Notícias
MATO GROSSO – Conab facilita acesso ao milho pelo Programa de venda em Balcão a criadores de São José dos Quatro Marcos
Os pequenos criadores da região de São José dos Quatro Marcos, em Mato Grosso, terão mais facilidade para comprar milho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A partir desta segunda-feira (29), a estatal possibilita a aquisição do cereal por meio de um polo volante de atendimento do Programa de Venda em Balcão (ProVB). A medida tem como objetivo ampliar a abrangência do Programa, que disponibiliza milho a suinocultores, avicultores, bovinocultores, caprinocultores, ovinocultores, bubalinocultores (búfalos), aquicultores e coturnicultores (codornas).
Participaram da abertura do polo de venda o diretor da Companhia de Operações e Abastecimento (Dirab), Arnoldo de Campos, a superintendente da Conab no estado, Francielle Tonietti, a superintendente de abastecimento social, Ana Rita da Costa Pinto, além de demais representantes da estatal, autoridades locais, instituições parceiras, agricultores familiares e criadores da região.
“Até a abertura deste polo de atendimento, os pequenos criadores da região precisavam se deslocar até Rondonópolis. Com esse novo ponto, os criadores vão deixar de percorrer essa distância, economizando tempo e custo logístico. Essa iniciativa fortalece a agricultura familiar, contribui para a geração de renda e empregos no campo e auxilia no desenvolvimento das economias locais, especialmente nas regiões mais necessitadas”, destacou o diretor da Conab, Arnoldo de Campos. “A implantação do Polo Volante atende a uma demanda apresentada por agricultores familiares e pequenos criadores da região, que a partir de agora terão acesso facilitado ao milho comercializado pela Conab, contribuindo para a redução dos custos de produção e o fortalecimento da atividade agropecuária regional”, disse.
Com a iniciativa, os criadores e criadoras realizam a compra do milho em grão pelos canais já existentes e a Companhia entregará o cereal adquirido em São José dos Quatro Marcos, facilitando o acesso dos produtores que vivem no município e nas proximidades da cidade e assegurando o abastecimento do grão para a alimentação animal de rebanhos de pequeno porte.
“A escolha de São José dos Quatro Marcos foi realizada após estudo técnico feito pela Conab, que identificou elevado potencial de atendimento do Programa na região sudoeste de Mato Grosso, caracterizada pela forte presença da agricultura familiar e da pecuária de corte e leiteira. A partir do levantamento, a Companhia identificou uma demanda reprimida pelo grão na região, onde muitos produtores dependem de compras em pequenas quantidades e a preços mais elevados, em razão da distância dos principais polos produtores e da falta de estrutura para aquisição em larga escala”, esclareceu a superintendente da Conab em Mato Grosso. “A Conab irá com um caminhão com o produto adquirido pelos criadores e poderá realizar a entrega diretamente na associação ou em um local disponibilizado pelo município. Esse fluxo dependerá da demanda existente, podendo ser semanal, quinzenal ou mensal.”, explicou Francielle Tonietti.
Demais atividades – Além da inauguração do polo de venda, o diretor da Companhia realizará, na terça-feira (30), visita técnica à Unidade Armazenadora (UA) de Rondonópolis, acompanhado de representantes da Superintendência de Abastecimento Social e da Superintendência de Armazenagem. A atividade tem como objetivo acompanhar os resultados dos investimentos realizados na modernização da unidade e verificar as melhorias implementadas na estrutura operacional, que permitiram a retomada e o fortalecimento das atividades de armazenagem da Companhia no estado.
Com investimento em torno de R$ 5 milhões, a Conab modernizou a UA de Rondonópolis com obras nos sistemas de combate a incêndio, proteção contra descargas atmosféricas e termometria, nas instalações elétricas, nos sistemas de transporte, limpeza e armazenagem com a recuperação da linha de recepção e movimentação de grãos, além da instalação de energia fotovoltaica na unidade. A partir dessas intervenções, a Companhia restabeleceu a capacidade estática total do armazém de 55,2 mil toneladas.
A reforma também possibilitou à estatal iniciar as operações do ProVB no estado mato-grossense a partir da UA em Rondonópolis. Desde a implementação do Programa, já foram atendidos 46 criadores, que adquiriram 123 toneladas de milho em grãos.
O Programa de Venda em Balcão, operacionalizado pela Conab, é destinado a pequenos criadores que sejam detentores da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) ou do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) ou que, embora não os possuam, atendam aos demais critérios de enquadramento, previstos na Lei n° 14.293/2022. A iniciativa visa facilitar o acesso a produtos agrícolas essenciais à produção, por meio da venda direta dos estoques públicos a preços compatíveis com os praticados nos mercados atacadistas locais.
Para participar do ProVB, os criadores devem procurar a Conab e realizar o cadastro no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e Demais Agentes (Sican), disponível no portal da Companhia. As informações devem estar atualizadas e permitem o acesso mensal aos estoques públicos, de acordo com o tamanho do plantel.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br