Casa da Leitura
MISSÃO: Promover a formação de leitores e garantir o acesso democrático à literatura, especialmente voltada ao público infantil e juvenil, por meio de ações educativas, culturais e de mediação qualificada da leitura.
HORÁRIOS E CONTATOS
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
Telefone: +55 21 3166-9900
E-mail: casadaleitura@bn.gov.br
SERVIÇOS
- Realização de pesquisas com orientação e assessoria especializada;
- Recebimento de doações de livros, conforme critérios institucionais;
- Cadastro de usuários, com possibilidade de efetuar, retificar ou atualizar informações pessoais;
- Utilização da Sala de Estudos, com acesso gratuito à rede Wi-Fi;
- Empréstimo de livros, conforme regulamento do acervo circulante;
- Promoção de eventos educativos e culturais, abertos à comunidade;
- Visitas guiadas, mediante agendamento prévio;
- Apoio a pessoas com deficiência, com possibilidade de solicitação de auxílio para acessibilidade;
- Participação em ações e programas de incentivo à leitura, como oficinas, rodas de leitura e encontros literários.
ENDEREÇO
Casa da Leitura
Rua Pereira da Silva, 86, Laranjeiras (próximo à Maternidade Escola da UFRJ)
Rio de Janeiro, RJ
CEP: 22221-140
Buscar no Acervo
Para buscar o acervo da Casa da Leitura da Fundação Biblioteca Nacional, voltado para a literatura infantil e juvenil, solicite as informações pelo e-mail bibliotecascdl@bn.gov.br
POLÍTICA DE VISITAÇÃO E PESQUISA
Recepção: Para utilizar a Sala de Estudos, o leitor deverá se identificar na recepção, onde receberá um crachá para utilização do guarda-volume. Bolsas, mochilas, pastas, sacolas, ficarão guardadas no armário.
Material de estudo permitido: É possível utilizar no salão seu material de estudo (caderno, livro, notebook, tablete, entre outros). Esse material (exceto caderno, apostilas, folhetos e similares) serão cadastrados em formulário disponível na recepção.
Cadastro:
•Documento oficial com foto (aceito em território nacional);
•Comprovante de residência atualizado;
• Dois números de telefones para referência;
CLUBE DE LEITURA ODS
O Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar crianças de 6 a 12 anos a conhecer mais sobre os ODS da Agenda 2030.
No Brasil, foi criado um catálogo com 175 obras relacionadas aos 17 ODS, numa parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL); a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), sessão brasileira da International Board on Books for Young People (iBBY); e a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB).
A Casa da Leitura/FBN e a FNLIJ, selecionaram algumas obras do catálogo geral, acondicionadas em maletas, a fim de realizar atividades utilizando esses livros. Estão previstas a realização de rodas de leitura, contação de histórias, oficinas, seminários, cursos, lives e outras, internas e externas, mediadas pelas equipes da Casa da Leitura/FBN e FNLIJ, com a participação de convidados, utilizando obras do catálogo do Clube de Leitura ODS.
PÚBLICO-ALVO: crianças e jovens, sejam estudantes de escolas e creches públicas ou privadas, frequentadoras de bibliotecas, residentes em qualquer bairro ou comunidade, participantes de projetos de ONGs etc. A lista dos livros está disponível na Casa da Leitura/FBN. Entre em contato para esclarecer dúvidas e agendar atividades: casadaleitura@bn.gov.br | (21) 3166-9900
Conversa sobre os ODS: Casa da Leitura - FNLIJ Palestra com o objetivo de apresentar e compartilhar com o público a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU e, em seguida, apresentar o Clube de Leitura ODS - Casa da Leitura/FNLIJ.
Acesse aqui o folder do Clube de Leitura ODS.

- .
HISTÓRICO
A Casa da Leitura é um espaço da Biblioteca Nacional situado no tradicional bairro das Laranjeiras, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Inaugurada em 13 de agosto de 1993, funciona num prédio construído em 1925, e que foi durante muitos anos a residência de uma família abastada e influente na sociedade carioca daquela época.
