histórica Profa. Maria Rita de Almeida Toledo
CODEARQ:
BR SPCMPH
Nome da Instituição:
Centro de Memória e Pesquisa Histórica Profa. Maria Rita de Almeida Toledo
Endereço:
Estrada do Caminho Velho, nº 333, Prédio Acadêmico, 3º andar, salas 331-339 - Campus Guarulhos /UNIFESP
Cidade:
Guarulhos
Estado:
SP
CEP:
07.252-312
Telefone:
(11) 5576-4848, ramal 6201
Seu endereço de e-mail:
URL:
Ano de criação:
2010
Vinculação administrativa:
Vinculado ao Departamento de História da UNIFESP
Missão Institucional:
O Centro de Memória e Pesquisa Histórica Professora Maria Rita de Almeida Toledo, vinculado ao Departamento de História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, é uma instituição técnico-científica especializada, cuja missão é custodiar, recuperar, organizar e disponibilizar acervos históricos — sejam eles dispersos ou adquiridos por compra, doação, comodato ou outras formas de aquisição. Seu objetivo é apoiar as atividades de pesquisa de docentes e discentes do Departamento de História, bem como de historiadores, pesquisadores e demais interessados. Além disso, o centro oferece treinamento voltado à formação de futuros historiadores.
O CMPH tem como finalidades a pesquisa, o ensino, a extensão e a divulgação científica em História, especialmente em suas interfaces com a formação e o desenvolvimento de docentes, estudantes, servidores e da comunidade em geral. Desenvolve projetos e propostas com base em seu acervo próprio ou em acervos de terceiros, com ênfase nas áreas das Ciências Humanas.
Caracterização do Acervo:
O Centro de Memória e Pesquisa Histórica conta com um acervo diversificado, composto por documentos iconográficos, textuais, livros e objetos. Esse acervo vem sendo constituído majoritariamente por meio de doações de particulares e instituições, tanto de caráter permanente quanto em regime de comodato.
Nosso principal e mais valioso fundo documental é o da Companhia Editora Nacional, com cerca de 113 metros lineares de documentação. Esse acervo inclui dossiês de autores, correspondência ativa e passiva, contratos, fichas de movimentação editorial, pareceres, ilustrações e mapas de edição, abrangendo o período de 1930 a 2002. A coleção foi recebida em comodato, por meio de um acordo firmado entre o IBEP e a Reitoria da Unifesp.
Entre os demais acervos relevantes, destacam-se:
- O fundo da ADUNIFESP, com aproximadamente 42 mil documentos do sindicato, datados entre 1958 e 2000.
- Bibliotecas pessoais, como a do advogado Morelli, com obras sobre a história do Brasil e de Portugal (séculos XVIII a XX), e as das historiadoras Márcia D’Alessio e Vavy Pacheco Borges.
- Uma hemeroteca variada, que reúne jornais do final do século XIX e do século XX, além de revistas populares.
- A coleção do missionário e sociólogo Alejandro Buenrostro, com fotografias dos povos indígenas de Chiapas (1958–1980).
- O acervo do engenheiro Heraldo Gitahy, composto por 48 caixas com correspondências e relatórios sobre hidrelétricas (1925–1984).
- A coleção da inspetora federal de ensino Zélia Chagas (1919–1970).
- O fundo documental de Ricardo Rosas, ativista do ciberespaço.
- O acervo do historiador David Sweet, professor aposentado e fundador da Witness for Peace (WFP), com documentos diversos entre 1960 e 2018, voltados à história da Amazônia e da América Latina.
- A coleção de Wagner Hosokawa, sociólogo e ativista de movimentos sociais em Guarulhos, com cerca de 40 mil documentos (1995–2005), abordando a atuação do Espaço Cultural Florestan Fernandes, o Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a União Guarulhense dos Estudantes Secundaristas e o Partido dos Trabalhadores na cidade.
- A coleção do historiador e arqueólogo Pedro Paulo Funari, com aproximadamente 10 mil documentos.
Destaca-se ainda nossa ampla coleção de livros didáticos — cerca de 1.260 volumes publicados entre 1930 e 2014 — de editoras como Companhia Editora Nacional, Moderna, Saraiva, Ática, Scipione e FTD. Também integram nosso acervo uma expressiva coleção de revistas acadêmicas, especialmente na área de História, uma coleção de enciclopédias e a biblioteca geral do CMPH, de caráter miscelâneo.
Condições de acesso aos documentos:
Todo o acervo do Centro está disponível para consulta por pesquisadores, mediante agendamento prévio por e-mail. O atendimento é realizado em uma sala de consulta específica, onde os materiais solicitados são disponibilizados. Embora parte do acervo ainda não esteja organizada nem descrita, é possível, mediante interesse do pesquisador, acessar essas caixas. A única exceção ocorre quando os materiais estiverem em processo de tratamento técnico ou recuperação, casos em que o acesso será temporariamente restrito.
É permitido fotografar os documentos consultados, respeitando as normas de manuseio e preservação. Para algumas coleções, disponibilizamos instrumentos de pesquisa que facilitam a localização e compreensão do conteúdo.
Dia e horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira das 13h às 19h.
Serviços de reprodução:
Digitalização. Temos leitora de microfilmes.
Data do Cadastro:
11/04/2025