Notícias
PARÁ - 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável reúne delegados e instituições em Belém
Na tarde desta sexta-feira (30), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participa da mesa de abertura da 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável do Pará – Etapa Estadual da 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDSS). O convite foi feito pela Superintendência Federal de Desenvolvimento Agrário do Pará (SFDA/PA), unidade regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que coordena o processo de conferências no estado. No Pará, esse processo incluiu a realização de 11 conferências territoriais, concluídas até dezembro de 2025, com participação de representantes do poder público e da sociedade civil, etapa preparatória para a conferência estadual.
A Conferência ocorre até sábado (31), no Parque dos Igarapés, em Belém. A Conab é representada pela Superintendente Regional do estado, Rosanna Vallinoto, e pelo Gerente de Operações e de Suporte Estratégico da Conab, Raimundo Nonato da Cruz Filho.
De acordo com o ofício da SFDA/PA, o processo de conferências territoriais no Pará reuniu aproximadamente 1.300 participantes até dezembro de 2025, consolidando a etapa anterior à conferência estadual. Nessas conferências foram eleitos 380 delegados, entre representantes do poder público e da sociedade civil, responsáveis por levar as discussões acumuladas nos territórios para a etapa estadual. Esses delegados comporão o público da 3ª Conferência Estadual.
A Conab irá dialogar com os demais atores sobre desenvolvimento rural sustentável. Ela deve apresentar o conjunto de ações voltadas para a agricultura familiar no estado, com destaque para os resultados recentes do Programa de Aquisição de Alimentos – Compra com Doação Simultânea (PAA/CDS) e para o Programa de Venda em Balcão (ProVB).
Em 2025, o PAA/CDS no Pará alcançou 103 projetos, somando 25.163.586,49 reais em contratos, distribuídos em 90 projetos no formato padrão, com 19.523.840,37 reais, 10 projetos para Cozinhas Solidárias, com R$ mais de 4,6 mi e 3 projetos de sementes, que totalizaram quase R$ 974 mil.
Outro ponto previsto para a participação da Conab é a apresentação dos dados do ProVB no Pará, programa voltado à venda de milho em balcão para pequenos criadores e outras categorias definidas em normativos específicos. Entre 2023 e 2025, o volume comercializado de milho passou de 421,76 toneladas para mais de 1,14 mil t e, em seguida, cerca de 1,52 mil toneladas. Os percentuais de aumento registrados foram de 172% de 2023 para 2024, 33% por cento de 2024 para 2025 e 262% quando se compara 2023 com 2025, o que indica expansão do acesso ao programa no estado.
A conferência estadual integra o calendário preparatório para a etapa nacional da 3ª CNDSS, prevista para março de 2026, em Brasília. O documento encaminhado à superintendência regional da Conab no Pará detalha que o evento estadual busca sistematizar propostas vindas de movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, além de organizações governamentais e não governamentais. Nesse ambiente, a presença da Conab se insere no conjunto de instituições chamadas a contribuir com a construção de políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável.
O convite à Conab para a mesa de abertura reforça a participação da empresa pública federal na articulação das políticas de abastecimento e de apoio à agricultura familiar em espaços de debate sobre o meio rural. Na conferência, a atuação da Conab se conecta ao esforço do MDA e da SFDA/PA de reunir diferentes segmentos sociais e governamentais em torno de diretrizes para o desenvolvimento rural sustentável no Pará, seguindo o roteiro de conferências que antecede a etapa nacional em 2026.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br