A partir de 1947 tornou-se propriedade do governo federal e desde então serviu como sede de várias instituições, dentre elas a Escola de Comando do Estado Maior da Aeronáutica e a Fundação das Pioneiras Sociais (FPS). Nos anos 1980 a FPS deixou de funcionar no local, que ficou sem uso definido por algum tempo, até que em 1991 o prédio foi oficialmente cedido pela União à Fundação Biblioteca Nacional. Passou, então, a abrigar a sede do PROLER - o Programa Nacional de Incentivo à Leitura, instituído pelo governo federal em1992, sob responsabilidade da Fundação Biblioteca Nacional.
Em agosto de 2014 o PROLER foi transferido para o Ministério da Cultura, em Brasília, permanecendo a Casa da Leitura sob responsabilidade da Fundação Biblioteca Nacional, vinculada ao Centro de Cooperação e Difusão (CCD/FBN).
Desde julho de 2018 a Casa da Leitura abriga também a sede da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ.
O prédio é uma charmosa e centenária casa de dois andares, toda em verde-água com detalhes em branco, inspirada na arquitetura francesa, com varanda e jardins, que retrata uma época de espaços de circulação generosos e de bom gosto. Uma verdadeira joia literária da cidade, situada numa vizinhança arborizada e tranquila, um local aprazível para a prática da leitura e de outras atividades culturais atraentes à comunidade.
Por meio da realização de eventos presenciais e on-line como cursos, oficinas, debates, seminários, palestras, lançamentos de livros e fóruns de discussão, dentre outros, a Casa da Leitura cumpre seu objetivo de formar leitores e democratizar o acesso ao texto literário. A programação é gratuita e acessível ao público em geral, com prioridade para crianças e jovens, além de professores, bibliotecários e demais mediadores de leitura, com a finalidade de instrumentalizá-los em suas práticas. Propostas e sugestões incentivam a criação, despertam a possibilidade do fazer, unem teoria e prática, metodologia e vida.
A Casa da Leitura possui um auditório com 74 lugares, batizado em homenagem à escritora Clarice Lispector, uma Sala de Estudos com wi-fi, Sala de Cursos, Salão de Eventos, Sala de Lives, além de duas bibliotecas demonstrativas: Biblioteca Monteiro Lobato (infantil) e Biblioteca Adélia Prado (juvenil e adulta). Dispõe também de um Centro de Referência e Documentação em Leitura (CRDL), com acervo especializado, que capta e disponibiliza informações sobre práticas, pesquisas e estudos realizados no Brasil e no exterior, constituindo uma Rede Nacional de Leitura. Todos os espaços são climatizados e de utilização pública e gratuita.
As bibliotecas Monteiro Lobato e Adélia Prado foram implantadas e organizadas a partir de um olhar que percebe o usuário como um leitor potencial. Os espaços são elaborados, física e conceitualmente, para garantir acesso democrático ao livro. O público tem livre acesso às estantes. Dessa forma, o leitor tem condições de compreender como funciona uma biblioteca, ao mesmo tempo em que aprende como encontrar um livro. Abertas ao público em geral, as bibliotecas da Casa da Leitura realizam, mediante agendamento, visitações ou projetos continuados para atividades de leitura e escrita para grupos de alunos das redes pública e particular do Rio de Janeiro, em parceria com escolas, secretarias de Educação, Cultura e Desenvolvimento Social, ONGs e outras instituições.
A Casa da Leitura é um espaço plural, comprometido com a inclusão, a diversidade, a acessibilidade, a sustentabilidade e a solidariedade. Em sintonia com o espírito do seu tempo, é uma instituição alinhada aos esforços do Brasil e da ONU em atingir as metas propostas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, especialmente por meio do CLUBE DE LEITURA ODS.
Embora sua ênfase seja o público infantil e juvenil, está aberta aos frequentadores de todas as faixas etárias, de segunda à sexta-feira, das 10h às 17h. Endereço: Rua Pereira da Silva, 86, Laranjeiras, Rio de Janeiro. Mais informações pelo telefone (21) 3166-9900 e pelo e-mail casadaleitura@bn.gov.br. A programação está disponível na seção de eventos do portal e nas redes sociais da Biblioteca Nacional. Link: https://www.gov.br/bn/pt-br/central-de-conteudos/eventos/eventos