Notícias
Responsabilidade socioambiental norteia ações da instituição
FBN implementa Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS)
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura – adota novas práticas de gestão pública que reforçam o seu compromisso com a sustentabilidade. O Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS) fundamentado em diretrizes legais, a exemplo da Instrução Normativa (IN) MP/SLTI nº 10 de 2012, orienta a estruturação e execução de práticas sustentáveis no âmbito público. Esse plano busca estabelecer um modelo de gestão que harmonize a missão institucional da FBN com a preservação do meio ambiente e a responsabilidade social.
A concepção do PLS está alinhada com a Agenda 2030 da ONU, que conecta os planos de ação de cada área da instituição às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O PLS tem por objetivo primordial disseminar e consolidar boas práticas de sustentabilidade em todas as unidades da FBN, com o intuito de promover a gestão eficiente do fluxo de materiais, serviços e informações, atribuindo responsabilidades e implementando um sistema de monitoramento e verificação contínua dos resultados, a fim de assegurar a concretização dos objetivos estabelecidos.
O PLS reforça o compromisso da FBN de não apenas discutir a temática sustentável, mas também fomentar práticas que promovam impactos positivos no cotidiano da Fundação. Conheça algumas ações que integram o Plano Diretor de Logística Sustentável:
• Diminuir o consumo de água e energia nas dependências da Fundação Biblioteca Nacional;
• Facilitar o acesso ao crédito, ao mercado de capitais e às compras públicas para médias, micro e pequenas empresas;
• Promover a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos;
• Ampliar a quantidade de compras e contratações que contemplem requisitos de sustentabilidade nos instrumentos convocatórios;
• Identificar opções de aquisições e contratações com menor impacto ambiental;
• Adquirir produtos e subprodutos de madeiras com comprovação de origem regular;
• Conscientizar e sensibilizar os funcionários da FBN em relação às práticas de sustentabilidade.
“O Plano Diretor de Logística Sustentável da FBN é um instrumento de governança que tem o objetivo de alinhar as contratações realizadas pela Fundação com as diretrizes de sustentabilidade estabelecidas pela legislação vigente. A finalidade deste instrumento é introduzir práticas de sustentabilidade no cotidiano da Instituição através de ações e programas de conscientização dos servidores e colaboradores da Instituição. Esse plano é o pontapé inicial para alinhar cada vez mais a FBN com as questões de sustentabilidade que afetam o cotidiano de toda a população”, afirma a Presidente da Comissão de Elaboração do PLS, Bianca Lopes Siqueira.
Acesse o documento na íntegra e saiba mais: Planejamento de Políticas Institucionais — Fundação Biblioteca Nacional