Notícias
ALAGOAS - Cozinhas solidárias recebem alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos em Maceió
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou nesta semana a entrega de mais 6 toneladas de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no âmbito do programa Cozinha Solidária, em Alagoas. Os produtos foram adquiridos da Associação dos Produtores Rurais de Limoeiro de Anadia (ASPROLIMO) e destinados a cozinhas que preparam refeições para populações em situação de vulnerabilidade.
As primeiras unidades atendidas são as cozinhas Prof. Paulo Bandeira, Tia Marcelina e Quem Tem Fome Tem Pressa, todas localizadas em Maceió, que ao longo de um ano receberão, respectivamente, 21 t, 22 t e 13 t de alimentos.
Por meio do PAA, a Conab deve atender, ao longo de 2026, outras 18 cozinhas solidárias distribuídas entre Maceió e municípios do interior de Alagoas. As aquisições e entregas estão programadas para serem intensificadas a partir do início de fevereiro, com remessas ao longo de todo o ano. Juntas, essas cozinhas receberão o restante do volume previsto dentro do total de 230,8 t de alimentos adquiridos da agricultura familiar.
Entre as cozinhas contempladas estão a Associação dos Amigos e Moradores do Bairro Baixão - AMOBB, em Arapiraca (10 t); a Cozinha Solidária Mulheres do Semiárido Alagoano, em Minador do Negrão (9 t); a União Solidária, em Maceió (12 t); a Cozinha Solidária - Acudir na Mesa, em Maceió (11 t); a Cozinha Codebentes, em Maceió (9 t); e a cozinha Maria de Arnóbio, em São José da Tapera (12 t). Também integram a lista a Ecocozinha, em Piaçabuçu (10 t); a Cozinha Solitária Associação de Assistência e Desenvolvimento Social Peregrino do Amor, em Maceió (12 t); o Instituto Alvorada AL, em Maceió (11 t); e a Casa do Pão, em Maceió (9 t).
O conjunto de cozinhas beneficiadas inclui ainda a Dona Lulu, em Atalaia (11 t); a Associação Beneficente Santa Lúcia, em Maceió (13 t); a cozinha Fidel Castro, em Junqueiro (6 t); a Cozinha da ONG, em Maceió (8 t); o IASAL, em Maceió (10 t); o Amigo Leal, em Maceió (10 t); a Casa do Povo, em Maceió (6 t); e a Da Terra, em Atalaia (6 t). Cada instituição receberá os alimentos de forma parcelada ao longo do ano, conforme cronograma operacional do PAA e das entregas da Conab.
O programa Cozinha Solidária é voltado a pessoas ou instituições que preparam e distribuem refeições para populações em situação de vulnerabilidade, como pessoas em situação de rua e desabrigados. A Conab atua no programa em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Após a habilitação das instituições junto ao ministério e o envio das demandas, a Conab utiliza recursos do governo federal, via MDS, para contratar associações e cooperativas da agricultura familiar, selecionadas com base no cadastro de fornecedores vinculados ao PAA. As entidades contratadas fornecem e entregam diretamente os produtos às cozinhas solidárias, que os utilizam no preparo das refeições oferecidas à comunidade.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br