Notícias
MARANHÃO - Roda de Conversa na Feira da Mulher tem presença da Conab
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) marcará presença, entre quinta (5) e sábado (7), na 2ª Feira Mulher da Agricultura Familiar, evento organizado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF/MA). A Conab vai integrar a 2ª Roda de Conversa, que será nesta sexta-feira (06), das 15h50 às 16h40. Esta é a segunda vez que a Companhia está presente no evento.
Quem representará a Conab é o superintendente Regional no estado, Francisco Cysne. Ele fará exposição oral sobre os Programas de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de Compra com Doação Simultânea (CDS), Cozinha Solidária e Sociobio Mais.
O tema da roda será "Organização Produtiva e Acesso às Políticas Públicas da Agricultura Familiar", na qual serão discutidas as realidades locais relativas ao PAA, ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e Programa de Aquisição de Alimentos do Café (PROCAF).
O encontro abordará também a necessidade de organização coletiva e estratégias de inclusão feminina em mercados institucionais, via priorizações em licitações de aquisição do PAA e PNAE, e apresentação do Programa de Valorização da Sociobiodiversidade e do Extrativismo (Sociobio Mais), que garante preço mínimo de produtos extrativos aos produtores. No Maranhão, a ênfase é a amêndoa de babaçu. O PAA prioriza projetos com participação mínima de 50% de mulheres, conforme Lei nº 14.628/2023 e Decreto nº 11.802/2023, na seleção de propostas para aquisição direta de produtos da agricultura familiar destinados a doações e estoques reguladores.
Outros temas em pauta durante a programação do evento são os problemas e soluções sobre regularização documental (CPF, DAP, comprovação de posse de terra), prestação de contas e atrasos em pagamentos. Ainda, durante a feira as agricultoras familiares que estarão presentes vão expor e comercializar as suas produções agrícolas, além de produtos beneficiados, artesanato e moda.
Outras instituições que participam da Feira da Mulher são: Secretaria de Estado da Agricultura Familiar Superintendência de Comercialização (SAF/SUPEC), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP). Representantes da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP), Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial (SEIR), Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MQCB) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA) também estarão presentes.
SERVIÇO
2ª Roda de Conversa da 3ª Feira Mulher da Agricultura Familiar no Maranhão
Data: Sexta-feira, 06 de março de 2026
Horário: De 15h50 a 16h40
Local: Praça do Louvre do São Luís Shopping
Endereço: Avenida Professor Carlos Cunha, 1000, Jaracaty - São Luís/MA
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br